quinta-feira, 24 de junho de 2010

O Equipamento do Montanhista - Itens essenciais para escaladas

Montanhistas estão expostos às mais impiedosas condições climáticas da natureza.

Ventos cortantes, temperatura congelante, ar rarefeito, pressão atmosférica... tudo parece conspirar contra o avanço humano.

Para diminuir um pouco as dificuldades existem certos equipamentos à disposição do aventureiro.

Abaixo uma lista de itens que podem ser bastante úteis em cenários nas montanhas.

Traje de Sobrevivência - Uma das maiores dificuldades para os montanhistas é suportar as condições hostis da altitude. Os primeiros alpinistas que desafiaram o Everest não possuíam roupas adequados que combatessem o frio congelante e o vento cortante. Eles usavam simples casacos, mantas e cachecóis que além de tudo restringiam seus movimentos. Os primeiros trajes de sobrevivência foram desenvolvidos na década de 30 e se espelhavam nas roupas usadas por tribos inuits, habitantes do Pólo Norte.

Os trajes mais eficientes na época eram parcas acolchoadas internamente com pele de murta, um animal da Sibéria. O revestimento externo do traje era confeccionado com o couro de foca que além de leve oferece impermeabilidade. Totalmente vedado, o traje garante condições de sobrevivência em ambientes incrivelmente hostis. Não por acaso esse tipo de roupa foi usada por exploradores nos pólos e na conquista da Antártida.

Botas e luvas de couro reforçado e capuz completavam o traje.

Um traje concede +10% na skill Sobrevivência em Extremos.


Relógio e Altímetro - O altímetro é uma ferramenta essencial para a exploração nas montanhas, usando um instrumento preciso e mapas topográficos, é possível precisar a localização de forma até mais confiável que os atuais GPS. Em virtude das mudanças de pressão em decorrência do clima, alpinistas devem recalibrar seus altimetros regularmente. Um altímetro garante +10% em testes de Navigate.

Em um ambiente inclemente que oferece variações colossais de temperatura em poucas horas, manter o controle do tempo é essencial. A sobrevivência de uma expedição depende de correlacionar a temperatura e a hora do dia. Para se ter uma idéia, no Everest, em uma única hora a temperatura pode variar em 10 graus.

Canivete Suíço (Swiss Army Pocket-Knife) - Os primeiros canivetes suíços foram criados em 1890 para suprir a demanda do exército. Até então os canivetes possuíam apenas uma lâmina que ficava oculta no cabo. O princípio de acondicionar outras ferramentas em um mecanismo de mola permitiu eliminar a necessidade de carregar vários objetos. Com isso a mesma ferramenta executava diferentes funções. Os canivetes suíços produzidos nos anos 20 tinham além de duas lâminas de aço inoxidável, abridor de latas, saca rolhas, cortador de arame e chave de fenda. Modelos militares também tem uma ferramenta usada para abrir e limpar rifles.

Dada sua praticidade, os canivetes suíços logo se tornaram ferramentas extremamente úteis entre montanhistas e aventureiros.

O típico canivete possui uma lâmina pequena, mas pode ser usado como arma. Em termos de regras, considere que ele causa 1d4 pontos de dano e a habilidade básica de ataque com ele é 20%.

Equipamento de Escalada - O equipamento básico de montanhismo inclui estacas metálicas para serem fixadas nas pedras, martelos, arpéis, gazuas, mosquetes (peças metálicas que funcionam como polias), cadeiras de ascenção e é claro vários metros de corda.

Montanhistas experientes costumam carregar equipamento reserva para emergência.

Contar com o equipamento de escalada concede um bônus de +10% em testes de Climb.


Tanque de Oxigênio - Os tanques de oxigênio usados nas expedições ao Everest eram cilindros de ferro com oxigênio pressurizado. Uma válvula era usada para liberar o conteúdo em uma máscara de borracha presa a face. A válvula também podia ser conectada a uma tenda de oxigênio.

Os tanques que pesavam entre 5 e 15 quilos eram carregados nas costas em um tipo de mochila de canvas. Após esgotados era comum que as expedições simplesmente abandonassem os cilindros pelo caminho.

Tanques pressurizados carregados com oxigênio são um perigo em potencial. Um rompimento no cilindro faz com que o ar sob presão escape violentamente. O maior perigo entretanto diz respeito ao risco de explosão se o conteúdo do cilindro entrar em contato com uma fonte de ignição. Um cilindro de 5 quilos, cheio de oxigênio causa 3d6 pontos de dano em uma área de 3 metro, reduzindo o dano em 1d6 a cada 3 metros do centro da explosão.

Um tanque de oxigênio concede um bônus de +5% em Sobrevivência em Extremos.

Mochila de Escalada - Confeccionada com couro e canvas, as mochilas de escalada são resistentes, permitindo carregar todo o equipamento de escalada, corda, suprimentos, kit de primeiros socorros, ferramentas e equipamento básico de sobrevivência.

O grande número de bolsos e ziperes facilitava a tarefa de procurar um determinado objeto acondicionado. Cintas e cordames especiais permitem que objetos sejam amarrados na mochila evitando estravio.

As melhores mochilas de escalada nessa época eram utilizadas pelas forças armadas da suíço.

Machado de Gelo - Poucas ferramentas podem ser mais importantes para o montanhista que o machado de gelo. Ele é usado sobretudo para auxiliar a escalada e a descida em obstáculos que envolvem condições de congelamento. A cabeça de ferro do machado possui uma ponta aguda o bastante para se cravar no gelo concedendo assim um ponto de equilíbrio. Usando dois machados, um montanhista experiente é capaz de transpor uma parede de gelo.

O machado concede um bônus de +10% em testes de Climb.

Como arma de skill básica 40%, o Machado de Gelo produz 1d8 pontos de dano.

Hiking Stick - Também chamado de alpenstock, esse bastão pode ser feito de madeira resistente ou de metal coberto por borracha. Uma das extremidades dele possui uma empunhadura para encaixe da mão enquanto a outra serve para ser fincada na neve durante o deslocamento.

Um ou dois deles podem ser usados como uma espécie de cajado que auxilia andar sobre superfícies cobertas de neve. Além de conceder equilíbrio, o cajado pode ser usado para sondar áreas cobertas de neve em busca de sedimentos.

Pastores e viajantes da região alpina utilizam essas ferramentas desde a idade média. Usado como apoio em escaladas, o alpenstock concede +5% nos rolamentos de Climb.

Se usado como arma, o cajado funciona como um bastão pequeno que causa 1d4 pontos de dano.


Óculos de Neve - Estes óculos são feitos de plástico reforçado transparente ou fosco que é amarrada ao rosto como uma máscara. Além de proteger a vista de poeira, gelo e partículas trazidas pelo vento, os óculos ajudam a prevenir a cegueira de neve. Essa séria condição é causada pela reflexão de raios ultra-violeta na superfície da neve, o que pode irritar ou até ferir permanentemente o nervo ótico.

Óculos de Neve são imprescindíveis em regiões cobertas de neve ou gelo. Eles concedem +2% em rolamentos de Sobreviência em Extremos.


Crampons - Esses impementos de ferro ou alumínio são atados nas botas e previnem escorregões ou deslizes em superfícies cristalinas. Crampoons também são importantes para auxiliar na escalada de paredes verticais de pedra ou gelo concedendo tração ao montanhista.

Usado para escalar, o crampoon concede +5% em rolamentos de Climb. Um personagem atacando um oponente com um crampoon nos pés diminui em 15% a chace de Kick, mas aumenta o dano para 1d6 +2.

Nova Habilidade:

Sobrevivência em Extremos (01%) -
Personagens com essa habilidade conhecem os fundamentos da sobrevivência em regiões desoladas ou em grande altitude. Esses princípios gerais de sobrevivência incluem o que vestir, como construir ou improvisar um abrigo, o que caçar, como manter a segurança, a forma mais correta de preparar alimentos e prevenir condições como hipotermia, privação de oxigênio e problemas médicos.

Essa skill inclui também saber como diferentes materiais ou equipamento se comportam em temperaturas de pressão e/ou temperatura extremas.

Alguns equipamentos da lista acima conferem um bônus para Sobrevivência em Extremos. Da mesma forma, a falta de equipamento básico reduz as chances de sobrevivência do personagem.

Um personagem com pelo menos 60% em Sobrevivência em Extremos, não precisa checar a skill exceto em situações de perigo iminente, tais como perder-se ou enfrentar uma avalanche.

2 comentários:

  1. Muito bom.

    Prático e direto....irei descaradamente copia-lo e adapta-lo para Reinos de Ferro.

    Claro que colocarei os devidos créditos

    ResponderExcluir
  2. Olá...
    Esta é a primeira vez que posto aqui. Gostaria de falar que este é um ótimo site, pois aprendi muitas coisas sobre CoC, além de utilizar as dicas que você posta aqui. Graças a vocês, me aperfeiçoei minha mestragem. Além disto, vou iniciar um blogger com as histórias da campanha.

    Bom, muito obrigado.
    Att.

    Alexandre

    ResponderExcluir