quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Pasta de Handouts - Arquivo organizador para as pistas dos jogos


Uma coisa chata é guardar e manter organizados os Props, Handouts e pistas para os cenários investigativos das ambientações lovecraftianas. Levando em consideração que cada cenário tem algo entre 5 e 10 handouts, acaba sendo muita coisa para guardar. Já perdi a conta das vezes que sumiram handouts e acabei tendo que fazer tudo de novo, quando surgiu a oportunidade de narrar o mesmo cenário uma vez mais.

Como costumo narrar principalmente em mini-eventos e encontros de RPG, na maioria das vezes acabo pegando grupos de jogadores diferentes, o que permite reprisar a mesma aventura. O único senão é que handouts e fichas acabam sumindo e lá vou eu preparar a coisa toda de novo... o que é um saco.

Bom, acho que consegui resolver esse problema. 

Pelo menos, fiquei muito satisfeito com o resultado, ainda mais depois do trabalho que deu separar essas coisas.


Fiz uma organização mais cuidadosa para separar cada handout que eu tinha, de cada cenário que já narrei e reuni todos eles dentro de uma pasta arquivo com pastas.


Assim ficou bem mais fácil controlar as aventuras e não perder nenhum pedaço de papel.


Tive que dobrar alguns para caber nas pastas, mas de modo geral, esse arquivo ficou bem legal. 


Identifiquei também cada cenário através de uma etiqueta, tipo de controle de biblioteca. Assim posso fazer um controle de quando narrei a aventura, onde e quem jogou. Handouts de "The Edge of Darkness" do livro básico. Coloquei as pistas de "House on the Edge" e "The Wail of the Witch" juntas pois são de aventuras conectadas. 


Pelos meus cálculos, eu tenho vinte cenários recorrentes - aqueles que eu narrei em pelo menos duas ocasiões para grupos diferentes. Esses são os handouts de "O Sussurro na Floresta" para Rastro de Cthulhu.


Sendo que esse aqui: "The Pale God" vai para o trono como a aventura que narrei mais vezes. Assim de cabeça lembro de ter feito essa estória cinco vezes: no EIRPG de São Paulo, no encontro da REDERPG no Bobs, no Saia da Masmorra e Dungeon Carioca, uma vez para uns amigos no Rio Grande do Sul e até pela internet (através do Play by Forum - Rpol).  


Handouts do Horror on the Orient Express e para o cenário "O Portal de Kizzah"


Ultimamente com o Dungeon Carioca estou tentando fazer sempre um cenário novo, desse modo a quantidade de handouts tem aumentado. Esses dois cenários "A Murder of Crows" e "Among the Indus" foram feitos para a Dungeon.


"A Mortalha do Faraó" e "The Case of Robert Bishop", ambos para Rastro de Cthulhu 

*   *   *

Bom, fica a dica para organizar o material de jogo e guardar tudo de uma maneira organizada. Estou pensando em fazer a mesma coisa para as fichas de personagens e para miniaturas de papel.

4 comentários:

  1. Mais um ótima ideia. Ficou prático e primoroso. No dia que você disponibilizar alguns dos seus handouts para download, será um sem igual para os que seguem o Mundo Tentacular e para os demias jogadores de Coc. Um grande abraço e parabéns

    ResponderExcluir
  2. Foi em uma papelaria comum, é uma pasta com capacidade para 200 fohas... ao invés de colocar folhas no fichário, usei pastas já perfuradas onde dá para colocar os Handouts. Ao todo entraram 10 pastas, com uma "bolsa" de cada lado. Dessa forma tem espaço para os Handouts de 20 cenários.

    ResponderExcluir
  3. Esta pasta serve para todos os mestres que certamente tem muitos handouts preparados.

    Eu costumava guardar em pastas "temáticas", tipo uma para Mapas (de cavernas, ruínas, masmorras, mansões), outra para Ficha de monstros, outra para Cartas e correspondências de personagens etc.
    Porém com o tempo vi que, com exceção das com fichas (monstros e NPCs), ficava mais fácil separar por aventuras, campanhas ou encontros, como a sua.

    ResponderExcluir