domingo, 6 de novembro de 2011

Unboxing: Bookhounds of London e The Book of The Smoke para Rastro de Cthulhu

Olá para todos, estou de volta das férias...

Nada como chegar em casa e encontrar um pacote como esse esperando:

O pacote em questão foi enviado pela Pelgrane Press. Foi minha primeira compra com a editora e fiquei bastante satisfeito.

Apesar de não ter sido um pedido dos mais baratos, a Pelgrane entregou os livros em um envelope de papel pardo resistente revestido com plástico bolha. Os livros chegaram sem um arranhão e dentro do prazo estipulado.

É muito provável que após essa experiência eu me torne um freguês assíduo da Pelgrane e de seu excelente sistema de entrega.

Mas vamos falar um pouco do recheio do pacote.

O primeiro livro é "The Book of the Smoke - An Investigator's Guide to Occult London" - O Livro da Fumaça - Um Guia para o Investigador do Oculto em Londres.

Esse pequeno livro com 146 páginas é realmente muito interessante! Uma das coisas que chamam a atenção é que o livro não contém nenhuma regra de jogo, absolutamente nada de regras ou estatísticas. Trata-se de um manual para o viajante, com as principais informações a respeito do mundo sobrenatural (e secreto) existente na Londres dos anos 30.

Escrito como se fosse um verdadeiro manual, o livro é dividido em tópicos que apresentam vários lugares interessantes e endereços curiosos na Capital do Império Britânico.

As páginas transbordam de idéias: contatos para os investigadores, rumores bizarros a serem estudados, locais que merecem ser visitados e inúmeros ganchos para criar cenários usando Londres como pano de fundo.

Uma das grandes sacadas a respeito desse livro é que ele pode ser usado como um prop de campanha. Entregue aos aos jogadores, fornece uma espécie de mapa que lhes permitirá perambular pela cidade em busca de seus segredos mais obscuros.

Até agora, tive tempo apenas de folhear algumas páginas e ler alguns tópicos, mas o que encontrei parece muito promissor. Realmente esse livrinho contém inúmeras idéias e é indicado para qualquer mestre de RPG (não importa qual sistema) que pretenda usar Londres em suas estórias no reino do sobrenatural.

A riqueza de detalhes, as curiosidades desencavadas e a criteriosa pesquisa feita pela autora (Paula Dempsey) apresentam uma cidade opressiva, com um vasto histórico místico, repleta de segredos perigosos e horrores ocultos.

Adorei a maneira como os textos são escritos, como se fossem narrativas verídicas à cerca das localidades fantasmagóricas, monumentos decadentes e casas de fama duvidosa visitadas pelo autor durante suas pesquisas. As belíssimas ilustrações, quase todas desenhos de época em preto e branco conferem um ar de sóbria autenticidade ao material e tornam um prazer folhear suas páginas.

O livro teria sido escrito no ano de 1933 por Augustus Darcy, um ocultista de renome, membro de uma sociedade hermética devotada ao estudo do sobrenatural.

A introdução, escrita por um amigo de Darcy, explica que pouco depois de concluir o seu trabalho, ele teria sido misteriosamente assassinado. Nas páginas do livro podem ser encontradas pistas a respeito de quem desejava impedir que esse tratado viesse à público. Ele pode ser usado como base para uma aventura onde os personagens investigam a morte do próprio Darcy seguindo os seus passos. O que não falta são idéias para aproveitar esse manual.

O segundo livro é ainda mais impressionante.

Bookhounds of London não é apenas um módulo para Rastro de Cthulhu, está mais para uma ambientação dentro da ambientação.

Ele trata do perigoso mundo dos caçadores de livros, homens e mulheres devotados a investigar o paradeiro e recuperar tomos raríssimos de conhecimento arcano. Os personagens típicos dessa ambientação não são agentes federais ou acadêmicos em busca de respostas, mas detetives com uma especialização bem incomum contratados por ricos colecionadores, satanistas com objetivos escusos ou auto-proclamados feiticeiros para encontrar livros malditos desaparecidos ou aparentemente destruídos.

Os personagens exploram esse submundo, vasculhando bibliotecas secretas, se infiltrando em cultos medonhos que detém manuscritos, participando de leilões fechados ou negociando informações com gananciosos concorrentes à procura dos mesmos tesouros esotéricos.

A ambientação é riquíssima e permite ao guardião apresentar uma nova proposta para seus jogadores. Diferente da investigação habitual em que os personagens são envolvidos pelas circunstâncias ou surpreendidos pelos horrores que encontram inadvertidamente.

Aqui, os personagens sabem muito bem com o que estão lidando e não são indivíduos inocentes em questões envolvendo ocultismo. No papel de detetives cínicos devotados a vasculhar os porões do mundo sobrenatural, eles podem se dar ao luxo de mergulhar de cabeça em interpretações mais sórdidas, como verdadeiros mercenários envolvidos com uma clientela de péssima reputação.

O material de apoio que acompanha o livro concede fartos recursos para o guardião criar cenários envolvendo a busca por livros e manuscritos raros. Ele apresenta novos livros dos Mythos, livros ocultos, ocupações específicas para caçadores de livros, novas habilidades úteis nesse ramo de atividades e regras opcionais bem interessantes. Eu gostei muito das regras para criação de livrarias, a base de operações dos bookhounds. Através dela o guardião cria um vínculo entre os personagens e concede um arcabolço de ganchos para novas investigações.

Mas Bookhounds não é apenas um guia para cenários envolvendo livros velhos, ele é bem mais do que isso.

O livro apresenta uma infinidade de informações à respeito da Londres dos anos 30, uma cidade ao mesmo tempo moderna e cosmopolita, mas que esconde um passado ancestral de magia e misticismo. Bookhounds contém tudo que é necessário para utilizar Londres como a base para cenários curtos ou longas campanhas na Capital do "Império onde o sol jamais se põe".

Há capítulos que se referem especificamente aos cultos e sociedades secretas agindo nas sombras, seus planos e objetivos, bem como uma longa lista de monstros e criaturas dos Mythos que espreitam nas ruas cobertas pelo nevoeiro londrino.

Além disso tudo, há um cenário pronto com 25 páginas que serve como trampolim para lançar os jogadores no mundo dos caçadores de livros. O nome é no mínimo sugestivo: "The Whitechapel Black-Letter", que deve envolver o mistério de Jack, o estripador.

Ah sim, não posso esquecer de mencionar um dos detalhes mais suculentos sobre esse livro.

Bookhounds possui nada menos que 32 mapas em pranchas coloridos da cidade de Londres e lugares importantes dentro dela, o que inclui as plantas do Museu Britânico, o sistema de metrô, a National Gallery, o Palácio de Buckinghan e a Catedral de St. Paul. Esses mapas são nada menos que sensacionais, não por acaso eles foram indicados nos Ennies 2011 na categoria Melhor Cartografia.

Os mapas são devidamente assinalados com um índice das localizações e coordenadas para facilitar a vida do guardião. Melhor ainda, o Book of Smoke contém informações que podem ser usadas junto com o Bookhounds, tornando os dois livros complementares um do outro.

Planta do Museu Britânico.

Planta do Museu Natural de Londres.

Bookhounds of London é um livro de capa dura com 150 páginas e acabamento impecável. Visualmente ele é bastante parecido com o básico de Rastro de Cthulhu tanto em formato quanto em distribuição de conteúdo.

Escrito por Kenneth Hite, o mesmo autor do Livro Básico de Rastro de Cthulhu e com belíssimas ilustrações em preto e branco do genial artista Jerôme Huguenin, Bookhounds é simplesmente imperdível. Eu não poderia recomendar mais a sua compra a qualquer fã de jogos com temática sobrenatural.

Mais do que um excelente livro, Bookhounds é uma demonstração clara de que a Pelgrane já se tornou uma das principais, senão a principal editora a adaptar a ficção de H.P. Lovecraft para o mundo de RPG.

7 comentários:

  1. E enquanto isso a Chaosium...

    Luciano, qto tempo pdemorou para o pacote chegar?


    Mamedes

    ResponderExcluir
  2. O livro parece fantástico!
    Será que existe chance de ser traduzido? *-*

    ResponderExcluir
  3. Parece ser fascinante, principalmente o The Book of the Smoke. Será que a Retropunk se habilita a traduzi-los? Bom, de qualquer forma, vou ter que me livrar dos compromissos da faculdade antes de encomenda-los, mas é ótimo saber que o serviço de entrega da Pelgrane é bom.

    Abcs,
    Drudi

    ResponderExcluir
  4. O meu Trail, Stunning Eldrith Tales e o Keeper Resource/Screen eu comprei direto da Pelgrane tambem, todos entregues sem problemas.

    Quanto a tradução dos livros, a RP tem a intenção de traduzir todos os livros de Rastro quanto possível.

    ResponderExcluir
  5. Mamedes, foram 2 semanas e meia. Serviço mais rápido que o do Amazon, ainda que um pouco mais caro.

    Eu ainda estou lendo, mas realmente é uma excelente pedida para quem se interessa pelo tema (caça à livros proibidos) e pela área (Londres do anos 30).

    ResponderExcluir
  6. Poxa show! Seria incrível ver essa maravilha traduzida para nossos jogadores aqui do Brasil.
    É legal ver material de qualidade com a temática Lovecraftiana, infelizmente a Chaosium ficou anos luz atrás da Pelgrane...

    Ah vale indicar o filme com o Johnny Deep chamado The Ninth Gate traduzido aqui no país como "O Último Portal" que fala exatamente sobre um caçador de livros obscuros....quem não viu veja!!

    ResponderExcluir
  7. Excelente filme de Johnny Deep com temática de ocultismo ao melhor estilo lovercraft, já assisti ele 2 vezes.

    ResponderExcluir