terça-feira, 14 de junho de 2011

Artefatos tenebrosos - Parte 1: Lotes 1 a 6

O Leilão de Objetos Ligados ao Ocultismo realizado pela Universidade Miskatonic e organizado pela Casa Morrison contou com 13 Lotes.

Abaixo a relação dos objetos que fizeram parte do Leilão e uma pequena descrição deles:

Lote 1: OBJETOS DE VODU
Haiti, século XVIII
Três itens que oferecem uma visão antropológica da religião vodu. A mão da Glória usada para abrir os caminhos, a boneca vodu tradicional objeto utilizado para amaldiçoar e velas criadas a partir de gordura humana.

Dentre os boatos, alguns davam conta de que o Lote Vodu pertencera no passado a Marie Laveau a mais conhecida sacerdotiza Vodu de Nova Orleans. A Mão da Glória é uma mão humana decepada coberta por cera de tal maneira que os dedos se tornam pontas de vela. As velas de gordura supostamente permitem que fantasmas sejam vistos em sua fumaça nauseabunda.

A Coleção de itens Vodu com a Mão da Glória em sua primeira versão (menos impressionante)


E aqui está a segunda versão da Mão da Glória bem mais bizarra com os símbolos arcanos, a base e é claro o tratamento com betume. A Mão da Glória foi construída por Luciano Tolkien.

Lote2. MINIATURA DE SARCÓFAGO EGÍPCIO
Egito, Século V A.C.
Em pedra esculpida, altura 18 cm por 7cm de profundidade. Item original descoberto durante escavações no Vale dos Reis em 1921 empreendidas pela Universidade Miskatonic. As inscrições no interior se referem ao Faraó Nephren-Ká.

Algumas pessoas comentavam que os membros da Expedição que participou da descoberta do Templo dedicado a Nepheren-Ká morreram em acidentes trágicos. Há boatos de que uma maldição ancestral repousa sobre esse objeto.


Lote3. VASO CHINÊS COM AS CINZAS DE LO PAN
China, século III A.C.
Vaso Ming que supostamente contém as cinzas de Lo Pan conselheiro e feiticeiro na corte de Qin Shi Huang, o Primeiro Imperador da China.


Rumores afirmavam que uma seita de monges havia destruído o Vaso e que as cinzas de Lo Pan haviam sido espalhadas ao vento. Verdade ou mentira, o vaso foi adquirido em um leilão na conceituada Casa Sotheby em 1906.


O Vaso era originalmente nessa forma, é o tipo do item que realmente não deu trabalho. A não ser convencer a minha esposa a permitir o seu uso.

Lote4. MANUSCRITO DE SEDEFKAR
Turquia, século XII
Manuscrito tatuado em pele humana. Item central em um culto ativo na Idade Média.

O Manuscrito, escito em árabe por um feiticeiro chamado Sedefkar era um dos itens sagrados para o Culto do Skinless One, uma das Faces adotadas pelo tenebroso Nyarlathotep. O Culto esteve próximo de obter sucesso em um de seus esquemas em 1925, mas um grupo de corajosos investigadores conseguiu detê-los. O manuscrito foi posteriormente doado para a Universidade Miskatonic.

O Manuscrito foi feito em papel vegetal envelhecido e com as pontas rasgadas e queimadas. O papel foi desbotado com suco de limão e essência de baunilha e depois passado à ferro para ficar amarelado.

Eu chapei o "manuscrito" em duas placas de plastglass sobre uma folha de papel veludo preto.

Lote 5. QUADRA “A Ceia dos Malditos”
Estados Unidos, 1922
Óleo sobre tela assinado pelo artista de Arkham Richard Uphan Pickman.

A mórbida obra de Richard Pickman é famosa entre círculos de ocultistas e entusiastas de sua curiosa arte. A Obra em questão entitulada "A Ceia dos Malditos" é parte de uma série composta de outros três quadros a respeito de terrores noturnos. Os demais estão em poder de colecionadores, mas sabe-se que um deles foi danificado com ácido quando estava em exposição no Museu de Nova York.


O quadro foi feito a partir de uma imagem achada na internet. Eu coloquei a tatuagem em espiral na gravura pois fazia parte de um plot de jogo. Eu emoldurei ele sobre um outro quadro que já estava pronto.


Lote 6. O SUDÁRIO NEGRO
Alemanha, supostamente século I
O infame Sudário Negro de Düsseldorf, o pano que supostamente teria envolvido Judas Iscariotes. Resgatado durante as Cruzadas no século XIV ele foi levado para a Europa e ficou em poder de uma Família nobre em Dusseldorf.

As lendas dizem que o Sudário foi o causador de uma das primeiras ondas de Peste Negra que assolou a Alemanha. Há boatos que ele teria sido incendiado por populares, mas ele ressurgiu no século XVIII em Berlin.

O Sudário foi um item incrivelmente simples de fazer. É um tecido de linho branco que foi amarelado por Chá Preto. O efeito não foi bem o desejado e então fiz outro com betume aquoso. O tom amarelado foi reforçado em alguns pontos por pó de carvão. Muito trabalho para um item que ficou dentro de um saco o tempo todo.

3 comentários:

  1. Ola, muito legal os objetos, parabens estão muito bem feitos, eles farão parte de um Live-Action? Fiquei curioso de ver os catalogos, poderia postar uma imagem ampliada deles?
    Mandei um email para sua conta no gmail, quando tiver tempo por favor responda.
    Abraços
    Rafael

    ResponderExcluir
  2. Sensacional! Ótimos Handouts! Queria eu ter tamanha habilidade!

    ResponderExcluir
  3. as velas ficaram INCRIVEIS! Favor postar o procedimento de fabricação hehe, ou vcs já compraram prontas?

    ResponderExcluir