segunda-feira, 21 de junho de 2010

Montanhista - Nova Ocupação para personagens



Montanhista

O montanhismo ou alpinismo (como é chamado na Europa) se tornou um esporte popular a partir do século XIX. Muitos montanhistas eram atletas de final de semana, apenas alguns possuíam a reputação necessária para atrair patrocinadores que financiassem suas expedições.

Por volta de 1920 praticamente todas as maiores montanhas americanas e européias já haviam sido conquistadas. Após muitas negociações com o Tibet, montanhistas finalmente ganharam permissão de escalar as montanhas do Himalaia. Tentativas de conquistar o Monte Everest, o maior pico do mundo, tinham grande repercussão nos jornais e na mídia.

Expedições em 1921, 1922 e 1924, falharam em chegar ao topo do Everest e resultaram em pelo menos 13 mortes.

Na Europa o esporte é bastante difundido nos países alpinos como Suíça, Itália, França e Áustria, nações vizihas como a Alemanha também possui alpinistas de renome. Cadeias montanhosas frequentadas por atletas incluem o Cáucaso, os Pirineus, as montanhas de Rila, Tatra e os Montes Cárpatos.

Na América do Norte montanhistas frequentam as Montanhas Rochosas, a Sierra Nevada da Califórnia, as Cascades no Meio-Oeste e os Picos do Alasca. As Montanhas Selkirk e Pike Peak oferecem os maiores desafios para escalada.

Existe uma longa tradição de expedições montanhistas às cadeias montanhosas da América do Sul, conhecidas como Cordilheiras, de onde os Andes são sem dúvida aquele que oferece o maior desafio. O ponto mais alto das Américas, o Monte Aconcágua foi conquistado em 1897 por uma expedição britânica.

Na África, o Monte Kilimanjaro foi conquistado em 1889, o Monte Kenya no ano de 1899 e o Ruwenzori em 1900. Em todas ocasiões a bandeira britânica tremulou no cume das montanhas africanas.

Na Ásia as Cadeias Montanhosas do Pamir e Tien Shan atraem a maioria dos aventureiros. Nenhuma outra contudo oferece um grau de perigo comparável ao Himalaia onde se encontram os maiores picos como o Kinchinjunga, Monte Gurla, Jumnotri e o Monte Kauffman. Nenhum entretanto é mais perigoso que o já citado Everest.

Na Antártida destaca-se o Vinson Massif, que ainda não era totalmente conhecido nos anos 20. Na mitologia lovecraftiana a Antártida também oferece o Monte Miskatonic, que na ficção de Lovecraft ficaria conhecido como "As Montanhas da Loucura".

Clubes de Montanhismo e Sociedades Geograficas eram responsáveis pelas explorações. Também cabiam a elas o papel de patrocinadores dessas ousadas expedições. Dentre as associações mais importantes podemos destacar o Sierra Club e o Alpine American ambas nos EUA, o Rucksack Club de Manchester na Inglaterra, A Sociedade Real de Cartografia e a Royal Climbers ambas com sede em Londres e a Sociedade Alpina que possuía filiais na Itália, França e Suíça.

Skills Básicas - Climb, First Aid, Jump, Listen, Navigate, Other Language, Photography Extreme Survival (*) e Track.

(*) Nova Skill

Especial - Alpinistas nunca sofrem de medo relacionado a altitude, a menos que sejam vítimas de uma fobia que impõe essa desvantagem.

3 comentários:

  1. Olá, eu fiz uma tradução deste artigo aqui:http://scriiipt.com/2010/08/alpiniste-une-occupation-pour-lappel-de-cthulhu/.
    Acho o seu blog realmente muito bom ! Se me permitem gostaria de fazer outras traduções ....

    ResponderExcluir
  2. Olá SCRiiiPT,

    Não vejo problema algum em traduções de material do Mundo Tentacular para o idioma francês e publicação desde que é claro os créditos sejam dados. Entretanto, não posso falar pelos colaboradores, portanto se você tiver interesse em algum artigo escrito por eles, deve perguntar-lhes diretamente.

    Pediria apenas um pequeno favor: O SCRiiiPT possui material interessante e gostaria de em contrapartida poder usar parte desse material. O problema é que meu francês se resume a umas poucas palavras...

    Se possível então, gostaria de pedir uma tradução em português de alguns artigos, sobretudo aqueles que tem uma relação direta com o tema do Mundo Tentacular.

    Tenho certeza que essa cooperação mútua seria interessante para ambos os Blogs.

    Grande abraço

    ResponderExcluir