quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Visões de Yaddith - Párias do universo vivendo entre nós (Estatísticas para Rastro de Cthulhu)

Na vastidão do universo, existem espécies alienígenas que a humanidade sequer pode imaginar, algumas vivendo entre nós em segredo como os misteriosos habitantes de Yaddith.

A melhor fonte de informações sobre Yaddith e suas estórias, é uma coleção de poemas curtos chamada Visões de Yaddith (que mencionam Xoth brevemente). O diário de um pesquisador do Mythos chamado Harrington Paine também possui informações fragmentárias a respeito de Yaddith, embora essas anotações sejam uma leitura complicada que ais parecem devaneios de um louco. Finalmente, os raros Fragmentos de Nhing (textos no acervo da Universidade de Beijing desde 1903) também relatam a história de Yaddith, de seu povo e da sua triste sina.

Yaddith se localiza entre cinco sóis multi-coloridos, mas é mais próximo de Deneb. Deneb é uma das estrelas mais brilhantes em nosso céu a despeito de estar a 1400 anos luz de distância. Ela fica na constelação de Cygnus, e seu nome é o árabe para "cauda".

A estória de Yaddith, conforme revelada no "Visões" é trágica. Ela fala de uma civilização avançada que habitava a superfície do planeta, os Nug-soth ou Yaddithians. Essa raça alienígena era formada por seres humanóides com características insectóides que eram ao mesmo tempo cientistas brilhantes e praticantes de magia. As cidades de Yaddith, construídas com prédios negros que tocavam os céus esverdeados eram um verdadeiro testemunho à genialidade desse povo. Isso até a chegada dos Dholes.

Não se sabe ao certo como ocorreu, mas é possível que os próprios Yaddithians tenham de alguma forma invocado os Dholes ou talvez desagradado Shub-Niggurath, sua divindade principal. O fato é que os colossais Dholes foram atraídos para os subterrâneos de Yaddith dando início a uma sangrenta guerra entre as espécies. Os nug-soth não estavam preparados para um adversário tão terrível e uma a uma, suas cidades foram devastadas pelos ataques dos titânicos vermes.

Prevendo o fim que se aproximava, os Yaddithians sondaram 28 galáxias em busca de mundos que pudessem recebê-los. Para essa tarefa eles usaram a mais fantástica de suas invenções, os Envelopes de Luz, aparatos capazes de transportar seus passageiros através de distâncias incomensuráveis do cosmos. Aqueles que exploraram a vastidão em busca de um porto seguro, acabaram sendo os únicos sobreviventes da espécie. Os Dholes eliminaram cada um dos Yaddith em seu mundo natal e quando o planeta foi totalmente destruído, continuaram empreendendo uma caçada por aqueles que fugiram. Não se sabe as razões deste comportamento, mas Dholes continuaram surgindo em mundos onde colônias Yaddith tentam prosperar levando o caos e a morte por onde passam. Qualquer planeta que recebe uma colônia Yaddith corre um sério risco, uma vez que os Dholes não distinguem outras formas de vida em sua vingança cega.

Há indícios de que exploradores de Yaddith já visitaram a Terra usando seus Envelopes de Luz. O risco destes párias serem descobertos por Dholes é considerável, sobretudo se uma colônia numerosa um dia se estabelecer em nosso planeta. Até o momento, os nug-soth residentes em não chamaram a atenção de seus perseguidores, mas se isso um dia acontecer todas as formas de vida locais estarão em terrível perigo.

Habitantes de Yaddith
Raça Independente Menor

"Dotados de garras e um exo-esqueleto quitinoso negro e brilhante... rugosos, parcialmente escamosos e curiosamente articulados de uma forma insectóide que se assemelhavam a uma caricatura humana".

Os habitantes de Yaddith são uma raça de insetos humanóides de exploradores alienígenas sem um planeta natal.

Essas criaturas medem entre 1,50 e 1,80, mas caminham encurvadas como se tivessem dificuladdes para se mover uma vez que não estão adaptados a nossa gravidade. Seus corpos são cobertos por um exo-esqueleto resistente de quitina negra que pode suportar até disparos de armas de fogo. O tronco é segmentado e dotado de três pares de membros, sendo quatro braços (um deles vestiginal) e um par de pernas. Os membros superiores terminam em mãos articuladas com cinco dedos finos e ágeis. Os pés são longos e com grossas cerdas sensoriais. A cabeça é envolvida por uma carapaça protetora e apresenta um par de olhos (adaptados a visão noturna) e uma mandíbula em forma de probocis.

Eles se alimentam de seiva vegetal, mas podem se adaptar a outras formas de sustento inclusive de alimentos sólidos como carne. Respiram com dificuldade em nossa atmosfera rica em nitrogênio e parecem se cansar com facilidade nesse ambiente.

A maior conquista científica dos Yaddithian são os Envelopes de Luz, máquinas de aspecto alienígena semelhantes a pirâmides de metal. Quando acionadas elas vibram violentamente e produzem um zumbido subsônico. Os Envelopes de Luz em geral transportam um único explorador, mas máquinas maiores podem ser usadas para levar uma grande quantidade de passageiros. Não parece haver limites de distância que essas máquinas podem viajar e seu funcionamento está simplesmente muito além da compreensão humana.

Ao longo da história, Yaddithians tentaram se estabelecer na Terra, mas felizmente nosso ambiente não é o ideal para a formação de colônias. Sabe-se que grupos deles tentaram sobreviver em diferentes regiões do planeta: na China, Peru e por um curto período de tempo na França (durante a Era Napoleônica uma colônia tentou se estabelecer em Paris). Yaddithians são atraídos por grandes centros urbanos, criando refúgios e vivendo de forma clandestina lidando com a primitiva tecnologia existente. Eles costumam recolher objetos - em sua grande maioria sucata e lixo para adaptar a outros usos. Quando vivem próximo a sociedades humanas eles tentam não chamar a atenção e disfarçam suas feições com trajes pesados.

Nenhuma colônias Yaddith prosperou na Terra, mas por alguma razão os Nug-soth continuam visitando nosso planeta. Eles tem uma grande curiosidade sobre nossa espécie, mas tendem a ver a humanidade como uma raça extremamente simplória na qual não podem confiar.

O povo de Yaddith é descrito em detalhes para Call of Cthulhu no Creature Companion e no Malleus Monstrorum, mas não há uma versão para Rastro de Cthulhu, desse modo resolvi improvisar uma versão dessa interessante raça alienígena.

Estatísticas para Rastro de Cthulhu

Habilidades: Atletismo 7, Briga 5, Armas de Fogo 6, Vitalidade 8

Limiar de Acerto: 3

Modificador de Furtividade: +2

Ataque: -1 (garras), +1 (arma elétrica). As garras dos Yaddithians são curtas mas afiadas e podem ser usadas ofensivamente. As suas armas elétricas se assemelham a pulseiras de metal usadas ao redor do pulso, elas podem ser disparadas a uma distância curta (8 metros) e causam um choque no alvo. Descarregadas a queima roupa (através do toque) elas podem eletrocutar um oponente (ampliando o dano para +3).

Armadura: -2 contra tudo (exoesqueleto de quitina)

Perda de Estabilidade: +1

Investigação:

Coletar Evidência: Parecia ser o refúgio de um vagabundo ou de um morador de rua. As tralhas espalhadas pelo aposento foram construídas com sucata e objetos do dia a dia amarrados, atados ou unidos para desempenharem outras funções. Tudo isso é estranho, incomum e causa uma inquietante sensação de que seu propósito não se aplica a nada que uma pessoa normalmente criaria.

Sentir Perigo: É um cheiro desagradável impregnando o lugar. O fedor de insetos, umidade e mofo, mas diferente de tudo o que você já sentiu. E espere que barulho é esse? Parece um zumbido...

Manha: Você deve estar se referindo a aquele vagabundo esquisito que anda para baixo e para cima empurrando aquele carrinho de mão cheio de sucata. Ele sempre está vestido dos pés à cabeça com farrapos com aquele sobretudo, chapéu e cachecol velhos. Ninguém viu seu rosto mas ele só sai à noite e anda coxeando pelas sombras, nunca fala com ninguém e ninguém parece falar com ele.

Reparos Elétricos: A pirâmide de metal brilha com uma luminosidade própria, quando você se aproxima fica evidente que ela emite eletricidade estática pois seus cabelos começam a ficar de pé. Essa coisa não parece estar ligada a nenhuma fonte externa, mas é como se ela estivesse gerando sua própria energia.

Idéias para cenários com Yaddithians:

- Um explorador Yaddithian se estabelece em uma grande cidade e passa a viver no porão de um prédio abandonado em uma vizinhança perigosa. O explorador não planejava se estabelecer na Terra, mas seu Envelope de Luz precisa de reparos urgentes e ele necessita consertar o veículo para seguir para a próxima etapa de sua jornada. Infelizmente três Dholes - da variação menor e mais inteligente - seguem o explorador e começam a rastrear seus passos. As criaturas se estabelcem em um posso de elevador desativado e enquanto tentam encontrar o Yaddithian passam seu tempo se alimentando de moradores de rua e indesejados. Logo se espalha um boato de que pessoas estão desaparecendo nas ruas. Os investigadores - jornalistas, assistentes sociais, policiais ou benfeitores - tem que descobrir o que está acontecendo e determinar oq ue está acontecendo com as pessoas que sumiram.

- Uma pequena colônia Yaddithian começa a construir uma base numa cidade da Terra. Eles tencionam construir um Envelope de Luz capaz de transportar um grande número deles para o planeta. Infelizmente os planos fracassam e o veículo acaba transportando para a Terra uma criatura alienígena perigosa que escapa (talvez uma Cor ou um Vampiro das Estrelas). Os Yaddithian precisam encontrar essa criatura e destruí-la antes que a ação dela coloque em risco seus planos. Os investigadores se envolvem na confusão, tentando descobrir o que estaria acontecendo na vizinhança.

- Um grupo de Yaddithians firma um acordo com um bando de cultistas para trocar conhecimento místico por ajuda. O culto presta apoio aos alienígenas fornecendo a eles material para a construção de alguma máquina que impeça os dholes de descobrir sua presença no planeta. Mas será que os Dholes ficarão afastados por muito tempo? E o que os cultistas farão com acesso a magia e tecnologia superior?

- O refúgio secreto de um explorador Yaddithian é descoberto e o governo se interessa em saber mais a respeito das estranhas máquinas construídas pelo alienígena. Os investigadores são incumbidos de rastrear quem construiu os estranhos objetos e capturar a criatura com vida para que ela possa compartilhar seu conhecimento.

- Um grupo de investigadores encontra um Envelope de Luz e acidentalmente embarca em uma jornada através dos confins do cosmos... ok, essa é uma idéia meio surtada, mas seria legal ver o que acontece com um grupo que acaba acidentalmente acionando uma dessas máquinas e aparecendo em um planeta alienígena (Yuggoth? Celaeno?).

Um comentário: