quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O mundo ao alcance de um click - Máquinas Fotográficas nos anos 20

A tecnologia na qual as câmeras modernas foram baseadas foi descoberta no século XVII mas aprimorada gradualmente com a introdução de novas técnicas. Apenas em 1885 George Eastman o pioneiro do conceito de câmera fotográfica moderna, desenvolveu a tecnologia que tornou as câmeras um produto de consumo acessível. Eastman criou a primeira câmera da marca Kodak que simbolizou um avanço na indústria fotográfica até então em estágio embrionário. O lançamento foi tão popular que apenas os automóveis da Ford conseguiriam igualar, e depois superar o número de vendas.

A primeira câmera Kodak era vendida com o filme instalado em seu interior e os consumidores precisavam enviar a câmera inteira para a companhia para que as fotos fossem reveladas. A companhia então recarregava a câmera com um novo filme e a enviava de volta para que seu dono pudesse tirar mais fotos. Cada câmera possuía um filme de 12 poses e era uma caixa de madeira pesando 14 quilos incluíndo o tripé, então dá para ter uma idéia de como o processo era lento e quanto tempo demorava para que seu aparelho retornasse.

No primeiro ano do século XX, Eastman introduziu uma nova tecnologia e criou o modelo Brownie. Esta foi a primeira câmera manual com um tamanho e peso que permitiam carregá-la onde quer que fosse. Ela também foi a primeira a trazer o botão snapshot que permitia ao fotógrafo amador simplesmente mirar o aparelho na direção do objeto a ser fotografado e apertar um botão. A Brownie se tornou a máquina fotográfica mais popular do mundo, pois além de ser compacta seu preço era acessível à grande parte da população (US $1,00) e sua utilização era incrivelmente fácil. Logo ela ficou associada com as férias, famílias, mas também com expedições e viagens. A Kodak cedeu várias câmeras Brownie a expedições científicas como a que cruzou os desertos da Mongólia. A Brownie era tão popular que foi vendida até meados dos anos 60.

Em 1914, Oskar Barnack começou a fazer experimentos com filmes de 35mm usados normalmente em filmagens. Seu objetivo era adaptar a tecnologia que permitia fazer cinema para a fotografia. A Grande Guerra impediu as pesquisas de Barnack que foram retomadas pela Kodak Company que adquiriu a patente do projeto na década de 20. Logo em seguida foram introduzidos os filmes em rolo (ou cartuchos pois pareciam munição de espingarda) que revolucionaram a indústria mais uma vez permitindo que o próprio operador retirasse o filme e fizesse sua troca. Até então as fotos eram impressas em chapas de vidro frágeis e propensas a falhas. O filme em rolo também trouxe outra novidade: os laboratórios de revelação. A Kodak começou a produzir material químico para revelação o que fez os lucros da empresa deslancharem.

Em 1920 diferentes modelos de câmeras chegaram ao mercado: as folding cams traziam uma lente acoplada a um mecanismo metálico que se extendia e permitia que a lente fosse ajustada conforme a distância melhorando o foco e a qualidade das fotos. As folding cameras também acabaram de uma vez por todas com as máquinas de madeira, que esquentavam e eram mais frágeis. Essas máquinas eram feitas de metal e guardadas em caixas de couro.

Em 1927, a General Eletric desenvolveu a lâmpada de flash com base em alumínio que permitia fotografias em condições adversas de luminosidade. Até então os flashes eram produzidos por lâmpadas de pólvora, algo extremamente perigoso. O flash eletrônico acoplado à máquina surgiu em 1931 utilizando uma lâmpada estroboscópica acionado quando o botão de foto era pressionado.

Usar uma lâmpada de flash exige um conhecimento mínimo de 40% em Photography. Ele reduz em 20% a dificuldade de obter fotografias em condições de pouca luminosidade.

Filmes coloridos foram inventados em 1935, mas só passaram a ser comercializados a partir de 1941. Até então eles eram pouco usados, apenas por fotógrafos profissionais, por serem demasiadamente caros e necessitarem de certo conhecimento ou equipamento especial de revelação.

Alguns Modelos populares de Câmeras Fotográficas dos anos 20:

Kodak Six-16 (1926)

Essa folding camera foi a sensação de 1926, uma máquina leve e compacta que permitia utilização de snapshot e uma função para fotografias mais elaboradas. Alojada em uma jaqueta de couro preto, a Six-16 era uma câmera para iniciantes, mas podia ser usada também por fotógrafos profissionais em situações em que fosse necessário tirar fotos rapidamente.

Bônus para Photography: +5% em fotos elaboradas, bônus de -8% em fotografias rápidas. Com pouca luminosidade penalidade de -20% em rolamentos de Photography.

Shure-Shot AGFA Special (1924)

Essa câmera possuía uma novidade, um modulador que permitia escolher qual o formato de foto desejado. A máquina foi a primeira com o sistema de ASA que permitia obter 8 fotografias com o filme normal, ou 16 fotos com metade do tamanho. Ela também permitia o ajuste de brilho que concedia uma melhor performance em pouca luminosidade.

Bônus para Photography: Fotografias elaboradas porcentagem normal, Fotografias rápidas -15%. Com pouca luminosidade redutor de -10%.





Seneca Camera (1926)

Esta folding camera foi uma das mais vendidas nos anos 20 na Europa. Tratava-se de uma máquina resistente com componentes metálicos que recolhidos eram depositados em um estojo protetor que podia ser levado ao redor do pescoço. Essas câmeras foram usadas pelos primeiros foto-jornalistas que precisavam de um modelo pequeno e mais leve. O filme de rolo 35 mm era depositado em um compartimento protegido ideal para resistir a umidade e demais interpéries.

Quando a Tumba do Rei Tutancamon foi descoberta, uma Sêneca foi usada para fazer as primeiras imagens de seu interior.

Bônus para Photography: Fotos Elaboradas +5%, Fotos Rápidas -5%. Com pouca luminosidade redutor de -15%.

Eastman Brownie (1920)

Este modelo da tradicional Eastman Brownie se encontrava à venda na década de 20 e era um dos modelos mais vendidos. Tratava-se de uma máquina pequena em formato de caixa. Ela podia ser encontrada em qualquer lugar.

Bônus para Photography: Fotos Elaboradas sem modificador, Fotos Rápidas -15%. Com pouca luminosidade redutor de -25%

Eastman Jiffy Kodak (1927)

Esse modelo introduziu uma novidade nas folding cameras. Um botão que permitia ajustar imediatamente a lente e prepará-la para tirar fotografias com maior rapidez. O foco especial dessa câmera também garantia maior firmeza, ideal para fotos rápidas. Personagens que possuem no mínimo 50% em Photography conseguem tirar três fotos em um único round com essa câmera.

Bônus para Photography: +10% para fotos elaboradas, porcentagem normal para fotos rápidas. Com pouca luminosidade redutor de -15.

Hawkeye Camera (1928)

O modelo Hawk-Eye aos poucos foi tomando o lugar das Brownies no gosto das pessoas. Trata-se de uma câmera de operação simples, contudo muito mais avançada que sua precursora. O cartucho de filme podia comportar 10 fotos que podia ser trocado facilmente. Leve e compacta, a Hawk-Eye podia ser guardada no bolso do paletó. Ela foi muito usada por foto-jornalistas e ganhou fama como máquina predileta da imprensa marrom no começo dos anos 30 por ser fácil de entrar escondida em qualquer lugar. Jornalistas em Chicago usavam essa câmera quando fotografaram o lendário Massacre de São Valentino.

Bônus para Photography: +8% fotos elaboradas, -5% fotos rápidas. Com pouca luminosidade redutor de -15%



Kodak Number 3 e Number 4 (1929-1931)

As Câmeras number 3 foram outra grande inovação da Kodak acoplando um dispositivo de flash sobre a lente da câmera. Usando esse apetrecho a câmera podia ser usada para fotografias em condições de luz adversas.

Em 1931 a Kodak instalou um flash com acionamento automático no Modelo número 4, que garantia fotografias ainda mais nítidas à noite.

Bônus para Photography: Fotos elaboradas +10%, Fotos Rápidas +10%. Com pouca luminosidade: -5% (modelo 3), sem redutor (modelo 4)

O que são Fotos Elaboradas - Trata-se de fotografias de cunho artístico que primam pela clareza, profundidade e condições de luminosidade ideais. Essas fotografias exigem uma análise da luz, ajustes de foco, lente e posicionamento do fotógrafo. São fotos que demoram, em média, entre 2 e 5 minutos para serem obtidas. O uso de tripé em fotos elaboradas adiciona +10% nos rolamentos de Photography.

O que são Fotos Rápidas - Em determinados momentos o fotógrafo tem poucos segundos para mirar a câmera e pressionar o botão. Nesses casos a fotografia pode ficar comprometida uma vez que máquinas desse período não possuíam mecanismos para compensar movimentos bruscos. Algumas câmeras eram mais estáveis que outras, mas em geral fotos rápidas resultavam em fotos borradas ou tremidas.

Condições de Luminosidade Adversas - Fotografias tiradas em lugares escuros, à meia luz ou à noite sofrem variações. Via de regra, as máquinas dos anos 20 não eram adaptadas a funcionar nessas condições e o resultado eram fotografias muito escuras por isso a penalidade.

Via de regra um personagem pode tirar apenas uma foto por rodada com as máquinas dos anos 20. Fotógrafos com 50% ou mais na skill Photography no entanto conseguem tirar 2fotos por rodada.

Fotografando em situações de risco - Fotografias podem ser prejudicadas por mãos trêmulas. Eu costumo utilizar uma regra caseira quando os fotógrafos tentam clicar criaturas dos Mitos ou obter fotos em momentos de risco (digamos durante um tiroteio). Os rolamentos são sempre feitos com -5% nesses casos, mas se o personagem tiver perdido sanidade cada ponto perdido reduz o rolamento de Photography em -5%.

Todos os bônus e redutores no rolamento da habilidade Photography são cumulativos.

Um comentário:

  1. Excelente post, exactamente o que eu estava procurando para instruir um jogador que quer uma máquina top dos anos 20 para o seu investigador.

    ResponderExcluir