quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Avatar do Terror - Natal é quando o Bom Velhinho vem te pegar




Eu sei, esse artigo já foi anteriormente publicado e republicado. Mas é véspera de Natal e ele parece propício a aparecer novamente aqui no Mundo Tentacular. Então peço desculpas aos leitores que já o leram ano passado (e retrasado!) e lanço novamente a imagem do "bom velhinho" (não tão bom), desejando a todos um FELIZ NATAL e Boas Festas. 

A cena se repete todo final de ano.

Pais em um misto de espírito festivo e vingativo sadismo levam seus pequenos para a tradicional fotografia com Papai Noel.

Nessa época do ano praticamente todas as lojas e shoppings de respeito contratam um Papai Noel. O cenário montado geralmente envolve o bom velhinho devidamente paramentado, uma cadeira de espaldar alto, pacotes de presentes espalhados pelo chão, um pinheiro e (se você estiver com sorte) algumas "Mamães Noel".

As crianças são arrastadas para esse cenário idílico, muitas vezes aos berros, chorando, chutando e gritando em desespero. É de cortar o coração.

Ontem eu estava fazendo compras de Natal e enquanto aguardava numa fila interminável reparei no ritual:

Um casal na fila tentava segurar uma criança que se agitava no colo, para escapar à qualquer custo. O rosto do garotinho, que devia ter uns 2 anos no máximo, estava vermelho e coberto de lágrimas. O pai visivelmente nervoso tentava se controlar contando até 10 para não estragar o clima e a magia daquele momento encantador.

Mais atrás, uma mãe penteava e arrumava uma menininha de uns 3 anos que chorava tão alto e de forma tão medonha que todos os clientes que passavam olhavam. "Ela é uma boba, está com medo do Papai Noel" repetia para qualquer estranho que passava e olhava assustado.

Lá na frente, o Papai Noel se esforçava para acalmar duas crianças de uns 4 ou 5 anos. A menina estava branca, lívida, olhos arregalados. Resoluta de que não adiantaria chorar pois seu destino estava selado. Ela sentaria no colo daquele estranho barbado vestindo uma roupa vermelha. O menino ao seu lado, que imagino, era seu irmão parecia em estado de choque. Ele segurava o pescoço do pai e virava o rosto em desespero cada vez que o bom velhinho tentava esticar a mão na direção de sua cabeça. Quando o pai tentou passá-lo para as mãos do Papai Noel, ele se agarrou com tanta força que nem um pé de cabra o arrancaria dali.


É engraçado que uma figura que traduz o espírito natalino de boas festas desperte tal reação na maioria das crianças. É claro, isso tem a ver com o fato de ser um estranho, vestido com roupas ainda mais estranhas. Pegas de surpresa e obrigadas a fazer aquilo que seus pais sempre disseram a elas para não fazer (ir com estranhos), as crianças obviamente reagem com medo, dúvida e apreensão.


Há alguns anos atrás, um jornal de Chicago lançou uma promoção bastante curiosa. Pediu que os leitores enviassem fotografias de crianças chorando no colo do Papai Noel, as melhores seriam publicadas e ganhariam um prêmio de consolação. O jornal foi inundado por uma avalanche de fotos provando que o fenômeno é muito mais comum do que se pode imaginar.

As melhores fotos deram origem a um livro chamado "Scared of Santa" ("Apavorado com o Papai Noel"). A seleção mostra imagens de crianças simplesmente aterrorizadas diante da perspectiva de enfrentar o bom velhinho.

Diante de tudo isso, passou pela minha cabeça uma daquelas sinistras Teorias Conspiratórias que só a mente desocupada é capaz de formular.

E se Papai Noel fôsse na verdade uma das inúmeras formas adotadas por Nyarlathotep? O Caos Rastejante, usaria esse disfarce acima de qualquer suspeita, como parte de um plano macabro visando incutir na mente das crianças um medo profundo. E estas crianças cresceriam com a semente de um trauma dormente que um dia iria florescer e desabrochar em loucura, terror, medo... a estrada para a queda da humanidade estaria sendo então pavimentada. Natal após natal...


Enquanto eu pensava nessas insanidades, reparei que o Papai Noel sussurrou baixinho algo no ouvido de um menino que imediatamente começou a chorar e gritar. Os pais correram para acudir e o garotinho foi devidamente levado embora.


Nisso, tive a nítida impressão que o Papai Noel olhou na minha direção com um sorrisinho sinistro e algo se agitou em baixo da sua barba branca.

Por sorte, chegou a minha vez na fila: paguei, o vendedor me desejou um Feliz Natal, eu apanhei minhas compras e fui embora sem olhar para trás. E em algum lugar o "Ho-Ho-Ho" pareceu um sonoro e distorcido "Iä! Iä!".


Um Feliz Natal, boas festas e um Próspero ano Novo, são os votos da equipe do Blog Mundo Tentacular.

5 comentários:

  1. Nossa essas fotos em preto e branco de Papai Noel são de verdade? Eu não deixava meus filhos chegarem perto desses dois de jeito nenhum.

    Esse último então parece um assassino em série que roubou a roupa do bom velhinho.

    ResponderExcluir
  2. "...e (se você estiver com sorte) algumas "Mamães Noel"

    "...Teorias Conspiratórias que só a mente desocupada é capaz de formular."

    HAHAHAHAHA. Me divirto com esses posts.

    ResponderExcluir
  3. Papai Noel é uma coisa meio assustadora mesmo. Um estranho com roupas engraçadas e que pode entrar na sua casa a noite sem você saber! Credo!
    Muito bom o post, bem divertido.

    ResponderExcluir
  4. Gostei! Isso me lembra um causo que aconteceu comigo, quando minha mente desocupada traçou um paralelo semelhante: a algum tempo, em uma loja de fantasias de minha cidade, colocaram um molde do bom velhinho escalando a parede pelo lado de fora. Imaginei essa cena a noite, com tudo escuro e crianças dormindo, quando ele entra com seu saco vermelho, onde sabe-se lá o que tem (ou o que não tem e irá ter). O mito pode ser assustador!

    ResponderExcluir