terça-feira, 18 de setembro de 2012

Natureza Selvagem - Tornado de Fogo filmado na Austrália



O cinegrafista Chris Tangey conseguiu filmar algo inesperado enquanto buscava uma locação para filmes nos arredores do deserto de Alice Springs, em pleno Outback da Austrália.

Quase por acaso ele conseguiu filmar um raro fenômeno conhecido como Tornado de Fogo – também chamado de Diabo de Fogo — causado quando ar quente em movimento circular, entra em contato com um incêndio no chão.

Chris de 52 anos, contou: “O tempo estava perfeitamente parado e estava um dia calmo. Então de repente ouvimos um homem gritando: "O que diabo é isso"? e quando virei me deparei com uma coluna de fogo alaranjado com mais de 30 metros de altura subindo na direção do céu".

O cinegrafista estava a cerca de 300 metros da base do tornado, mas segundo ele era possível ouvir o ruído ensurdecedor que "parecia um jato supersônico". As labaredas giravam em um vórtex circular e era possível sentir ondas de calor irradiando dele.

Apesar do nome, os Tornados de Fogo se assemelham mais a vendavais, como aqueles que causam tempestades de areia no meio-oeste americano. São fenômenos climáticos bastante raros, dificilmente capturados em vídeo pois sua duração tende a ser breve. Florestas em chamas e grandes incêndios de combustíveis em áreas abertas sujeitas a fortes ventos convergentes e descendentes criam condições propícias a esse fenômeno.
Pesquisadores estimaram através da filmagem que o "tornado" atingiu a altura de 33 metros e alcançou uma velocidade de 35 Km/h. Chris acredita que o tornado se manteve por cerca de um minuto e meio até perder a força e as chamas se dissiparem.


Segundo os peritos, o tornado registrado tinha potência mediana. Em casos extremos, Tornados de Fogo podem atingir proporções muito maiores, com uma conflagração de até 50 metros de altura, durando vários minutos até se extinguir. Nesses casos, a velocidade dos ventos pode alcançar incríveis 160 Km/h, o bastante para destruír tudo em seu caminho.

Em 1923, após um grande terremoto devastar a cidade de Hifukusho-Ato no Japão, os incêndios resultantes causaram um imenso Tornado de Fogo. Esse tornado com mais de 50 metros, varreu parte da cidade em uma destruição sem precedentes que vitimou pelo menos 38 mil pessoas até se dissipar em menos de 15 minutos. O rastro da destruição foi tamanho que árvores foram arrancadas pela raíz, casas incendiadas pelas fagulhas incandescentes e pessoas carbonizadas em segundos.

Outra tempestade de fogo também varreu uma indústria petrolífera nas proximidades de San Luis Obispo, na Califórnia em 1926. Um incêndio fora de controle causou não apenas um, mas cinco grandes tornados de fogo simultâneos. O lugar teve de ser evacuado e ao longo de quatro dias, centenas de Tornados se formaram até que todo combustível foi consumido. Como resultado uma área com mais de 5 quilômetros de raio foi totalmente devastada. Na época um repórter definiu o cenário: " É como ver o Inferno na Terra".

Aqui está a filmagem feita na Austrália:

name="movie" value="http://www.youtube.com/v/uV5GLeM4sG4?version=3&hl=pt_BR&rel=0">

Na boa, a verdadeira causa desse "fenômeno natural" bem que poderia ser essa:


Todos saúdem Cthugha a Chama Viva que jamais se apaga.

Invocado das estrelas da distante Formaulhaut para trazer a impiedosa benção purificadora do fogo.

Por sinal, que desenho legal esse do Great Old One.

Um comentário: