terça-feira, 19 de julho de 2011

Evento Saia da Masmorra - Aventura A herança do tio Timoth, do Blood Brothers



Quem é veterano em Call of Cthulhu deve conhecer os infames livros da coleção Blood Brothers lançados pela Chaosium no final da década de 80 e começo dos anos 90.

A idéia por trás de Blood Brothers é descontrair de vez com temas mais leves que invocam o ar nostálgico das produções B de cinema. As estórias não são necessariamente coerentes, muitas vezes são propositalmente trashes, os personagens são totalmente descartáveis e o horror é muito mais camp.

As regras são as mesmas de Call of Cthulhu clássico, mas os Mitos saem de cena e abrem passagem para monstros e horrores mais "corriqueiros" - porque não dizer, mundanos. Embora o Grande Cthulhu esteja na capa -armado com uma moto-serra! - as estórias envolvem zumbis vagarosos famintos por miolos, vampiros vestindo capa e com sotaque do leste europeu, múmias cobertas por ataduras amareladas, psicóticos com a face coberta por máscara de Hockey, refugos de experiências nazistas mal ajambradas, mãos assassinas, carros possuídos por espíritos malignos, licantropos reticentes e outras coisas meio assustadoras e meio cômicas...

O resultado são estórias com um ar por vezes meio tosco, mas incrivelmente divertidas, bebendo da fonte de clássicos de terror baratos como O Elevador Assassino, Ssss - O Homem Cobra, A Ambulância da Morte e Império das Aranhas, de séries como Além da Imaginação e Creepshow e de quadrinhos de terror como Contos de Além da Cripta.

Sábado passado, tive a oportunidade de jogar uma aventura de Blood Brothers no evento mensal do Saia da Masmorra que acontece mensalmente na galeria da Point-HQ em Ipanema. O mestre foi meu xará L uciano Tolkien e a aventura, "A Herança do Tio Timoth" foi divertida demais!

A aventura tinha uma premissa mais do que clássica envolvendo uma enorme herança disputada por seis herdeiros avarentos, gananciosos e dispostos a tudo para abocanhar uma fatia maior da fortuna do falecido Tio Timoth.

Logo no início os candidatos à herança se reuniam na isolada e fantasmagórica mansão da família na Nova Inglaterra, local que no passado foi palco de tragédias e acontecimentos inexplicáveis. O Tio Timoth morreu naquela casa e deixou uma enorme soma de dinheiro para ser repartida pelos seus amados sobrinhos. Mas para ver a cor do dinheiro, estes tinham de respeitar uma condição: passar duas noites na mansão. Aqueles que deixarem a propriedade seriam cortados da divisão dos bens e ficariam sem um caraminguá. Além disso, a fortuna estava escondida e precisava ser encontrada.

Essa foi a senha para uma série de traições, trairagens e pilantragens... e, é claro, terror legítimo na forma de uma diabólica criatura que espreitava das sombras disposta a eliminar cada um dos presentes de forma sangrenta. Seria o suficiente para espantar qualquer um, mas a ganância desde o início falava mais alto.

Estou tentando não revelar muito a respeito, pois com a devida vênia pretendo mestrar essa mesma estória para outros jogadores aproveitando os excelentes handouts que o guardião produziu para a aventura.

A seguir algumas fotos da mesa de jogo:

O grupo de jogadores e o mestre após a aventura. Metade dos personagens acabou morrendo nas armadilhas aterrorizantes da Mansão do Tio Timoth. Meu personagem até saiu vivo, mas em condições tão medonhas que talvez fosse melhor ele também ter encontrado o seu destino.

A coleção de excelentes handouts produzidos pelo Luciano Tolkien para a aventura.

Tudo bem, esse prop pertencia a aventura da mesa ao lado (do RPG inspirado em Evil Dead), mas tinha tudo a ver com o clima de Blood Brothers.

Os jogadores exploram a mansão do Tio Timoth em busca de pistas que os levem até a incrível fortuna escondida em algum aposento. Sequer podiam imaginar que algo muito mais terrível esperava por eles.

O guardião em um momento de interpretação profunda, descrevendo a reação de uma criatura atingida por um coquetel molotov. Burn, baby, burn!

Grande aventura, que venham outras da série Blood Brothers.

7 comentários:

  1. Luciano, este evento ocorre em que data?

    ResponderExcluir
  2. Blood Brothers é demais!! Prefiro o segundo exemplar da série, de onde já mestrei algumas pérolas trash, como Chateau of Blood and Simply Red. Excelente maneira de varia o ritmo de uma campanha.

    E aq em SP, nada de evento assim...

    ResponderExcluir
  3. Opa Daniel.

    Ele acontece todo o mês em Ipanema, na Point HQ. O próximo é dia 20 de Agosto.

    ResponderExcluir
  4. Clayton, não tem como conversar com o pessoal da Devir?

    Aquele espaço na entrada da loja com mesas não estaria disponível? De repente seria questão de conversar com eles à respeito, quem sabe liberavam aquela área..

    ResponderExcluir
  5. Luciano, dia 20 de agosto não poderei mas pretendo ir em Setembro!

    ResponderExcluir
  6. Cara quem quiser e puder ir vá! O Saia da Masmorra se propõe a ser um evento só para RPGs indie e ou cult (old school) antigos e desconhecidos! Lá vc jogará pérolas com o Alien o RPG, Kobolds eat my baby, Jogos de RPG sobre 1° e 2°, Rastro de Cthulhu (mestrado pelo nosso querido amigo Luciano "Cthulhu" Giehl, Dangerous Jorney do Gary Gygax entre outros!!! :-)

    ResponderExcluir
  7. Opa Daniel, aparece sim para jogar.

    E para que eu possa te devolver o baralho dos Mythos. ;-)

    ResponderExcluir