segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Lâminas de Pulso - Armas de Assassinos no mundo real



Uma Lâmina de Pulso é basicamente uma faca escondida na manga, liberada por acionamento mecânico que faz o gume afiado literalmente aparecer do nada, deixando-a pronta para o ataque. Tais armas foram popularizadas nos último anos nos games da série Assassin Creed. Elas são a arma preferida dos assassinos do jogo e o protagionista utiliza um par delas para eliminar seus alvos de forma rápida, discreta e letal.

A pergunta aqui é a seguinte: "Essas armas existiram em algum momento da história?"

E se sim, quem as fabricou ou usou?

Como acontece na maioria dos casos, a ficção está fortemente amparada pela realidade. Lâminas de Pulso (Wrist Blades ou Sleeve Knives) realmente existiram, chegaram a ser produzidas, embora jamais tenham sido um artigo comum.

Uma típica lâmina de pulso é acomodada em um aparato de couro, fixado no pulso, geralmente por uma correia e fivela, que esconde todo mecanismo. A lâmina retrátil fica guardada em uma bainha, o que evita acidentes e ajuda a disfarçar a sua presença. O mecanismo ejetor funciona com uma simples mola e é acionado por uma corda que desliza para fora da manga e fica presa em um anel, ao alcance do dedo mínimo. O movimento do dedo puxando a corda, libera a trava e a mola automaticamente ejeta a lâmina para fora da manga. Embora seja bastante engenhoso, o princípio é simples. A arma, contudo, demanda prática e treinamento para ser usada corretamente. Um erro de execução pode terminar na melhor das hipóteses com a lâmina presa na manga e na pior com um corte feio.

Outros mecanismos ejetores também podiam ser usados com o mesmo efeito. Um simples mecanismo extensor de deslizamento, idêntico ao que se usa atualmente nas gavetas de escrivaninha de computador, também pode ser empregado. Nesse caso, a bainha precisava ser aberta previamente para permitir a liberação da lâmina. A lâmina podia ser acionada por um movimento descendente do pulso. O mecanismo deslizava até um determinado ponto travando para que a faca pudesse ser usada.

Tudo indica que as Lâminas de Pulso tenham surgido na China.

No Museu de Gugong, existe um documento do século VI que menciona uma reunião realizada entre duas famílias que estavam em guerra. Para colocar um fim às hostilidades os chefes de cada família aceitaram negociar em território neutro com a condição de que ninguém levasse armas a reunião. Os líderes de cada família sentaram ao redor de uma mesa e iniciaram o debate. Quando as discussões de paz chegaram a um inevitável impasse e acusações começaram a ser trocadas, um dos grupos demonstrou sua astúcia traiçoeira revelando ter trazido para a reunião lâminas de pulso convenientemente ocultadas em suas mangas. Pegos de surpresa, seus inimigos não puderam fazer nada e foram massacrados.

Os chineses sempre foram conhecidos pela engenhosidade em conceber armas que providenciassem vantagens estratégicas. Lâminas de Pulso ficavam escondidas até o momento de serem usadas, o que garantia o elemento surpresa.

Na India existem gravuras de armas semelhantes ao katara - facas de soco em forma de H, tradicionalmente fixadas no pulso e usadas para golpear. Diferentemente dos katara (ou katar), estas armas ficavam ocultas na manga e eram acionadas por um mecanismo metálico que se dobrava sobre o antebraço. Com um movimento específico a trava era liberada e a lâmina se estendia, ficando na posição ideal para atacar. Mecanismos semelhantes surgiram séculos mais tarde ejetando pequenas armas de fogo na mão do utilizador providenciando assim um saque rápido em caso de necessidade. Que viu o filme Maverick (Maverick, 1994) deve lembrar que o vilão usa uma dessas na cena da mesa final de pôquer.

As lâminas de pulso foram apresentadas ao ocidente provavelmente por mercadores por volta do século XIV. Sua construção demandava um armeiro especialmente engenhoso e é claro, muito dinheiro, visto que o trabalho era artesanal. Ironicamente, quando as técnicas de metalurgia avançaram o suficiente para permitir a produção, as lâminas já haviam perdido espaço significativo para as armas de fogo, mais fáceis de usar e ainda mais letais. Portanto, poucas foram encontradas, sobrevivendo em coleções particulares na Inglaterra, França e Itália.

Haviam outras limitações práticas para as Lâminas de Pulso. A natureza dissimulada da arma fazia com que elas fossem vistas com enorme reprovação. Na maioria das nações européias usar armas ocultas no vestuário ou no próprio corpo era prática proibida - as espadas de monge (lâminas ocultas em um cajado de andarilho), por exemplo, foram banidas em toda Europa. Um cavaleiro honrado jamais empregaria uma arma oculta para vencer seu adversário.

Além disso, aprender a usar corretamente uma faca de pulso podia requerer horas e horas de treinamento. Um erro de execução no momento de usar a arma podia ser fatal, deixando o assassino ferido, justamente no momento de realizar seu ataque.  

Uma lâmina de pulso, obviamente não é a ferramenta ideal em termos de técnica de combate. Seu alcance é pequeno, ideal para ser usada em um oponente bem próximo. Trata-se de uma arma que prima pelo elemento surpresa, concebida para uma única e mortal investida quando o alvo é pego desprevinido sem chances de defesa. Um esbarrão ou um ataque pelas costas é o ideal. Conduzindo o gume perfurante, visando a garganta ou um ponto entre as costelas, o ferimento poderia facilmente ser letal. Há boatos que Roman Malinovsky temido agente da Ohkrana,  a polícia secreta do Czar Nicolau II da Rússia usava uma Lâmina de Pulso. Foi a Lâmina dele aliás que inspirou a versão usada pelo criminoso nazista, interpretado por Laurence Olivier no filme Maratona da Morte (Marathon Man, 1976).

Como não poderia deixar de ser a popularidade do game Assassin Creed fez com que várias pessoas (com tempo livre de sobra e, verdade seja dita, certo grau de habilidade) construíssem  suas próprias versões de Lâminas de Pulso inspiradas no jogo.

A título de curiosidade aqui estão dois vídeos em que os orgulhosos criadores desses protótipos demonstram o resultado de seu trabalho. Lâminas de Pulso que realmente funcionam.

O primeiro com um mecanismo de trava de mola:


      
E aqui outra versão construída com mecanismo estentor:



Antes que alguém tenha idéias a respeito, vale a pena lembrar que esse tipo de objeto é considerado como uma arma, sendo portanto proibido portar ou usar por aí.

15 comentários:

  1. como faço para comprar um prototipo desta arma? josemarceloribeiro@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara não vai adiantar comprar pelo mercado livre é mais fácil vc mesmo projetar 😎

      Excluir
  2. Respostas
    1. Onde compro? Me responde no email porvafor alexsandredasilva@gmail.com

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Vc vende ela por quantos

    ResponderExcluir
  5. Eu tbm gostaria de comprar. Vamos negociar no Cavalcante.luiz@outlook.com

    ResponderExcluir
  6. Como consigo uma lâmina de pulso verdadeira ?

    ResponderExcluir
  7. Simples mecanismos... Vc pode compra uma corrediça telescopica uma,mola e uma placa de metal ou aço( algo maleável e resistente.... Um tempo atrás eu fiz uma com uma lamina afiada ... Mais e muito dificil fazer uma lamina(faca) pois precisa q grandes temperaturas e se fizer errado dps de um tempo ela quebra... Mais vc pode compra replicas de pvc no mercado livre e na ebay tem uma feita de ferro porem n e afiada!

    ResponderExcluir