quarta-feira, 18 de maio de 2011

Resenha | Novo Keeper's Screen de Call of Cthulhu - Fotos do novo escudo para narrador

Quem me conhece ou já jogou na minha mesa sabe que eu adoro Screens para mestres.

Eu já adorava mesmo antes, quando essas divisórias com arte de um lado e informações pertinentes sobre as regras no verso não eram nada a não ser um pedaço de papel fininho e meio sem graça.

Bom os tempos mudaram...

Pelo que sei, o primeiro Screen de luxo foi o de Hollow Earth Expedition (para os íntimos HEX). Eu chamo esse tipo de screen de à prova de balas porque o negócio é muito resistente, feito de papelão reforçado e com uma superfície lustrosa que realça a arte.

De lá para cá todos os jogos de respeito começaram a lançar os seus Screens de luxo nesse mesmo formato.

Estava na hora do Screen de Call of Cthulhu ser modernizado. Aquele screen antigo dos anos 90 com a caveirinha sorridente sobre o fundo azul era pra lá de mequetrefe. Tanto que eu até fiz um personalizado com cinco abas para substituir o meu.

Na mesma época saiu a notícia de que a Chaosium iria lançar um novo Keepers Screen. Eu resisti até onde foi possível, mas como minha esposa queria um screen só para ela (sim, eu sou ciumento do meu!) acabei comprando esse para dar de presente.

E realmente valeu a pena como pode ser comprovado nas fotos a seguir:


O lado da arte é muito bonito. Ele foge do lugar comum ao representar uma fotografia de época obtida durante uma das Expedições da Universidade Miskatonic. Ela mostra um grupo de investigadores contemplando uma paisagem e ao longe uma série de construções monolíticas.

Esta mesma imagem foi usada pela editora Sans Detour na versão francesa do jogo e além de ser um desenho belíssimo invoca um certo ar de mistério e isolamento.

O screen tem três abas com muitas tabelas, informações e regras para rápida referência.

De um modo geral eu gostei da distribuição e do formato em caixas preto e brancas. Ele é fácil de consultar e claro.

Ali no canto direito pode ser vista uma tabela muito interessante com o tamanho relativo de alvos para armas de fogo e modificadores que podem ser empregados para distância. É uma coisa simples, mas que sempre deixava dúvida.

Mas os Screens não podem ser apenas uma divisória, eles devem oferecer algum bônus.

Muitas vezes o screen vem com fichas de luxo, textos de personagens principais, aventuras etc... esse novo Screen de Call of Cthulhu traz um poster.

E que poster! Medindo 56 cm x 86 cm, a imagem se refere a um Vademecum dos Cthulhu Mythos com a Hierarquia das Entidades que compõem essa Mitologia.

A arte é sensacional, remete a um daqueles livros de páginas amareladas com gravuras estranhas e caligrafia incompreensível.

Os responsáveis por esse desenho são os artistas franceses Christian Grussi e El Théo. O poster é muito bacana, cheio de detalhes e inscrições.


Essa roda que ocupa a posição central do poster mostra a posição das principais entidades e criaturas dos Mythos desde Outer Gods até as criaturas mais comuns, passando pelos Elder Gods e Great Old Ones.

Mais uma vez ele foge do lugar comum que seria mostrar monstros e criaturas dos Mythos.

Mal posso esperar para ver como esse poster vai ficar quando eu mandar enquadrar. Sem dúvida vai ficar uma maravilha em uma sala de jogos.

5 comentários:

  1. Belo shield! E estou precisando de um novo, pois aquele azulzinho velho de guerra já deu o q tinha q dar!

    Mamedes

    ResponderExcluir
  2. Belíssimo screen!!! Agora é tentar conseguir o meu! :P

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Tem a possibilidade de você scanear o screen
    para eu refazê-lo e disponibilizá-lo para download
    Também estou interessado nas traduções, cajo haja alguma
    sou Designer e Editor Gráfico, e estou à disposição,
    a muitos anos Jogo Call of Cthulhu, e percebo o problema
    de muitos amigos que não dominam muito bem o inglês...

    Abraço!

    ResponderExcluir