sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Luxo no Orient Express - Como deve ficar a nova versão da Chaosium para a campanha Horror on the Orient Express



Lançada originalmente em1991, Horror on the Orient Express (HotOE) conquistou um lugar de destaque no cenário dos rpg, sendo considerada por muito tempo como "a mais luxuosa campanha lançada até aquela data".

De fato, a caixa contendo 4 livros era belíssima e inovava ao trazer goodies que podiam ser usados como props para realçar a experiência de jogo. Réplicas de passaportes, mapas do trajeto do trem, adesivos para colar em bagagens faziam parte do pacote. Isso sem falar em suplementos escritos com base em uma profunda pesquisa e um nível de detalhismo nunca antes visto em um produto de rpg.

Orient Express era sensacional!

Como os leitores do Mundo Tentacular devem saber, a editora americana Chaosium, criadora do RPG Call of Cthulhu e responsvel pela campanha, anunciou recentemente seus planos de relançar "Horror on the Orient Express". A notícia foi celebrada pelos fãs novos e antigos de Call of Cthulhu.

A venda do produto está sendo feita por um Kickstarter (Sistema de Financiamento) vendido antecipadamente pela internet. A Chaosium esperava arrecadar o valor de US $ 20,000 para bancar o projeto. A resposta foi imediata e em poucos dias, ela não apenas havia atingido a meta como ultrapassado e muito as pretensões estipuladas, o que vai garantir uma série de melhorias no produto final e benefícios para quem adquiriu o pacote.

No momento o Kickstarter está com mais de US$ 120,000 arrecadados e segue em frente oferecendo updates e brindes como camisas, bolsas de viagem, dados, handouts adicionais, livretos etc... uma maneira muito inteligente de atrair os compradores.

Com o sucesso desse projeto é possível que a editora tenha enfim encontrado o caminho certo e possamos ver em um futuro não muito distante outras campanhas clássicas relançadas em edições de qualidade superior. É preciso lembrar que os livros de Call of Cthulhu na Europa já são lançadas faz algum tempo com belo acabamento: papel de qualidade, capa dura, textos adicionais, arte interna renovada e interior totalmente colorido.

A Chaosium lançou a moda das campanhas luxuosas, mas acabou sendo deixada para tráz por editoras européias como a Edge (Espanha), Sans Detour (França) e Pegasus Spielle (Alemanha) que oferecem produtos incríveis. Por muito tempo, os fãs esperavam algo semelhante da Chaosium.

Ainda não se sabe ao certo qual vai ser a aparência da campanha, mas podemos imaginar que dado o interesse e os recursos obtidos, será algo capaz de colocar no chinelo a versão original.

Rumores mencionaram que a nova versão do HotOE será inspirada na magnífica edição italiana da campanha. Se essa informação for verdadeira podemos esperar um belíssimo produto, provavelmente o livro mais bonito lançado pela Chaosium até hoje.

Aqui estão algumas fotos da edição italiana, se o resultado final for semelhante a esse, pessoalmente eu vou ficar muito satisfeito.

Os quatro livros da campanha tem capa capa cartonada colorida e papel couché de alta qualidade.


O material que acompanha o livro inclui handouts melhorados, mapas coloridos e suplementos especiais.


O diagrama do trem (que vinha na caixa original) tem um projeto gráfico mais bem acabado e em papel de qualidade.


O mesmo vale para o mapa do trajeto do Orient Express pela Europa. reparem na qualiadde da impressão desse mapa.
Os Handouts são muito bem feitos. As pistas vindas de jornais contém fotografias, manchetes, propagandas, tudo que ajuda a tornar o jogo mais envolvente e realista.
O livro de bordo do Orient Express (item que já foi confirmado pela Chaosium) é uma espécie de guia para o passageiro que fica sabendo detalhes sobre o funcionamento e serviços disponíveis à bordo do luxuoso expresso.
"Strangers on a Train" é um caderno contendo NPCs e personagens que podem ser incluídos pelo keeper durante a campanha ou personagens que os jogadores podem assumir se necessário. Na versão italiana, esse caderno assume a forma de uma pasta.
Cada NPC apresentado nesse encarte possui uma fotografia.
E no verso as informações de background e estatísticas que pode ser destacada e entregue aos jogadores como uma ficha de jogo.
Os livros em preto e branco possuem novos mapas e textos adicionais com detalhes de cada cenário.
Cada capítulo possui uma folha de rosto.
Há pouco espaço para desenhos, a versão italiana utiliza ao invés disso várias fotografias.
As fotos sãoperfeitas para auxiliar a narrativa do mestre e funcionam como recurso visual para os jogadores.
É claro, não poderiam faltar mapas de cada cidade por onde o Orient express passa. Esses mapas é claro, são os usados na época em que se passa a campanha (1925).
Detalhes sobre as cidades e o que pode se encontrar em cada lugar.
A Campanha é tão detalhada que acompanha até mesmo uma versão do cardápio do restaurante à bordo do luxuoso trem. Esse aliás é outro goodie que foi confirmado na edição da Chaosium.
Reparem na quantidade de fotografias e ilustrações em cada capítulo. Não há uma única página sem ilustração.

Ainda há tempo para quem quiser embarcar no Orient Express...

O Kickstaer encerra suas atividades em 30 de setembro, o preço doproduto final é US$ 60,00 mas vários brindes são oferecidos para quem quiser contribuir com um valor maior.

O endereço é o seguinte:

http://www.kickstarter.com/projects/448333182/horror-on-the-orient-express-a-chaosium-publicatio

Um comentário: