quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Nas Montanhas de Del Toro - O que sabemos até o momento sobre o filme "At the Mountains of Madness"

Com informações aparecendo lentamente, vamos tentar nos organizar a respeito do que sabemos até o momento a respeito do filme "At the Mountains of Madness" baseado na obra de H.P. Lovecraft.

Para quem não sabe do que estou falando segue um resumo do que trata a estória. Em Mountains of Madness, uma expedição americana nos anos 30 ruma para a Antártida. Uma vez no continente gelado, eles fazem uma descoberta surpreendente na base de uma imensa montanha. Várias criaturas inumanas e ancestrais enterradas no gelo e no topo dela encontram uma cidade perdida construída por uma raça de seres alienígenas no passado distante da Terra. Enquanto exploram a cidade, os cientistas descobrem que algo sobreviveu a passagem das eras e que a presença deles despertou uma força muito antiga. Essa é uma das novelas mais conhecidas e comentadas, escritas por Lovecraft.

Nos últimos dias andei buscando na internet rumores e fatos a respeito do filme que se encontra em estágio de pré-produção, um momento delicado em que o elenco e equipe estão sendo escolhidos para os papéis principais e para as funções técnicas.

Essas são as informações que colhi pesquisando em várias fontes.

Os Fatos

O que sabemos é que o filme será produzido e distribuído por um grande estúdio de Hollywood, no caso a Universal Pictures em associação com a Angry Films. A Universal é um nome de peso no mercado cinematográfico e mantém uma longa tradição de filmes de horror.

Há previsões de que o orçamento de Mountains deva girar em torno de 160 milhões de dólares, uma cifra alta mas não tão alta quanto filmes blockbuster atuais (Iron Man 2, custou 210 milhões). Com esse montante, é possível conseguir uma ou duas estrelas e uma equipe técnica extremamente competente com efeitos digitais, som e figurino de primeira qualidade. Para efeitos comparativos é o mesmo orçamento de "A Origem" e "Tron - O Legado".

É quase certo também que Mountains será lançado em formato 3-D. Na minha opinião, podem contar com isso como fato. Filmes em 3-D são a nova galinha dos ovos de ouro dos estúdios e não há nada que indique que esse estilo de filme terá se desgastado até o lançamento de Mountains.

A data prevista para o lançamento mundial é 2013. A pré-produção já se iniciou e as filmagens em estúdio devem se iniciar em meados de 2011. A partir de 2012, as filmagens externas devem ser concluídas, sabemos que os produtores estão em busca de locações. Como se trata de um filme que provavelmente terá grande quantidade de efeitos especiais, é de se supor que a pós-produção, quando todos os elementos digitais e o som são inseridos, deva consumir boa parte de 2012.

Os produtores executivos do filme são Susan Montford e James Cameron. Esse segundo, aliás é um nome de peso. O produtor está ligado a filmes gigantescos como Titanic e Avatar, "apenas" os dois filmes mais rentáveis de todos os tempos. Cameron é um entusiasta de ficção científica, devemos lembrar que ele dirigiu clássicos como Exterminador do Futuro e Aliens, o Resgate.

Embora Cameron não vá ser o diretor, sua presença como produtor executivo concede a ele direito de intervir em vários elementos da produção, por exemplo, escolha de elenco. Em entrevistas recentes, Cameron deixou claro que "esse é um filme de Guillermo Del Toro" e que "ele é soberano para todas as suas decisões". Mas sinceramente, não creio que Cameron vá ficar afastado desse filme em especial, tanto que ele, já foi convidado para ser colaborador criativo. Tenho certeza também que Del Toro não vai querer bater de frente com Cameron, o mais provável é que os dois trabalhem juntos e dessa união podemos esperar bons resultados.

Falando em Guillhermo Del Toro, na minha opinião, não poderia haver nome mais feliz para adaptar um filme de H.P. Lovecraft. Del Toro ja declarou repetidas vezes ser um fã hardcore de Lovecraft, o tipo do cara que anda por aí com um anel de formatura da Universidade Miskatonic e que não se aperta na hora de citar os nomes de vários Old Ones. Quem assistiu o início de Hellboy sabe do que ele pode fazer em se tratando de filmes de época e horror.

Del Toro, para quem não conhece, é um diretor mexicano que esteve à frente de blockbusters como Hellboy e Blade II e conquistou admiração por filmes intimistas como O Labirinto do Fauno e "A Espinha do Diabo". Ele chegou a ser contratado para dirigir a adaptação de "The Hobbit" baseado na obra de J.R.R. Tolkien, mas divergências fizeram com que ele abandonasse a produção que o manteria ocupado por pelo menos quantro anos. Afastado do Hobbit, Del Toro anunciou quase que imediatamente seu interesse em Mountains, antes porém ele poderá ser visto dirigindo Frankenstein (2012) que tem a ambição de ser a adaptação mais fiel da obra de Mary Shelley.

Equipe Técnica:

Ainda não foi definido qual companhia será responsável pelos efeitos digitais do filme. Havia um rumor de que a Weta de Peter Jackson estaria à cargo dessa tarefa, mas depois da saída de Del Toro da direção de Hobbit, acho bem difícil que isso aconteça.

Eu acho possível que Del Toro recorra ao pessoal da Spectral Motion Inc e o Tippet Studio que foram responsáveis pelos excelentes resultados em Hellboy e em sua sequêcia. Também é bem provável que o filme conte com a companhia de Rick Baker, o papa da maquiagem e equipamento prostético ganhador de uma penca de Oscars, considerado um dos melhores do mundo em seu ofício. Baker esteve envolvido com os dois Hellboy. Del Toro também é um grande entusiasta de técnicas de animatrônicas que emprega bonecos e não apenas inserção digital.

Um nome confirmado é de Guillermo Navarro para a fotografia do filme. Navarro é um colaborador de longa data de Del Toro e esteve à cargo da fotografia em quase todos os seus filmes, além de ter ganho um Oscar na categoria por "O Labirinto do Fauno".

Elenco:

Já foi dito que os produtores querem pelo menos um grande nome para estrelar "At the Mountains of Madness".

Del Toro costuma trabalhar com astros menos conhecidos, mas não acho que ele iria se sair mal com um filme de elenco estelar. Desde que o filme foi confirmado tem havido uma grande especulação a respeito de quem serão os atores do filme.

O primeiro a ser apontado para o filme foi o inglês James McAvoy (Narnia, O Último Rei da Escócia e o novo X-Men First Class). McAvoy é um nome que transita com facilidade tanto em filmes blockbuster como "O Procurado" ao lado de Angelina Jolie, quanto em produções menores como o drama de guerra "Desejo e Reparação". Me parece uma boa opção, ainda que ele não seja exatamente uma estrela facilmente reconhecido ou um nome que atraia o público.

Logo depois começaram a circular rumores a respeito do interesse de Tom Cruise no filme. Sem dúvida a adição de um nome famoso como Tom Cruise representaria muito para o filme em termos de destaque na mídia. Mesmo em filmes menores Tom Cruise consegue atrair a atenção e não acharia de todo ruim se ele confirmasse sua participação (como protagonista já tenho minhas dúvidas). Cruise quando se esforça e quando evita os traquejos e afetação é um bom ator, vide "Nascido em Quatro de Julho" e "O Último Samurai". Em terror ele tem uma passagem por outra adaptação conturbada na qual conseguiu se sair muito bem: "Entrevista com o Vampiro" onde embora sua participação à princípio tenha sido muito criticada pelos fãs acabou se mostrando adequada.

Recentemente os rumores que tem circulado pela internet envolvem os seguintes nomes que já teriam sido cogitados para papéis: Liam Neeson (A Lista de Shindler), Hugh Jackman (Wolverine), Ralph Fiennes (O Paciente Inglês) e Chris Pine (Star Trek). Todos são nomes interessantes dependendo do papel e acho, seriam aquisições interessantes para o filme.

De concreto apenas a participação de Ron Perlman (Hellboy) no papel de Larson, o responsável pelos cães que puxam os trenós da expedição. Seria difícil que Pearlman não estivesse presente num filme dessa magnitude, sendo ele um dos atores preferidos de Del Toro. Nada contra; Perlman já mostrou a cara feia (na maioria das vezes carregada de maquiagem) em mais de duas dezenas de filmes, em geral como coadjuvante roubando a cena.

Outro nome fácil para apostar as fichas é Doug Jones (Hellboy) que costuma trabalhar na maioria dos projetos de Del Toro, em geral de baixo de toneladas de maquiagem fazendo o papel de alguma criatura fantástica. Em Hellboy ele fez o papel de Abe Sapien e em Labirinto do Fauno ele era o próprio fauno, além de fazer vários outros personagens.

Um ponto delicado que vem causando discussão entre os fãs é a inclusão de uma personagem feminina na trama. Lovecraft escreveu Mountains em 1931, nessa época não se cogitava a participação de personagens femininas em uma Expedição à Antártida, mas é possível que Del Toro acabe cedendo nesse ponto e transforme um dos personagens masculinos originais em mulher. Na minha opinião iria depender muito do papel da personagem e de sua importância para a trama, não acho algo profano fazer essa alteração, mas com certeza muitos fãs vão "subir nas tamancas" para reclamar.

O Roteiro

O roteiro está sendo escrito por Del Toro, ou seja, estará nas mãos dele a responsabilidade de ser fiel ao texto original. Pessoalmente eu confio em Del Toro e imagino que ele não vai cometer nenhuma heresia na estrutura da estória. Mountains será bastante fiel ao conto original.

Por outro lado, é preciso lembrar que o texto original de "In the Mountains of Madness" é incrivelmente árido. Lovecraft escreveu a novela quase como uma descrição científica de uma expedição, sem deixar espaço sequer para diálogos. Tudo isso são lacunas que terão de ser preenchidas por Del Toro. Em duas horas de filme, é provável que ele tenha de inventar um grande número de situações para conduzir a trama.

Não acho que ele vá se sair mal nessa tarefa, Del Toro escreveu os roteiros de vários de seus filmes inclusive Labirinto do Fauno que concorreu ao Oscar. Adaptar Mountains será complicado mas acredito que estará à altura de seu talento.

Resta apenas uma questão essencial quanto ao roteiro: será que ele vai ser escrito para os fãs de Lovecraft ou para o público em geral?

Mountains não é apenas uma estória de horror, ela contém muitos elementos de Fição Científica, mas contém referências claras ao Mythos de Cthulhu. Será que essas referências estarão no filme de forma clara ou as menções ao Necronomicon e a Cthulhu serão atenuadas?

Pessoalmente eu adoraria ver tudo isso na tela grande, mas estou ciente de que alguma coisa poderá ser cortada a fim de tornar o filme mais acessível para o público que desconhece essas coisas e que está em busca apenas de diversão.

Uma ótima notícia é que Del Toro já deixou claro que não fará concessões para esse filme. Seu objetivo é transmitir para a tela todo o pessimismo e sentimento claustrofóbico contido no texto de Lovecraft.

"Não haverá um final feliz" isso ele já garantiu em mais de uma entrevista contradizendo os rumores de que o estúdio poderia forçar um final mais simpático e um clima menos pesado (para diminuir a classificação etária).

Um diretor capaz de manter a visão de Lovecraft é algo muito bem vindo, sobretudo para esse conto que aborda dois dos mais importantes elementos na biografia de Lovecraft: o horror diante do desconhecido e a insignificância da humanidade.

Em resumo:

Bom, muita coisa ainda vai acontecer e muito possivelmente algumas dessas previsões não vão se concretizar, mas estaremos atentos para quaisquer notícias sobre a produção de "At the Mountains of Madness".

Vamos esperar que o filme seja tudo aquilo que os fãs desejam. Uma adaptação fiel, com produção caprichada que tem tudopara ser o melhor filme baseado na obra de H.P. Lovecraft.

Um comentário: