domingo, 1 de fevereiro de 2015

Massa di Requiem per Shuggay - A Ópera Proibida dos Mitos


Artigo originalmente publicado em 13 de outubro de 2009

Uma investigação da relação dos Mitos de Cthulhu e as artes não estaria completa sem citar a Música Clássica e mais especificamente a Ópera "Massa di Requiem per Shuggay" ("Requiem por Shaggai").

A Ópera "Massa di Requiem per Shuggay" foi escrita em 1768, pelo italiano Benvento Chietti Bordighera, um obscuro, embora talentoso compositor nascido em Roma no ano de 1746. A Família Bordighera era bastante influente na cidade e dispunha de muitas posses. Ainda muito jovem teria manifestado interesse em seguir o caminho do estudo religioso e se tornar um sacerdote. A educação do jovem Benvento foi esmerada, tendo estudado em excelentes instituições que lhe despertaram o fascínio pela música.

Sabe-se pouco a respeito da vida pessoal de Benvento, o concreto é que ele viajou por toda a Europa e estudou sob a tutela de grandes mestres da música de sua época. Há rumores que ele esteve na Alemanha onde teria presenciado massacres promovidos pelas disputas religiosas entre católicos e reformistas, fato que lhe causou uma profunda revolta e enterrou seu interesse na religião. Esse fator moldou a personalidade do músico que se tornou um ateu convicto e crítico mordaz da Igreja.

De volta a Roma, Benvento escreveu algumas composições pouco importantes. Sua carreira, no entanto, seria marcada pela sua única ópera completa intitulada "Massa di Requiem per Shuggay".

A peça que se tornou uma obsessão na vida do compositor supostamente levou mais de 20 anos para ser concluída e consumiu igualmente suas economias e sanidade. O compositor foi alegadamente internado repetidas vezes com esgotamento mental e sua esposa o abandonou levando os filhos, após uma crise nervosa na qual o marido quase ateou fogo na propriedade da família. Graças a influência da família, o compositor não chegou a ser processado ainda que autoridades tenham inquirido a respeito do teor da sua obra a pedido de vizinhos perturbados pelos sons bizarros ouvidos na propriedade de Bordighera. O músico supostamente teve que criar ou adaptar instrumentos especialmente para produzir sons que não podiam ser imitados e que teriam sido ouvidos por ele em sonhos.

Quando a obra ficou pronta, Benvento ficou eufórico e a notícia sobre a conclusão de sua tão aguardada ópera repercutiu por toda cidade. Ele teria usado suas conexões e seus últimos recursos financeiros para promover uma apresentação no prestigiado Teatro dell'Opera di Roma.

O que ninguém podia esperar era o tema do magnum opus composto por Bordighera.

Massa di Requiem per Shuggay conta a história de um mundo distante chamado Shaggai, habitado por seres estranhos não humanos que se alimentavam de paixões e emoções violentas. Essas criaturas semelhantes a insetos partiram de Shaggai após sua destruição e empreenderam uma árdua jornada até a Terra onde assumiam o controle sobre pessoas influentes na sociedade romana: religiosos, governantes e mercadores - alguns sugerem até Bispos e o próprio Papa (!!!). Em seguida, estas criaturas (chamadas Shan) usavam sua influência para extrair dor e prazer de vítimas humanas inocentes através de rituais e orgias bestiais. O caráter bizarro da peça cobria temas polêmicos com fartura de cenas envolvendo tortura, estupro, incesto, morte e degradação moral.

Não é preciso dizer que a ópera teve apenas uma apresentação em Roma e que o resultado foi um escândalo sem precedentes. Rumores afirmam que a performance criou um tumulto entre os espectadores que resultou em vários feridos. O compositor foi preso por ordem direta do Papa Clemente XIII e acusado de heresia. Alguns historiadores defendem que Benvento teria sido executado em 1770, contudo outros afirmam que ele teria sido considerado mentalmente insano e expulso da Itália. Benvento poderia ter então seguido para a França onde morreu na obscuridade.

Muitos músicos profissionais declararam que a partitura de "Massa di Requiem" é virtualmente impossível de ser executada.

O libreto dessa ópera, distribuído na única apresentação conhecida, pode ser encontrado em coleções do British Museum, Bibliotheque Nationale e na Coleção Z do Vaticano. Acredita-se que a partitura original escrita por Bordighera tenha sido destruída quando ele foi preso, embora uma cópia tenha circulado pelas casas de leilão na década de 1920.

Em 1979 a banda punk alemã Knochen Maschine adaptou um trecho da peça para o formato moderno; dois vocalistas teriam morrido após uma única performance em um clube em Frankfurt na qual se seguiu um enorme tumulto. 

Escrito em italiano, o libreto apresenta informações sobre a peça e contém partituras. A leitura integral dele acrescenta +4% em Cthulhu Mythos. Ouvir a ópera inteira (com os instrumentos especialmente criados por Bordighera) resulta no mesmo "benefício" e na perda de 1d10 pontos de sanidade.

Alguns teóricos crêem que a execução completa da ópera tem um efeito similar a magia "Conjurar Azathoth". Alguns trechos podem também acarretar na invocação de Insetos de Shagghai e de Flautistas de Azathoth.

E essa é minha versão do Massa di Requiem, eu usei as partituras como prop em uma aventura e no Live Action de Chamado de Cthulhu alguns anos atrás:




6 comentários:

  1. Oi, comecei a ler sobre o Lovecraft depois de ler A Tumba e ver o documentário Medo do desconhecido. Parabéns pelo Blog!!! super completo.

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  2. Oi, tem 2 selinhos para você lá no meu blog.

    Post: http://livrariaoutubro.blogspot.com/2009/10/nao-resenha-2-selos-premio-dardos-voce.html

    Boa semana!

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  3. Ótimo tópico! Mesmo não tendo sido criado pelo próprio Lovecraft, Benvento Chietti Bordighiera é um personagem muito interessante, e a ópera dele com certeza adiciona um tom a mais de mistério ao jogo. Deve ser de grande assistência aos mestres de Cthulhu espalhados por aí, assim vários outros tópicos no blog, parabéns!

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  4. Fantástico texto também. Uma peça "virtualmente impossível" de ser tocada por completo é o tipo de descrição que me faz adorar esse tipo de texto!

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  5. Texto muito bom.

    Mas onde surgiu a historia do compositor e da opera?

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  6. Simplesmente instigante ! Com certeza usarei esta referencia em um campanha futura. Grato!

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