segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Algo Bizarro filmado na Rússia - O que é essa coisa escalando um prédio?


Uma filmagem amadora surgiu na Rússia há cerca de dois meses e tem causado polêmica. Ela mostra uma grande criatura, com pernas e braços extremamente compridos escalando as paredes de um prédio na cidade de Ulyanovsk.
Detalhes a respeito do vídeo com duração de 45 segundos ainda são poucos e os detratores afirmam que ele não passa de uma montagem usando técnicas grosseiras de CGI. A maioria, no entanto, se apoia apenas no fato de que é algo surreal demais para ser levado à sério.
No vídeo que vem rodando o mundo podemos ver o que parece ser uma criatura humanoide com braços e pernas extremamente longos (ao menos 5 metros de comprimento) descendo a fachada de um prédio como se fosse um enorme inseto capaz de aderir a superfície vertical. A "criatura" então contorna a lateral do prédio e desce em direção da rua abaixo. 
O som na versão original permite que se ouça o operador da câmera sussurrando um palavrão a medida que a coisa desaparece e depois diz: "Ele está descendo! Ele está descendo!". No fim do vídeo a câmera gira e uma outra pessoa comenta: "Você acha que ele nos viu?"
Analisando o vídeo com cuidado, podemos ver parcialmente a sombra lançada pela criatura enquanto se move. Procurar pela sombra é uma das formas mais comuns de determinar a legitimidade de uma filmagem, mas como quase sempre ocorre nesses casos, a qualidade da filmagem é sofrível. A luz ambiente na rua e nos prédios também não ajuda a discernir como o truque foi realizado. A despeito disso, trata-se de uma filmagem no mínimo bizarra.
Avistamento de criaturas grandes, com longas pernas e braços, muitas das quais guardando semelhança com a lenda urbana conhecida como "Slenderman" tem se multiplicado na Europa e principalmente na Rússia. Encontros filmados com o Slenderman (ou algo que lembra esse personagem macabro) tem se tornado frequentes e dezenas (talvez até centenas) de vídeos surgiram nos últimos anos. Há também aqueles que comparam essas filmagens, muitas das quais fraudes de qualidade lamentável, com aparições do Spring Heeled Jack (uma antiga lenda muito difundida na Inglaterra), de sombras alongadas ou até vampiros. 
Em alguns casos esses seres desconhecidos tem sido chamados de "Stickman", No interior da Rússia casos envolvendo aparições se intensificaram nos últimos meses, com várias testemunhas jurando terem avistado tais seres.
Real ou uma bela montagem, a mídia russa tem feito a festa em cima dessas imagens alardeando que nessa mesma área residencial de Ulyanovsk nove pessoas teriam desaparecido nos últimos anos, incluindo duas pessoas que suminaram sem deixar vestígio na época em que esse vídeo foi divulgado pela primeira vez. A polícia não se manifestou a  respeito desses alegados desaparecimentos, mas alguns repórteres ouviram moradores da região que afirmaram ter sido aconselhados a não falar a respeito do ocorrido ou sobre pessoas desaparecidas.  
Aqui está o vídeo:

3 comentários: