sexta-feira, 12 de março de 2010

Props de Call of Cthulhu, por Pablo Moreno

Os frequentadores da comunidade do Orkut já devem ter visto essas fotos enviadas pelo colega Pablo Moreno.

Pedi a ele que enviasse as fotos por e-mail e fizesse alguns comentários para que eu publicasse no Blog. Isso mostra como criatividade e imaginação ajudam a criar props que sem dúvida aumentam muito o prazer de jogar. Nada como manipular uma pista, documento ou estatueta encontrada numa investigação.

Parabéns Pablo!

A seguir as fotos e os comentários sobre os itens:



-Os papeis envelhecidos são anotações que um NPC chamado Dr Alvarenga fez de sua descoberta arqueológica e também algumas investigações que ele realizou sobre cultos e acontecimentos anormais na cidade de Campinas na década de 20.

Os papéis foram confeccionados apenas com folhas de sulfite mergulhadas em uma forma com café preto, deixei cerca de 1h de molho e depois coloquei para secar na própria bandeja.

Escrevi os textos e fiz algumas pequenas ilustrações utilizando caneta Nankin número 0.05.


- A estátua do Cthulhu foi descoberta pelo mesmo Dr. Alvarenga e havia sido roubada por cultistas de dentro da UFRJ e por isso os jogadores entraram em cena a pedido do reitor da universidade.

Foi feita apenas com argila branca, imaginação e paciência.

Mas já advirto que trabalhos com argila são extremamente frágeis se as peças não forem cozidas depois de modeladas, como eu não tinha como fazer isso deixei secar ao natural, mas algumas partes quebraram como tentáculos e parte do pé. Por um lado é frustrante mas por outro ajudou a dar uma aspecto mais velho na peça.


- Os documentos da necropsia foram feitos dentro da UFRJ por um técnico de laboratório que se suicidou misteriosamente no mesmo dia que a estátua do Cthulhu foi roubada da universidade.

Esses papéis eu consegui em sites da internet, são exatamente os mesmos utilizados em procedimentos reais, o que tive que fazer foi imprimir e colocar as anotações do legista como causa mortis, sinais na pele, etc.

- A fotografia da tatuagem foi tirada pelo técnico um dia antes do mesmo corpo em que ele encontrou o feto anormal as demais são fotos reais da nossa cidade natal Campinas-SP para ambientar os jogadores.

Para a foto da tatuagem utilizei photoshop, meu próprio braço e o site linkado no seu blog para envelhecimento de retratos, as demais são fotos reais que apenas mandei para a impressão.

- O feto anormal foi encontrado no corpo de uma jovem indigente que acabou indo parar na UFRJ, o organismo possui quatro olhos, tentáculos no lugar da cabeça e quatro membros humanos. Foi encontrado pelos jogadores dentro do escritório do técnico escondido em um de seus armários.Esse foi o que mais deu trabalho, modelado com porcelana fria (biscuit), fiz um esqueleto de arame para agilizar a modelagem em volta de um prego grande (para afundar).

Os olhos fiz separadamente, os pintei e depois encaixei nas órbitas assim que a escultura estava seca.


Pintei levemente com spray preto e usei verniz náutico para impermeabilizar a peça, o que não resultou em algo satisfatório e a peça sofreu alguns danos ao entrar em contato com a água e o café ( o que deu esse tom amarelado no líquido lembrando formol).

Aconselho utilizar algum outro tipo de material para moldar, talvez epox que é barato e não tem problema com água. Utilizei um vidro comum de aspargos (hehe) e fiz uma etiqueta típica de espécimes de museu utilizando um pedaço dos papeis que havia envelhecido anteriormente para os outros props.


Acho que é isso, utilizei também alguns mapas antigos de nossa cidade que consegui pela internet para situar os jogadores, mas acabai esquecendo de fotografa-los juntos com os demais props.Por incrivel que pareça nada disso deu muito trabalho e muitos gastos, fiz tudo isso em no máximo 4 dias me dedicando 1:30hs por dia, se ficou em 15 reais foi muito, o mais caro foi a porcelana fria que custou cerca de R$10,00 mas que pode ser facilmente substituida por outro material melhor e mais em conta.

O resultado com os jogadores foi sensacional, mergulharam muito mais na temática do jogo. Foi minha primeira vez utilizando props em rpg e vou fazer isso sempre, muda totalmente o clima da mesa.

Também ajuda no fato do CoC ser um jogo mais "parado" com pouca ação e para não perder a atenção dos jogadores esses materiais são excelentes.

Bom pessoal, é isso aí... se mais alguém tiver Props criados para Cthulhu, entre em contato e eu coloco aqui.

2 comentários:

  1. Topa uma parceria?

    http://mesa-3det.blogspot.com/

    Deixe a resposta no chat =)

    ResponderExcluir