quinta-feira, 22 de abril de 2010

Sabedoria do Fogo - Magias, Artefatos e Tomos dedicados a Cthugha


O material a seguir foi retirado do "The Keepers Compendium vol 1 - Livro gratuitamente disponibilizado pela Chaosium. Outros itens aqui relacionados foram criados para esse artigo.

As Cartas de Nestar

As Cartas de Nestar são uma coleção de aforismos e revelações compiladas por Nestar, o mobed original (termo parsee que designa o sacerdote mais importante). Trata-se do mais santificado dos livros de Nestar, utilizado por vários sectos para guiar seus passos e suas ações na direção que melhor lhes convém. Cópias das Cartas podem ser encontradas em vários idiomas - na forma de manuscritos usados pelos vários sectos - mas o mais completo é o documeto original escrito em persa e que acredita-se esteja em poder da facção Nestariana de Bombay.

A coleção é composta de sete pergaminhos, o texto foi escrito em Pahlavi, um dialeto da Persa. Nas suas várias traduções, as Cartas de Nestar se tornaram menos completas, ou mesmo falhas. O keeper deve reduzir a importância desses documentos conforme ele julgar adequado.

Custo de Sanidade: 1d4/1d8; Cthulhu Mythos: +6%; 32 semanas para ler e compreender por inteiro.

Magias: Chamar/Dispensar Cthugha (Call/Dismiss Cthugha), Magia da Morte (Death Spell), Encantar Tocha (Enchant Torch), Dança de Fogo (Fire Dance), Invocar/Compelir Vampiro de Fogo (Summon/Bind Fire Vampire)

As Cartas também ensinam como produzir o Elixir de Phan.

Produzir o Infusão de Phan

Para destilar essa mistura é necessário dispor de uma série de ingredientes ilegais e de difícil obtenção, incluíndo papoula fresca e baço de urso. Diversos rolamentos de Occult devem ser realizados para assegurar que a receita é seguida corretamente. O produto final é um líquido grosso que pacifica e desorienta a mente.

Disposto sobre a comida ou bebida, ele arruina a vontade da vítima, em um número de dias igual ao POW, deixando o indivíduo suscetível às exigências de quem quer que tenha lhe ministrado a droga. A vítima logo adota o ponto de vista e crença do manipulador. Após 2-3 semanas, o uso do elixir não é mais necessário, e a alteração mental na vítima se torna completa. Em momento algum a vítima perde sua personalidade, nem o comportamento da vítima exibe mudanças além daquelas pretendidas pela pessoa que aplicou a droga. Uma longa terapia pode anular as alterações causadas pela substância hipnótica.

Elixir do Fogo Vivo

Esta infusão mística é uma das mais temidas armas usadas pelos Nestarianos para eliminar seus inimigos. Dado seu caráter ritualístico e a dificuldade em destilar a substância, seu uso é reservado a inimgos especialmente odiados ou traidores do culto. O elixir é obtido a partir da extração mística da essência de um Vampiro de Fogo. Essa essência é disposta no interior de um frasco assumindo a aparência de uma poção de coloração avermelhada com gosto semelhante a uma forte bebida alcóolica.

Uma vez ingerida a poção, o alvo se torna suscetível a um bestial ritual que fará o Vampiro de Fogo ressurgir queimando-o de dentro para fora. O ritual consciste em uma série de palavras repetidas como um mantra que devem ser ouvidas pelo alvo. O realizador também precisa sacrificar 5 pontos de magia para ativar a magia.

A vítima então sentirá seu corpo queimando de dentro para fora recebendo um dano de 1d4 pontos no primeiro round e 1d6 a cada round seguinte até que seu corpo seja totalmente consumido pelas chamas do Vampiro de Fogo renascido. Se o realizador for morto ou impedido de alguma forma de concluir o ritual a vítima será salva. O ritual poderá no entanto ser realizado dentro de um ano.

É possível que vítimas do fenômeno conhecido como Combustão Humana Espontânea tenham sido vítimas desse terrível ritual.

O Amuleto de Formalhaut

O Amuleto de Formalhaut é um artefato místico criado por magos da Irmandade do Fogo Eterno, na Espanha. Por muitos séculos esse amuleto foi usado para identificar o líder do secto e evidenciar sua importância perante os demais membros da Irmandade. Passado de um líder para o outro, o amuleto - na forma de uma pedra avermelhada coberta de símbolos - possui poderes místicos que ligam a pessoa que o usa em volta do pescoço a Cthugha.

O utilizador se torna imune a ação de fogo, sua pele não é afetada pela exposição direta ao fogo ou ao calor. Demonstrar esse milagre é um dos mais importantes ritos da Irmandade e simboliza que o fogo purificador não tem efeito sobre o indivíduo, visto que não há nada a ser purificado nele.

O Amuleto também confere ao seu utilizador a capaciadde de compelir automaticamete os Vampiros de Fogo ao seu controle a necessidade de realização da devida magia.

O Amuleto de Formaulhaut foi visto pela última vez em poder de Dom Miguel Estebán de Avilla, monsenhor de Toledo e líder secreto da Irmandade da Chama Viva.

Fogo Demôníaco de Acheron

Esta poderosa receita, supostamente foi criada nos tempos da nação hiboriana de Acheron e aprimorada pelos feiticeiros do Reino de Koth. A fórmula leva enxofre e uma série de compostos químicos que necessitam de rolamentos de Alquimia (ou Chemistry) e Occult para serem corretamente preparados. Ela é estocada em frascos de vidro que podem ser lançados contra aqueles que se deseja ferir.

O frasco uma vez quebrado ocasiona uma reação explosiva. O dano do fogo demoníaco é de 1d6 pontos, o indivíduo atingido deve fazer um rolamento de Luck para evitar ter suas roupas incendiadas o que ocasiona dano contínuo de 1d6 até as chamas serem extintas.

O Fogo Demoníaco não tem natureza mística, trata-se de uma mistura química, contudo seguidores dos cultos podem pensar diferente. O Fogo Demoníaco é uma arma tenebrosa se usada corretamente.

Magias de Cthugha:

Dança de Fogo

Faz com que uma bola de fogo se desloque de uma fogueira existente na direção de um alvo designado. Esta magia custa 3 pontos de sanidade e 1-6 pontos de magia, variando com a distância necessária para atingir o alvo. Para cada ponto de magia sacrificado na realização da magia, a bola de fogo (do tamanho de uma alface) salta a uma distância de 15 jardas (portanto, o alcance máximo da magia é de 90 jardas). A magia demanda 1 minuto de preparação para cada ponto de magia sacriicado. Nestarianos utilizam essa magia para espalhar rapidamente incêndios em floretas e áreas urbanas. Ela pode ser lançada contra alvos parados, mas não contra um alvo em movimento.

Encantar Tocha

Uma vez que a Tocha é encantada, o realizador pode usá-la para invocar mais de um Vampiro de Fogo usando a magia Invocar/Compelir Vampiro de Fogo. Para a magia, o realizador prepara uma tocha de ferro com o símbolo de Cthugha (uma chama estilizada). O mago então reza em voz alta para Cthugha por seis horas, a medida que sacrifica 6 pontos de magia e 1d6 pontos de sanidade. A tocha deve então ser acesa enquanto o nome de Cthugha é entoado.

Notavelmente, a tocha encantada não requer combustível - a cabeça da tocha de ferro arde sem se extinguir, ilustrando o milagre do espírito sobre a matéria. Apenas as instruções em nome de Cthugha são capazes de apagar a tocha.

A Tocha deve ser acesa no momento em que a magia Invocar/Compelir Vampiro de Fogo é realizada. Se a magia for realizada corretamente, vampiros de fogo adicionais serão invocados ao custo de 1d3 pontos de sanidade e 3 pontos de magia cada um.

Uma rara variação dessa magia, permite que a tocha seja usada para destruir metais como ouro, prata e ferro de forma rápida e efetiva.

Benção do Senhor da Chama Viva

Essa magia permite que o realizador se comunique diretamente com Cthugha e obtenha o favor de seus Vampiros de Fogo.

O realizador precisa construir uma estrutura em forma de cone usando diferentes tipos de madeira. Em seguida usando um óleo produzido especificamente para a cerimônia ele unta a estrutura que é em seguida incendiada. O realizador sacrifica 12 pontos de magia e perde 6 pontos de sanidade.

Em seguida, entoando orações para Cthugha ele entra na estrutura ardendo em chamas, mas não é ferido por elas. Uma vez no interior desse inferno abrasador, o mago é abençoado com visões de Cthugha e de seu reino na distante Formalhaut (o que pode custar uma quantidade variável de sanidade estabelecida pelo keeper).

Se o ritual for bem executado, Cthugha pode ser convencido a conceder controle temporário sobre 1d10 +1 Vampiros de Fogo que atendem ao chamado do mago para cumprir uma determinada tarefa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário