sábado, 31 de agosto de 2013

Até as Profundezas da Terra - As incríveis crateras que surgem ao redor do mundo


Faz algum tempo, falamos a respeito dos Dholes, criaturas colossais semelhantes a grandes vermes anelídeos que vivem em outras esferas planetárias ou na mítica Terra dos Sonhos. Os Dholes são monstros incrivelmente poderosos, seres impossíveis de serem contidos ou controlados, verdadeiras forças da natureza capazes de destruir e devastar mundos inteiros se assim desejarem.

Famosos pelo comentário do Livro Básico de Call of Cthulhu a respeito de seu Bônus de Dano, "suficiente para achatar um navio de guerra", talvez eles sejam as criaturas mais temidas do Mythos em face de sua força bruta, mais temíveis até que muitos dos Grandes Antigos.

Para saber mais a respeito dos Dholes, acesse o link para o artigo a respeito deles:

Anatomia dos Dholes - A Chegada dos vermes Colossais

Bom, mas não vamos falar especificamente dos Dholes, mas de um estranho fenômeno geológico que deixa na terra crateras que parecem ser o resultado da ação dessas criaturas gigantescas. Quer dizer, se os Dholes não fossem monstros fictícios, essas enortmes crateras poderiam ser a marca deixada por sua visita inoportuna.

As imagens abaixo são verdadeiras, não foram manipuladas. Elas são impressionantes e não raramente rodam o mundo e são estampadas em manchetes sensacionalistas. A foto acima, que ilustra esse artigo, por exemplo, apareceu em vários jornais e programas de televisão em 2010 e deixou as pessoas intrigadas. 

O que poderia ter aberto um buraco desse tamanho da noite para o dia? E mais, será que isso pode acontecer na minha casa, quando eu menos esperar?

A cratera em questão se abriu bem no centro da Cidade da Guatemala, capital do País da América Central de mesmo nome. Ela engoliu um prédio de três andares, que simplesmente desapareceu e matou três pessoas.

O acontecimento é apenas o exemplo mais recente do fenômeno geológico conhecido como escoadouro (Sinkhole). Esse tipo de coisa ocorre quando a água da chuva se infiltra no interior de montanhas ou no solo através de fissuras. Aos poucos a água vai se acumulando, criando cavernas subterrâneas que amolecem o solo e pulverizam as rochas. Com o passar de séculos, essas cavernas acabam cedendo e ao ruir carregam tudo o que está na superfície para as profundezas. Muitas vezes as fissuras são extremamente fundas e não são detectadas pelos engenheiros que não imaginam estar construindo seus prédios em cima de uma área prestes a sumir sob os seus pés.


O fosso que se abriu na Guatemala media 20 metros de largura de uma ponta a outra, com 65 metros de profundidade. O círculo quase perfeito é uma das marcas registradas dos escoadouros, que deixam uma marca indelével no solo.


Para aqueles que acham que a cratera da Guatemala foi apenas um fenômeno isolado, aqui estão alguns outros exemplos de Sinkholes ao redor do mundo. São imagens bastante impressionantes:

CIDADE DE BEREZNIK, Rússia - 2007



Esse Escoadouro se abriu em uma antiga mina de carvão próximo a Ufa, na Rússia Ocidental. Mediando notáveis 80 metros de comprimento por 40 metros de largura, trata-se de um enorme fosso. 

Agravado pelas várias câmaras subterrâneas abertas ao longo de décadas para a extração mineral, o escoadouro se tornou cada vez mais profundo. Seu centro leva a uma caverna com incríveis 200 metros de profundidade. Em virtude dos riscos, Bereznik foi evacuada às pressas já que havia a possibilidade de toda a área desabar.

Sons curiosos, ouvidos do interior da Terra, que muitos curiosos afirmaram parecer o som de lamentos humanos, levou alguns supersticiosos a afirmar que o fosso era tão profundo que levava ao próprio inferno. O som dos tais "lamentos" seria o choro e ranger de dentes das almas condenadas à danção. Um padre foi chamado para benzer o fosso e oferecer redenção aos danados. Obviamente, a fumça que vinha do interior e o cheiro de enxofre, que passou a ser sentido posteriormente, não ajudou em nada.

Uma sonda foi enviada para averiguar e revelou que havia um depósito profundo a cerca de 300 metros, responsável pelos ruídos e pelo cheiro dos infernos.

Fico aqui pensando em uma boa estória de horror, com um desses fossos abrindo para um complexo de túneis construídos num passado ancestral, conectando galerias hoje abandonadas, mas que no passado estavam repletas de seres há muito desaparecidos. Alguns deles podem ter deixado rastros ou indícios de sua permanência, um rastro perigoso de ser seguido por aventureiros e exploradores incautos. Imagine o tipo de tesouros que esses povos não humanos podem ter deixado, e é claro, os terríveis guardiões que ainda habitam esses túneis dispostos a expulsar qualquer um tolo o bastante para explorá-los. 

SCHMALKALDEN, Alemanha, 2010


Esse enorme buraco se abriu da noite para o dia numa vizinhança da pequena cidade de Schmalkalden no Oeste da Alemanha. A cratera gigante medindo 18 metros de comprimento por 15 de largura, leva a uma depressão subterrânea com 24 metros de profundidade.

O local recebeu o desagradável, porém justo nome de"Buraco do Cemitério", uma vez que centenas de ossadas começaram a ser encontradas depois de seu surgimento em 2010. Aparentemente, o escoadouro surgiu em decorrência das escavações de um cemitério que existiu na área até meados do século XVIII. As covas acabaram erodindo toda a área, e no processo deve ter derrubado o valor dos terrenos para todos os moradores que de uma hora para outra, descobriram estar pisando em milhares de sepulturas, o que não deve ser nada agradável... 

As autoridades alemãs acreditam que o solo ainda irá ceder mais nos próximos anos, por isso a vizinhança foi totalmente evacuada e hoje ainda se estuda o que fazer.

Mais uma boa ideia para um cenário envolvendo uma colônia de ghouls, ghasts ou até Gugs. Talvez uma depressão dessas evidencie a existência de uma colossal necrópole construída com ossos humanos e pedras. Talvez seja uma enorme cidade de seres não humanos, onde prolifera um culto devotado aos deuses antigos presidido por sacerdotes dos temíveis escavadores canibais.

3 - ZHEIJIANG, China - 2000 até hoje


Apesar do escoadouro nessa foto ser pequeno em comparação aos demais, o que chama atenção nessa região da China é a enorme concentração de áreas ameaçadas por esse fenômeno. 

Nada menos do que 94 escoadouros foram registrados na Província de Zheijiang nos últimos 10 anos o que leva a crer que essa seja uma região de grande risco para a população residente. Os escoadouros são tão frequentes que existe um grupo para registrar abalos e fazer o mapeamento do solo regularmente buscando assim evitar desastres.

Muitos dos escoadouros medem entre dois e seis metros, mas as equipes de defesa civil trabalham coma  possibilidade de toda uma grande área desabar de uma só vez como resultado de um grande número de desabamentos simultâneos, o que seria catastrófico. Em um país com população tão grande e com limitação espacial, um desabamento desse tamanho seria trágico.

Aqui eu já penso em uma colônia de Cthonians, essses enormes monstros carnívoros subterrâneos que estariam tramando um grande desabamento para limpar a superfície da presença humana. Incidentalmente pode ser que um bando de cultistas de Shudde M`Eel estejam compactuando com essas criaturas com o intuito de ganhar poder ou riquezas, em troca de proteger os valiosos ovos de uma ninhada muito aguardada.

SARISARINAMA, Venezuela


O Sarisarinama é o meu favorito.

Esse enorme escoadouro é de longe o maior sinkhole do mundo. Ele foi descoberto em 1964, através de análises de solo realizadas por mapeamento via satélite. Até então, muitos acreditavam que a cratera havia sido resultado do choque de um grande corpo celeste. Estudos revelaram que a área formada por uma montanha de granito sofreu o processo de erosão há milhares de anos que provocou um afundamento gradual que ainda está em atividade.

A depressão tem incíveis 350 metros de comprimento e surge em meio a um relevo montanhoso como se fosse um gigantesco caldeirão natural. A borda toda é coberta por uma densa vegetação e de acesso tão difícil que apenas em 1958 a área foi devidamente explorada e ainda assim, a depressão só foi adentrada na década de 1970.

O fosso, que atende pelo sugestivo nome que pode ser traduzido como Olho de Deus tem nada menos 380 metros de profundidade. As tribos indígenas que viviam na região, acreditavam que o fosso era sagrado, povos primitivos conduziam rituais de sacrifício lançando vítimas dentro do caldeirão como forma de aplacar a ira dos deuses representada pelos elementos naturais. Há lendas locais, afirmando que o Olho de Deus é a morada de povos antigos que desceram às profundezas insondáveis e se transformaram sem seres menos humanos e mais animalescos uma vez que jamais conseguiram retornar. Ainda hoje, em pleno século XXI, rituais indígenas são realizados, e ofertas de grãos são lan;ados na imensa depressão.


O Sarisarinama também é único por possuir um ecossistema próprio com plantas e animais que se desenvolvem apenas em seu interior. A depressão fez com que alguns animais (anfíbios e réteis em sua maioria) se tornassem albinos ou especialmente adaptados a vida na escuridão, já que a copa das árvores que crescem na borda do escoadouro inibe a passagem dos raios solares.

Esse é o tipo de fenômeno que parece o início de uma típica estória dos Mythos de Cthulhu. 

Imagine uma cratera como o Sarisarinama sendo o destino de uma expedição formada por biólogos, geólogos e pesquisadores de alguma Universidade ou instituição de ensino superior. O óbvio interesse científico de um escoadouro desse tamanho sem dúvida mobilizaria uma expedição a buscar descobrir os seus segredos. 

O que essa expedição poderia encontrar no interior da depressão intocada pela luz do sol? O que viveria nas profundezas insondáveis? Talvez uma civilização perdida tenha descido fundo demais e entrado em contato com forças ancestrais. Ta;vez essa cultura que se desenvolveu em uma sintonia diferente tenha descoberto algum povo ancestral que lhes ensinou a dominar a magia em troca de sacrifícios. Para quem gosta de cenários pulp, o Sarisarinama pode ser um dos acessos perdidos para a lendária Terra Oca, o mundo fantástico conjecturado por inúmeros teóricos, entre os quais muitos nazistas. 

Dá para pensar na reação dos nativos, que nos anos 1920 se deparam com homens brancos dispostos a penetrar na depressão sagrada, aquela mesma que eles aprenderam a temer com todas as suas forças.

Ahhh, idéias não faltam...

4 comentários:

  1. Eu ainda não tinha percebido a quantidade de criaturas dos Mythos que no subterraneo é alta!
    E obrigado pelos ganchos ;)

    ResponderExcluir
  2. realmente impressionante essa Sarisarinama!

    ResponderExcluir
  3. Alguma atualização sobre o financiamento coletivo para a 7.edição de COC em português ?

    ResponderExcluir