quinta-feira, 16 de junho de 2011

Artefatos tenebrosos - Parte 2: Lotes 7 a 13

Continuando a lista de itens do Leilão:

Lote7. Amuleto de ProteçãoInglaterra, c. 1525
Esculpido em pedra
Símbolo arcano protetor criado pelo ocultista e alquimista Paracelsus. Posteriormente pertenceu a John Dee, astrólogo da Rainha Elizabeth I.

Este amuleto de proteção, na realidade um Símbolo Ancião (Elder Sign) foi construído e moldado em gesso e depois pintado pelo Luciano Tolkien. Ficou perfeito!

Ele já apareceu anteriormenteaqui no Mundo Tentacular e é claro, nãopoderia ficar de fora do Live Action.


Lote8. Partituras da Opera Massa di Requiem per Shuggay
Itália, c. 1768
Partituras originais redigidas pelo compositor Benvento Bordighera. Conhecida como a Ópera Profana.

As partituras deram muito trabalho para serem feitas. Não pelo material, folhas d epapel pardo cortadas e queimadas nas pontas e envelhecidas, mas pelos detalhes das notas musicais. Eu não conheço nada de música e menos ainda de notação, mas descobri que no século XVI muitos compositores usavam as suas próprias marcações para confundir quem tentasse copiar suas obras. Então dei asas à imaginação e criei uma série de símbolos bizarros para a ópera maldita.

No fim coloquei ela em uma chapa de plástico transparente.

Lote9. Caixa pertencente à Elizabeth Bathory
Hungria, c. 1592
Cubo com 7 cm, folheado em latão e bronze, interior em madeira. Conhecido nos círculos ocultistas como “A Configuração dos Lamentos”

Desde o início o cubo maldito do filme Hellraiser fazia parte de nossos planos para os itens do Leilão. Incluímos o trecho que ele era um objeto de estimação de Elizabeth Bathory uma dama medieval que tinha fama de se banhar com o sangue de donzelas para preservar a sua beleza.

Ironicamente o cubo quase ficou de fora pois eu pensei que ia ser extremamente difícil construir a nossa versão. Mas não... foi um ds itens mais fáceis já que tudo o que precisamos foi um cubo de madeira (desses que vendem em loja de artesanato), papel e cola. O desenho foi baixado na internet, colorido e depois colado em cada lado. O resultado final foi ótimo.

Com a cúpula de vidro, ninguém dizia que ele era feito de papel.

Lote10. Máscara de Pedra
França, século II
Esculpida em pedra, resquício dos cultos de druidas que atuavam na região de Averoigne e que foram destruídos pelos romanos.

A "Mascara de Pedra" na verdade é um item extremamente curioso que estava na casa do Rodrigo (um dos mestres do Live). Quando vi ele na estante sabia que podia fazer parte do Live pois parece realmente uma coisa saída dos Mythos de Cthulhu.

A associação à Tsathogua foi imediata: a boca rasgada e a língua que se projeta dela são típicas do Deus Sapo. O melhor de tudo é que ele estava pronto! Não precisamos fazer nada, ele é feito de madeira mas pintado de cinza lembra pedra e estava arranhado a ponto de parecer realmente uma relíquia do século II. Foi um dos itens que mais fez sucesso!

Lote11. Placa de Pedra com escrita NaacalAtlântico Norte, desconhecido
Fragmento de uma placa em pedra esverdeada com inscrições em caracteres desconhecidos, supostamente naacal.

A Placa Naacal (com os caracteres da lendária Atlântida) também é um dos itens da coleção do Luciano Tolken. Construído com gesso, massa e pintado com tinta verde estava perfeito. O desenho em relevo é de um horror lovecraftiano de primeira grandeza.

O fato de estar quebrado na metade gerou um plot bem legal em que os investigadores tentavam recuperar as duas partes. Apenas uma não era o bastante para decifrar inteiramente os misteriosos símbolos.

Lote 12. Carranca Africana
África Ocidental, c. século XVII
Entalhada em madeira e decorada com conchas, vidro e pedras. Usada em rituais tribais para espantar espíritos malignos e demônios.

Mais um item que já veio pronto de casa. A Carranca era um item africano (na verdade era made in Bahia) ligado a um culto de Nyarlathotep, a Língua Sangrenta. Vendo a Carranca dá para acreditar nisso...

O negócio é realmente medonho pois as peças decorativas feitas de vidro, contas e conchas concedem um aspecto no mínimo bizarro. O que dizer desses dentes serrilhados e pontudos em forma de concha?
Lote 13. Idolo pré-histórico
Ilha de Ponape, Oceano Indico
Ídolo esculpido em pedra com 14 cm de altura.
Resgatado pela Expedição Miskatonic na Índia em 1890

O Lote final tinha que ser um ídolo de Cthulhu inspirado no ídolo encontrado no Conto "The Call of Cthulhu". Não só porque é um Live Action de Call of Cthulhu, mas porque é um clássico.

O nosso foi comprado pronto e encerrado numa cúpula ogival parecia realmente uma peça antiga de museu ou coleção. Na estória, o ídolo vinha da misteriosa Ilha de Ponape, na costa da India e era um objeto sagrado das ferozes tribos Tcho-Tcho que habitam essa ilha no Oceano Indico.

À seguir: Mais alguns props do Live

Um comentário:

  1. Vcs tem que avisar quando vão fazer essa Live Action. Uma feira de RPG feita numa dessas escolas catolicas toda de tijolo iria ser um cenario perfeito.

    Até se o jogador for de cosplay da epoca o personagem poderia ganhar um "bonus" pra compra dos itens

    ResponderExcluir