terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Fechando o Balanço - O que joguei, narrei e comprei de RPG em 2013


E aí, pessoal?

Último dia do ano chegando e a gente começa a fazer um balanço pessoal do que aconteceu, das coisas que fizemos ou deixamos de fazer, dos projetos que iniciamos ou decidimos arquivar por tempo indeterminado, dos acertos e erros.

Como esse é um blog dedicado entre outras coisas a RPG, pensei que pudesse ser interessante fazer um balanço de tudo o que aconteceu comigo, envolvendo RPG em 2013. E esse foi um ano pra lá de animado.

Um ano longo de muitos dados rolando com muita coisa legal para narrar, jogar e coisas bacanas que foram publicadas e livros em que eu consegui colocar as mãos.

Espero não esquecer de nada, mas peço desculpas de antemão se eu por algum acaso esquecer de mencionar alguma mesa da qual participei. Foram várias, por isso, dêem um desconto para minha memória.

Acho que a melhor maneira de fazer isso é dar uma olhada nas fotos que tirei ao longo do ano de mesas em que estive. Como essas coisas ficam arquivadas em pastas mensais, é mais fácil seguir a cronologia.

Sendo assim, vejamos:

JANEIRO

2013 começou com eventos de RPG, e como eu estava de férias, aproveitei esses dias para testar jogos novos que eu tinha comprado no ano anterior e que estava doido para rolar.

Logo nos primeiros dias do ano fiz a minha estréia com o sistema One Ring, apesar de ter jurado a mim mesmo que ia dar um tempo nos jogos com temática fantasia medieval. Inspirado fortemente pelo primeiro filme da trilogia "The Hobbit - Uma Jornada Inesperada" acabei narrando a aventura "The Marsh Bell" que vem no livro básico, lá no Saia da Masmorra.

Lá pelo fim do mês, mestrei minha primeira aventura de Call of Cthulhu no ano (a primeira de muitas!). Foi no Dungeon Carioca, o cenário "The Room Beyond" que se passava na Londres da Era Victoriana em 1886 e que seria a ponta do iceberg para a campanha Golden Dawn que ocuparia o ano inteiro (e que deve prosseguir em 2014). Aliás foi a partir dessa aventura que o meu grupo de jogo atual foi montado.

FEVEREIRO

Em fevereiro, fechei a mesa com os jogadores para minha campanha de One Ring. Eu gostei muito do sistema e da proposta do jogo, mas como não teria tempo para escrever meus próprios cenários, decidi recorrer a uma campanha pronta. Optei pela campanha "Tales from the Wilderland" lançada no final de 2012, composta de sete aventuras integradas que acompanha os personagens do início da carreira como aventureiros até a glória.

É claro, a ideia era não ter muito trabalho narrando uma campanha já totalmente estruturada, mas não demorou muito e acabei adaptando vários trechos para deixar ao meu gosto. A primeira aventura que narrei foi "Don't Leave the Path" na qual os personagens se conheceram e se embrenharam pela primeira vez na perigosa Floresta de Mirkwood.

Diário da Campanha de One Ring
Enquanto isso, no Dungeon Carioca, narrei o segundo cenário da Campanha Golden Dawn, turbinado pelo livro "Gaslight" que tinha acabado de sair. O cenário foi "The Eyes of a Stranger" (do livro Sacraments of Evil) uma das minhas estórias favoritas em todos os tempos. Grande roteiro de mistério, suspense e terror, envolvendo segredos da maçonaria, rituais antigos, Jack, o estripador, Fu Manchu, chineses malvados e invasões alienígenas.

Compras: Cthulhu Atomic Age livro da Chaosium com cenários se passando nos anos 1950.

MARÇO

No Dungeon Carioca conclui o cenário "The Eyes of Stranger" que acabei cortando na metade uma vez que ele é bem longo. Depois disso, já com o grupo consolidado, acabamos mudando o local dos jogos dessa campanha para a minha casa.

No Saia da Masmorra, perto do feriado de carnaval, narrei pela primeira vez o sistema independente Dread. Para quem não conhece, Dread é um sistema bem diferente para cenários de horror contemporâneos que utiliza ao invés de dados uma Torre de Jenga.

Narrei a aventura, "Amargo Pesadelo", baseado no filme dos anos 70 de mesmo nome. Nele um grupo de quatro amigos decide descer um rio que está prestes a ser alagado para a construção de uma Usina Hidrolétrica. Eles não imaginam que em meio a viagem, sua jornada se transformaria em um verdadeiro horror a medida que um bando de caipiras com sede de sangue decide persegui-los de maneira implacável. E como não poderia deixar de ser, acabei inserindo um elemento de sobrenatural na trama, com as motivações dos caipiras sendo muito mais terríveis e apavorantes. Gostei tanto do sistema e da proposta de Dread, que acabei narrando uma segunda vez para outro grupo.

Compras: The House of R'Lyeh (Chaosium), com cinco cenários de CoC inspirados por contos originais de H.P. Lovecraft.  

ABRIL

Em abril minhas campanhas deram um pequena parada. E de fato, joguei bem pouco...

O único jogo nesse mês foi o cenário "O Inocente" para Rastro de Cthulhu. O maior atrativo dessa aventura que escrevi baseada em uma outra estória pronta, foi adaptá-la para o Rio de Janeiro de 1935. Eu sempr etive vontade de adaptar estórias para o Brasil, e essa caiu como uma luva.

Mesa no Dungeon Carioca
MAIO

Maio também foi um mês meio parado... Eu fiz uma aventura de Conan RPG, usando o cenário da Mongoose e as regras do D20 3,5. A aventura não foi ruim, mas a proposta de começar mais uma campanha acabou não vingando.

Nesse mês eu consegui finalmente jogar, uma aventura de D&D 3,5. Os finais de semana foram dominados por Board Games.

Compras: The Savage Foes of Solomon Kane e The Path of Kane, ambos para Savage World of Solomon Kane. Sistema Savage World, o livro de monstros e um livros com ideias para aventuras. 

JUNHO

Em junho, já estava mais do que na hora de retornar às minhas duas campanhas fixas:

Em One Ring, o grupo se envolveu na sua segunda jornada através da Terra Média. A aventura foi "Of Leaves and Hobbit Stew" a segunda parte da campanha Tales from Wilderland. Para acompanhar os aconteciemntos, iniciei um diário da campanha descrevendo os acontecimentos. Infelizmente a aventura não terminou em uma única sessão e tive que quebrar ela na metade. Uma pena também que alguns dos jogadores não puderam continuar jogando aos domingos, única data que eu tinha livre. Por pouco a campanha não foi para o buraco.

Diário da Campanha Golden Dawn
Mais sorte teve a campanha da Golden Dawn, embora ela também tivesse uma longa pausa depois desse jogo. Em Julho narrei a primeira parte do cenário "Plant Y Daer" no qual os investigadores da Golden Dawn rumavam para o País de Gales e se metiam em uma bruta encrenca tendo de enfrentar o legendário Little People (povo pequeno).

No Saia da Masmorra joguei uma aventura de Bruxos e Bárbaros narrada pelo Diogo Nogueira. Fazia tempo que eu queria jogar algo baseado em Conan e dei sorte. A aventura era justamente uma adaptação de um conto clássico de Robert E. Howard.

Na semana seguinte, acabei finalmente retornando ao Dungeon Carioca depois de dois meses de ausência. Como o tema do encontro era Western, decidi narrar uma aventura da ambientação mais identificada com essa temática: DEADLANDS. Usei o livro Deadlands Reloaded com o sistema Savage Worlds. Foi uma aventura bem divertida chamada "Adios A-Mi-Go" que obviamente tinha um dedo Lovecraftiano. 

JULHO

Lá pela metade do ano, tivemos o retorno do Encontro Internacional de RPG em São Paulo, dentro do Anime Fest. Como fazia um bom tempo desde o último Torneio Tentacular, planejamos trazer de volta o evento dessa vez com um cenário para Rastro de Cthulhu. 

Escrevi uma estória se passando nos últimos dias da Segunda Guerra Mundial, entitulada "Sussurro, Lágrima e Trevas" envolvendo pracinhas brasileiros enviados para um vilarejo na Itália. O encontro reuniu cerca de 30 jogadores que disputaram o prêmio oferecido pela Editora Retropunk. O jogo foi muito divertido, uma tarde bastante movimentada, embora eu tenha acabado completamente sem voz.

Torneio Tentacular 2013 - EIRPG
No final de julho, acabei narrando uma aventura de AD&D no Dungeon Carioca. A aventura não funcionou direito, foi um jogo meio fraquinho... uma pena, pois o tema "Seu primeiro RPG" prometia. Acho que eu perdi um pouco a mão (e o pique) para narrar esse tipo de jogo.

Compras: Hellfrost Land of Fire (para Savage Worlds) e Deadlands Reloaded GM Screen with adventure.

AGOSTO

E agosto foi o mês da GENCON em Indianápolis!!!! 

Eu sempre quis conhecer uma autêntica convenção de RPG e em Agosto tive a oportunidade de finalmente fazer isso. É até difícil descrever tudo o que eu vi por lá. 

Incrível realmente ver tanta gente que compartilha do nosso hobby reunida para um mega encontro daquela categoria. Quase 50 mil pessoas, a maior Gen Con de todos os tempos segundo os organizadores. Pude também conhecer muita gente, autores consagrados, pegar autógrafos, conversar e trocar ideias cara a cara. Quem puder ir, vá! É o conselho que dou para qualquer entusiasta do hobby que deseja ver algo grandioso. A GenCon é uma verdadeira Meca do RPG mundial. Sem falar que é uma ótima oportunidade para fazer compras de livros e material de RPG. Voltei com tanta coisa que ainda estou organizando a lista para colocar a leitura em dia.

Gen Con - s melhores quatro dias para jogar
Ainda no final de agosto, narrei "The Burning Stars" em Call of Cthulhu na edição especial do Dungeon Carioca dedicada a H.P. Lovecraft. Excelente aventura que se passa no Haiti em 1928 e que tem uma das melhores e mais estranhas conclusões que já tive a chance de narrar.

Compras: Mês da GenCon aí a coisa saiu dos eixos:

- Deadlands Noir - Livro Básico, Noir Screen , Noir Companion e Noir Maps. (para Savage Worlds)
- Shadows of Esteren (Book One - The Universe)
- Nights Black Agents - Livro Básico e a campanha Zalansky Quartet
- World War Cthulhu (livro sobre a Segunda Guerra)
- Folklore (Cthulhu Britannica)
- Tales of the Sleepless City (Miskatonic River Press)
- Bumps in the Night e The Ressurrected: Out of the Vault (Pagan Publishing)
- Eternal Lies (Campanha de Trail of Cthulhu)
- Trail of Cthulhu Keepers Screen

SETEMBRO

Em setembro a campanha de One Ring finalmente voltou depois d eum longo hiato! Dois novos jogadores assumiram personagens de jogadores que haviam deixado o grupo. 

Finalmente concluimos "Of Leaves and Stewed Hobbits" na qual os aventureiros se infiltraram em um imenso covil de Goblins para resgatar um Hobbit sequestrado.

No mesmo mês, tivemos o final apocalíptico de "Plant Y Daer" (CoC) na qual o grupo escapou de ser chacinado por um triz. Aventura bem legal também que ajudou a pilhar o grupo a prosseguir na campanha Golden Dawn.

OUTUBRO

Em outubro joguei uma sessão de Crônicas RPG (do nosso colega Pedro Borges), no Saia da Masmorra. Muito legal por sinal. Um cenário viking inspirado pela lenda da "Bandeira do Corvo".

Também joguei a primeira sessão de uma campanha de Cthulhu Invictus que promete continuar ao longo de 2014. Torço muito para que ela dê certo! 

Nesse mesmo mês narrei o cenário "L.A. Diabolical", para Call of Cthulhu se passando na década de 1950, onde os jogadores encarnaram detetives do Departamento de Polícia de Los Angeles (LAPD) às voltas com a estranha morte de um agente de talentos em Hollywood. O grande atrativo para narrar esse cenário foi o tema sugerido "Games". Adaptei os personagens e algumas situações do jogo L.A Noire, o que resultou em uma aventura incrivelmente divertida.

Dungeon mais uma vez
Compras: Numenéra (Livro Básico) sistema do Monte Cook.

NOVEMBRO

Com o início do Financiamento Coletivo de Chamado de Cthulhu, decidi que seria uma boa ideia divulgar o jogo para o maior número possível de jogadores. Pensando nisso, narrei "The Pale God", mas por motivos além do meu controle o cenário acabou não terminando.

De qualquer maneira, em novembro prossegui com as minhas duas campanhas regulares:

Na campanha de Call of Cthulhu, os investigadores se reuniram novamente para o cenário "Hell hath no Fury" no qual investigam uma bizarra maldição que atormenta um colega da Sociedade Secreta às voltas com uma bruxa renascida. O epílogo dessa estória ainda etsá pendente e espero que seja concluído em janeiro. 

E logo depois narrei a aventura "Dark Tidings and Kinstrife" de One Ring na qual o grupo se envolveu na perseguição a um fugitivo, acusado de supostamente ter assassinado um Beorning num vilarejo afastado. Acho que essa é a aventura mais fraquinha da campanha, ainda assim foi divertida.

Compras: The Heart of the Wyld (One Ring)

Além, é claro, do aguardado Financiamento Coletivo de Chamado de Cthulhu

DEZEMBRO

O que nos leva a dezembro.

E no auge do Financiamento Coletivo narrei três cenários clássicos de Chamado de Cthulhu para iniciantes nos principais encontros de RPG do Rio.

Escrevi a respeito desses cenários recentemente, é só dar uma olhada nas postagens desse mês para ver a descrição de como foi.

Compras: Financiamento Coletivo de Crônicas RPG.

*     *     *

Ufa! 2013 foi um ano agitado... Joguei relativamente pouco, mas mestrei como nunca.

Os planos para o ano que vem incluem:

- Terminar a Campanha da Golden Dawn, e dar início a Horror on the Orient Express, assim que a Chaosium enviar a caixa em sua versão física (até aqui chegou o pPDF)

- Continuar a Campanha Tales from the Wilderness de One Ring

- Jogar Numenéra, sistema e ambientação muito interessantes que vale a pena conhecer pela proposta inovadora e extremamente criativa.

- Narrar em encontros de RPG sempre que der for possível.

Bom, foi isso... por esse ano é só, p-p-pessoal...

Um Feliz 2014 para todos!

4 comentários:

  1. Posso dizer que foi um imenso prazer paarticipar de algumas destas rodas e também fico no aguardo pra que 2014 seja ainda mais produtivo - que rolem os dados!!

    ResponderExcluir
  2. Cara muita inveja, só comprei e não joguei, triste isso. Esperar que em 2014, seja mais feliz!.

    ResponderExcluir
  3. Feliz Ano Novo, Luciano, que você continue nos brindando com seus excelentes artigos e mestrando mesas cada vez mais interessantes, além de trazer as mais novas notícias do planeta!!! Valeu!!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo seu trabalho, foi impecável. Eu gostaria de saber se existem livros de autores BRASILEIROS sobre os 'mitos de Cthulhu', ou se só temos traduções de H.P. Lovecraft e outros. Uma antologia de escritores nacionais, profissionais ou amadores, no estilo de "Cthulhu 2000" e "Acolytes of Cthulhu" faz falta e seria muito bem vinda...

    ResponderExcluir