sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

O interesse de Lovecraft pela Astronomia

O texto a seguir fez parte da seção de cartas da Revista Scientific American publicada em Agosto de 1906.
"Ao Editor da Scientific American,

Nesses tempos de grandes telescópios e inovadores métodos astronômicos, me parece estranho que nenhum esforço relevante esteja sendo feito para a descoberta de novos planetas além da órbita de Netuno, que nesse momento é considerado o limite mais distante do Sistema Solar. Foi noticiado recentemtne que sete cometas tiveram sua trajetória alterada pela influência orbital de um planeta que estaria a uma distãncia estimada do sol de 100 unidades astronômicas (9,300,000,000 milhas).

Muitos acreditam que tal planeta existe e que ele tenha capturado esses cometas através de sua atração orbital. Isso é possível, uma vez que Jupiter e muitos outros são capazes de alterar as trajetórias de corpos celestiais dessa forma. O escritor comentou a existência de um grande cluster a cerca de 50 unidades, onde pode existir um grande corpo. Se os grandes matemáticos tentarem computar a trajetórias de cometas seu sucesso seria duvidoso, contudo se os observatórios equipados com câmeras celestiais se unissem em um esforço comum para fotografar evidências, assim como fazem os observadores de asteóides, sem dúvida registrariam descobertas em suas chapas. Mesmo que nenhuma descoberta seja feita, as acuradas fotografias obtidas compensariam o tempo e trabalho da despendidos".

A carta é assinada por um certo H.P. Lovecraft de Providence R.I. em Julho de 1906.

O interessante é que esse texto foi possivelmente a primeira carta publicada e assinada por Lovecraft de que se tem notícia. Considerando que ele tenha escrito mais de 100.000 ao longo de sua carreira, não é pouca coisa.

Nessa época, o autor tinha apenas 16 anos de idade e já demonstrava um profundo interesse em astronomia. Segundo biógrafos, Lovecraft ponderou seguir carreira como astrônomo, contudo seus planos esbarraram em três obstáculos intransponíveis: sua pouca intimidade com a matemática, a saúde debilitada (ele lamentava ser incapaz de fazer observações matutinas em virtude do ar frio de Providence) e finalmente a falta de recursos financeiros já que para essa carreira ele teria de se mudar para perto de uma instituição de ensino que oferecesse o curso.

Isso, no entanto, não impediu Lovecraft de obter noções básicas de Astronomia, tendo como tutor o Professor Upton, estudioso que lhe apresentou expoentes no campo como Percival Lowell. Apesar de jovem, Lovecraft, foi contratado para escrever artigos em jornais de Providence a respeito de astronomia.

O interesse de Lovecraft por Astronomia se manifestou mais tarde na sua obra literária. Usando de referências astronômicas, ele apontou o local de onde teriam se originado entidades dos Mitos. Cthulhu por exemplo teria vindo da estrela dupla de Xoth, Cthugha de Formalhaul e assim por diante. "Colour out of Space" também é um conto que demonstra o interesse de Lovecraft na Ciência astronômica. Do ponto de vista técnico, "Colour" possui linguagem e informações astronômicas corretas.

Em "Whisperer in Darkness" (1931), Plutão é apontado como a base de onde viriam os Fungos de Yuggoth (Mi-Go). As estranhas criaturas fungóides, na estória, seriam formas de vida estranhas à nossa realidade, que teriam colonizado o planeta anão e estabelecido lá sua base para propagar-se através do Sistema Solar. Elas chamavam Plutão de Yuggoth, nome recorrente na mitologia lovecraftiana.

Vale a pena lembrar que Plutão havia sido descoberto formalmente apenas em 1930, embora sua existência já tivesse sido proposta por vários observadores entre os quais o próprio Percival Lowell cujas teorias sobre planetas além de Netuno exerceram tanto fascínio sobre Lovecraft.

Na carta que escreveu à Scientific American, ele cobrava uma busca sistemática por planetas além de Netuno, é de se imaginar que a confirmação da existência de Plutão, 24 anos depois, tenha feito Lovecraft se recordar dessa carta escrita ainda em sua adolescência.

De uma forma ou de outra, ele imediatamente incorporou Plutão ao conto "Whisperer in Darkness" demonstrando que seu interesse sobre o tema não havia diminuído.

2 comentários:

  1. Legal a carta! Quando comecei a ler lovecraft percebi que ele tem uma queda por ficção científica. Aprecio como ele mistura o terror e a ciência. Gosto da proposta dele em mostrar que o que está lá fora não é necessariamente um E.T(o filme).

    ResponderExcluir
  2. Muita gente subestima Lovecraft, acham que os contos dele são simplesmente "horror cósmico". Fato é que Lovecraft, além de ter uma excelente base científica, também expressou significante interesse por filosofia e astronomia, assim como arquitetura, ocultismo e diversos outros temas. Lovecraft foi sem dúvida um grande intelectual de sua época, e todos os seus contos (que muitas vezes são superficialmente taxados de "horror" ou "ficção científica") tem uma forte base filosófica. O pessimismo materialista de Lovecraft é gritante em cada linha de seus contos, talvez o exemplo mais notável que temos disto na literatura americana. Recomendo a leitura do livro "Lovecraft: Contre le Monde, contre la vie" de um dos escritores contemporâneos franceses mais polêmicos, Michel Houellenbecq. Infelizmente acho que não existe uma tradução em português, mas foi traduzido em inglês, italiano e espanhol. Fica aí minha sugestão, e parabéns novamente pelo post.

    ResponderExcluir