quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Keeper Screen de Cthulhu - Feito em Casa

Eu já professei minha devoção aos Screens e sempre quis um que atendesse à todas as minhas espectativas.

Um em que eu pudesse encontrar todas as informações que acho realmente importante e que pudesse acessar facilmente se necessário. Tudo isso embalado por painéis personalizados com arte de primeira que atendesse ao meu gosto pessoal.

Bem, com essa idéia em mente fui procurar um colega Mestre de RPG que trabalha em um Bureau de Copiadoras, literalmente a Meca do Photo-Shop.

O resultado está abaixo nas fotos. Agradeço ao meu caro xará Luciano "Tolkien" que produziu essa obra de arte.

PAINÉIS:

O screen dobrado. Escolhi a imagem do Livro Básico da 6a Edição. Trata-se de uma imagem icônica que remete imediatamente ao Call of Cthulhu RPG e que pode ser facilmente reconhecida mesmo à distãncia.

Uma foto comparativa do tamanho do Screen em relação ao Livro Básico da 5a Edição. Essa é a gravura do verso.

Como eu queria aloprar geral, o Screen tem nada menos do CINCO painéis!

Numa boa, é o maior Screen que eu já vi. O troço ocupa uma mesa inteira quando aberto.

Seguindo o padrão dos novos Screens ele foi feito com papel rígido semelhante a capa dura de livros. É resistente pra caramba, eu brinquei que queria algo capaz de parar uma bala de pequeno calibre. Para evitar acidentes desagradáveis ele possui um acabamento plastificado que resiste à água e outras intempéries.

As imagens que escolhi para ilustrar os painéis foram tiradas do livro "The Art of H.P. Lovecraft Cthulhu Mythos" editado pela Fantasy Flight. Temos uma resenha completa a respeito desse livro aqui no Blog e uma foto-resenha.

A capa do livro ocupa dois dos painéis centrais do Screen. Trata-se de uma das melhores representações de Cthulhu recém despertado de seu sono em R'Lyeh.

Deu um trabalho cão copiar essa capa, eliminar a lombada e corrigir as imperfeições, mas o resultado final ficou sensacional.

Eu adoro essa imagem do grupo de investigadores, para mim ela funciona perfeitamente para ilustrar os personagens de uma aventura de Cthulhu. Colocá-la no painel central foi uma jogada para sugerir aos jogadores o tipo de personagem que eu adoraria ter em minha mesa.

INTERIOR:

Mas um screen não é apenas um monte de imagens. É preciso fazer com que o interior dele seja algo organizado e útil, cumprindo assim o propósito do negócio - servir de apoio para o mestre.

Vou te contar, cinco painéis é espaço suficiente para colocar muitas informações.

Eu reuni as tabelas mais importantes do jogo: a Resistence Table, Regras de Combate, Regras para Armas de Fogo, Criação de Personagens, Renda e Recursos, Rolamento de Características etc...

São tabelas práticas que estão nos outros screens e que sempre foram úteis.

Eu coloquei uma Tabela com as principais armas disponíveis em Call of Cthulhu. Embora as aventuras não sejam orientadas para o combate, é claro que essas são regras importantes que devem estar à mão em caso de necessidade para consulta.

Chega de ficar procurando no livro básico o alcance das armas e ter de converter para metros a distância fornecida em jardas. Resolvi converter todas as informações nas escalas que usamos no Brasil. Nada de pés, libras, jardas... tudo está em metros, quilos e centímetros.

Um dos painéis eu usei para reunir as regras de Insanidade que costumo usar. É uma combinação de regras do Taint of Madness com algumas House Rules que adaptei.

Eu me orgulho dessa idéia e posso dizer que funcionou muito bem, embora à princípio eu tivesse algumas dúvidas.

O último painel é um desenho voltado para o lado do mestre. Ele é coberto por uma película plástica transparente que eu posso abrir e colocar as informações que desejar.

Assim, um dos painéis do Screen deixa de ser algo estático e pode ser usado para fixar quaisquer informações que eu julgar importante para a aventura.

As anotações ficam ali em uma posição de destaque. Terminada a utilidade simplesmente coloco outra informação. Nada pior que ficar procurando papéis e handouts. Assim fica tudo bem mais organizado e prático. Modéstia à parte acho que foi uma ótima idéia.

Gostei tanto do Screen que estou pensando seriamente em criar um para cada campanha que for mestrar. Assim personalizo com as regras e informações para cada campanha e com ilustrações temáticas. Já estou pensando em um screen para Beyond the Mountains of Madness.

9 comentários:

  1. ...impressionante cara muito bem idealizado e executado...da de 10 a zero em muito material oficial que tem por ai no mercado...parabens...

    ResponderExcluir
  2. Muito massa!e essa idéia do painel com o plástico transparente é sensacional!
    isso serve em qualquer screen e devia ser feito em massa!

    ResponderExcluir
  3. posta o detonado!!!!

    como simples mortais poderiam repetir o processo???

    ResponderExcluir
  4. Ficou muito bom mesmo!!! Como simples mortais poderiam repetir o processo??? [2]

    ResponderExcluir
  5. A ideia do PORTA-HANDOUTS ficou maravilhosa, parabéns!!!

    Se fizer outros screens temáticos, nos mostre!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom!

    Mas deve ter custado uma bagatela. Um trabalho neste nível pela gráfica não sai barato!

    ResponderExcluir
  7. É o screen ficou realmente muito bom, para falar a verdade quando estava preparando esse para o Xará, (scaneandoas imagens restaurando no photoshop e montando o arquivo) não perderia a oportunidade de fazer um para mim também.

    Bem para quem quer saber como fazer posso dar algumas dicas:

    1 As imagens foram "scaneadas" em 300 dpi e editadas no photoshop.

    2 A impressão dos dois lados da tabela foi feito em plotter (impressoras de grande formato encontradas normalmente em bureaus) em papel offset 150gr com sangramento do lado com imagens para fazer o acabamento.

    3 As impressões foram laminadas com laminação vinílica brilho (tipo papel contact) oque acabou impermeabilizando o escudo.

    4 Para dar a aparência de "hardcover" do escudo foi usado papel paraná de 2mm cortados no formato A4 -8mm para ele poder fazer o movimento de "sanfona".

    Bem é isso, para colar usamos spray 3m hightack

    ResponderExcluir
  8. Ficou muito show ! eu comprei o Chamado de Cthulhu mas não narrei ainda eu realmente senti falta de um escudo, teria alguma das principais tabelas que eu vou usar durante a narrativa gostaria de fazer um para mim, mas eu queria que já ficasse completo sempre achei a escudo uma das ferramentas mais importantes, de auxílio ao narrador. Obrigado !

    ResponderExcluir