domingo, 21 de julho de 2013

Quem é Michael Boatwright? - Homem sofre de amnésia, fala apenas sueco e não sabe quem é.


Uma estória bem estranha essa.

Ela foi enviada pelo nosso colega Carlos Almeida e publicada no Business Insider, um jornal sério americano. Há também artigos no New York Times e na BBC. Ou seja não é um simples hoax.

Aqui está o artigo:

PALM SPRINGS, Calif. (Associated Press) — Médicos estão pasmos com o mistério de um homem que despertou falando apenas sueco e sem memória de seu passado, após ser encontrado inconsciente em um quarto de motel na California.
O homem que parece ser Michael Boatwright de 61 anos, acordou sofrendo uma condição amnésica, alegando que seu nome era Johan Ek. 

"Eu não sei quem é esse Boatwright! Meu nome é Johan!" diz ele.
O sujeito foi encontrado inconsciente em um quarto do Motel 6 em Palm Springs, California no início de fevereiro. Depois que a polícia chegou, ele foi transportado para o Centro Médico Desert Regional onde permaneceu inconsciente nos últimos quatro meses. Eventualmente ele despertou, mas desde que retomou a consciência, só consegue se expressar no idioma sueco e desconhece seu passado.
Autoridades que cuidam do caso acreditam que o homem possivelmente estivesse na cidade para assistir ou participar de um torneio de tênis realizado em Coachella Valley naquele final de semana. Entretanto, seu nome não consta entre os inscritos na disputa.

No quarto foi encontrada uma bolsa de viagem com roupas de exercício, uma mochila e raquetes de tênis profissionais. Em seu poder foram achados quatro documentos de identificação — um passaporte americano, um cartão de identificação da Califórnia, um cartão médico de veterano e um Cartão da Seguridade social. Todos os documentos são legítimos e o identificam como Michael Thomas Boatwright. As fotos parecem corretas também.
A polícia de Palm Springs repassou as informações do caso para as agências que trabalham com desaparecidos e procurados, para tentar identificar corretamente o homem que parece ser Boatwright. Até o momento não tiveram sucesso em relacionar seu endereço e último paradeiro. 
Em março, após receber tratamento psiquiátrico, ele foi diagnosticado sofrendo de Amnésia Global Transiente, uma condição disparada por trauma físico ou emocional que pode durar vários meses. Essa rara desordem mental se caracteriza pela perda de memória, por viagens repentinas e não planejadas e pela possível adoção de uma nova identidade. Em alguns casos, o indivíduo empreende longas viagens usando identidades falsas e se comportando como se fosse outra pessoa. É uma espécie de "transtorno de fuga", no qual a pessoa esquece sua identidade e cria uma totalmente nova.
Após uma extensiva busca, assistentes sociais não conseguiram localizar parentes próximos ou a última residência de Boatwright. As autoridades ainda estão confusas a respeito de seu local de nascimento, listado nos documentos em seu poder como sendo no estado da Florida. Na mochila, achada no quarto, encontraram algumas fotografias antigas que mostram uma criança, possivelmente o homem sem memória, em um local identificado como sendo a Suécia. Isso poderia explicar o domínio do sujeito sobre o idioma. 
"Ele não se recorda como veio parar no hotel, não sabe qual foi seu último domicílio ou se tem algum parente que poderia lhe ajudar". relatou Lisa Hunt-Vasquez, a assistente social designada para auxiliá-lo.
O paciente também não possui plano médico hospitalar, o que compromete a sua permanência e tratamento nas instalações onde atualmente se encontra internado. Ele dispõe de pouco dinheiro — apenas US $180 achados em sua carteira. Em um bloco encontrado no quarto, haviam números e nomes que remetem a contas em Bancos na China, mas até o momento apenas uma dessas contas foi acessada, e nela há somente US $7.
Os responsáveis pelo hospital dizem que não podem manter o homem por mais tempo no local  - a despeito da amnésia, suas condições gerais de saúde estão perfeitas. O hospital está buscando alternativas para que ele possa ficar em algum albergue, enquanto "ensinam" a ele o idioma inglês e analisam seu caso. Por enquanto, Boatwright (ou seja lá quem for) não sabe nada sobre seu passado ou o que reserva seu futuro. 
"Algumas vezes eu me sinto muito triste com essa situação, em outras fico furioso. É como se eu não conhecesse ninguém, e ninguém soubesse que eu existo" disse aos jornais.

Hmmm...

Essa tal "Amnésia Global Transiente" parece muito com outra coisa.

Olha só esses trechos do conto Sombras Perdidas no Tempo ("The Shadow Out of Time") escrito por H.P. Lovecraft e publicada em 1936:

"Não mostrei sinal de consciência durante dezesseis horas e meia, embora fosse levado para minha casa na Rua Crane no. 27, e recebesse a melhor assistência médica. As três horas da manhã do dia 15 de maio (de 1908), abri os olhos e comecei a falar, mas não tardou muito para que os médicos e minha família se mostrassem terrivelmente assustados com os rumos de minha linguagem e seu teor. Era patente que eu não tinha qualquer lembrança da minha identidade e de meu passado, ainda que, por alguma razão, eu parecesse ansioso de ocultar esse desenvolvimento".

E esse trecho:

"Não tenciono contar muito sobre a respeito da minha vida no período que vai de 1908 a 1913 (...) Foi-me concedida a gestão de minha fortuna, e eu a gastei lenta e, de modo geral, sabiamente em viagens e estudos em vários centros de saber. Minhas viagens, no entanto, eram extremamente singulares, envolvendo longas visitas a locais remotos e inóspitos".

E finalmente:

"Em meados de 1913 comecei a mostrar sinais de fastio e queda de interesse, ao mesmo tempo em que insinuava a vários colegas que possivelmente eu haveria de passar , em breve, por mudanças".

"Ao chegar em minha casa, o médico encontrou-me inconsciente na sala de visitas - sentado em uma poltrona e diante de uma mesa. (...) Ás 11:15 da manhã de 27 de setembro (1913), agitei-me vigorosamente e meu rosto, que até então fora uma máscara pétrea, mostrou sinais de expressão. O Dr, Wilson comentou que a expressão não era de minha personalidade secundária, mas que parecia muito próxima da que tivera normalmente. Por volta das 11:30, resmunguei algumas sílabas curiosíssimas, que pareciam dissociadas de toda fala humana. Eu parecia, além disso, estar lutando com alguma coisa. Então, logo após o meio dia, comecei a falar em inglês".

Quem leu esse conto - na minha opinião, o melhor de Lovecraft, e comparou com a descrição da situação desse sujeito na Califórnia, provavelmente relacionou as coisas.

Seria o tal sujeito uma pobre vítima da Grande Raça de Yith? Teria sua mente sido cooptada para o passado remoto e depois encerrada em um corpo alienígena, enquanto a mente alienígena dominou seu corpo?

Nesse caso, um cidadão sueco (chamado Johan Ek) teria sido dominado por um Yithian que através de documentos falsos assumiu a identidade de Michael Boatwright para dessa forma estudar, analisar e assimilar o maior número possível de informações sobre a humanidade e a época em que vivemos. 

E quando sua missão terminou, ele simplesmente se hospedou em um motel e devolveu o corpo, que usou por sabe lá quanto tempo, ao seu dono de direito, sem oferecer a ele qualquer explicação sobre onde esteve e o que fez nesse período.

Ah esses Yithianos e suas estripulias temporais...

8 comentários:

  1. Demais!Também acho The Shadow Out of Time o melhor conto do tio Lovecraft.

    ResponderExcluir
  2. Luciano HELP ME!!!

    Onde encontro A Sombra fora do Tempo em português?!? Todas as versões que achei ou são em inglês ou estão incompletas...

    ResponderExcluir
  3. Americo Sollivan, você encontra o livro em português nos seguintes links:

    http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/3696456/a-sombra-vinda-do-tempo

    http://www.hedra.com.br/livros/a-sombra-vinda-do-tempo

    Nesta versão o título foi modificado para "A sombra vinda do tempo".



    ResponderExcluir
  4. AH esses misterios reais rs.

    Sempre podem esconder mais do pensamos a primeira vista.

    ResponderExcluir
  5. Não seria lógico as autoridades norte-americanas entrarem em contato com a Suécia? Lá os registros da população são bem abrangentes e detalhados, não seria muito difícil encontrar informações sobre o "Johan", com a foto dele etc. desde que ele exista.

    Por outro lado, a Xenoglossia é um fenômeno registrado, inclusive na Bíblia.

    ResponderExcluir
  6. Muito impressionante este relato! Talvez a Grande Raça de Yith ainda esteja investigando o mundo humano, especialmente em tempos de viagens espaciais e internet. Também gosto muito deste conto, é um dos meus 10 favoritos de Lovecraft.

    ResponderExcluir
  7. Caso realmente muito curioso. E agora o fulano ficará jogado nos EUA, falando só sueco?

    ResponderExcluir
  8. A "realidade" pode ser bem mais absurda e dramática do q aquilo q achamos ser ficção....

    ResponderExcluir