terça-feira, 15 de abril de 2014

O Talentoso Dr. West - A Biografia do perigoso e genial inventor da Re-animação


"Blasfemia? Diante de que? Deus? Um deus insensível com a humanidade que Ele criou a sua própria imagem e semelhança? Eu não serei algemado pelas falhas de seu Deus. A única verdadeira blasfêmia é chafurdar na insignificância. Eu me ergui contra as falhas de Deus e triunfei. Aqui! Aqui está minha criação!" 

Herbert West é um "Anti-Herói" - talvez o maior dos anti-heróis criados por H.P. Lovecraft, e o protagonista na série de contos curtos que compõem a estória "Herbert West - Reanimator".

No início do conto, West é um jovem e brilhante médico residente da Universidade Miskatonic. Arrogante até a raiz do cabelo, dono de uma incomparável genialidade acadêmica no campo da anatomia e bio-química, West talvez seja um dos personagens mais obstinados criados por Lovecraft, o que não é pouca coisa, considerando seus muitos exploradores do desconhecido. A medida que acompanhamos suas experiências, ao longo de vários anos, vemos o progresso do médico cuja sanidade vai se fragmentando em meio a sua obsessão.

West é descrito como "um jovem de baixa estatura, esbelto, de óculos, com feições delicadas, cabelos loiros, olhos azuis claros e voz macia". Não é em absoluto a imagem que se espera de um maníaco dedicado a roubar cadáveres para usá-los em experiências macabras. 

Muitas pessoas associam a imagem e os trejeitos de Herbert West com os criados pelo ator Jeffrey Combs que interpretou o personagem em uma trilogia de filmes intitulados Re-Animator, por sua vez inspirados pelo conto original.

O Herbert West de Jeffrey Combs é um sujeito cínico e irônico. Um médico brilhante que acredita ser capaz de provar teorias controversas e que não via nenhum impedimento ético ou dilema moral em testar sua fórmula em cadáveres roubados. 

Nesse artigo, misturei informações sobre o personagem conforme visto no filme e também no conto e criei uma espécie de biografia dele. O texto que se segue é uma versão de fã que eu usei como base para o personagem quando o inseri em um cenário do RPG Call of Cthulhu. Considerei esses acontecimentos como minha cronologia envolvendo Herbert West.

O Jovem Mestre West

Não se sabe praticamente nada a respeito da infância e da família de Herbert West a não ser que ele nasceu em 1892. Especula-se que ele seja o filho único de um médico e que tenha muito cedo entrado em contato com livros e material da profissão que um dia viria a seguir. Acredita-se que ainda muito jovem ele tenha ajudado o pai como assistente e instrumentador em alguns procedimentos cirúrgicos. Herbert teria aprendido muito a respeito de anatomia observando o pai exercendo o seu ofício o que lhe causou uma fascinação notável.

Fala-se também da mãe de West, uma figura protetora, quase angelical, em contraste com o marido extremamente rígido. A mãe teria se ferido em um trágico acidente e Herbert esteve com ela em seus momentos finais. Versado em técnicas de socorro, o rapaz teria tentado em vão ressuscitar a mãe e não se deu por vencido, até que o pai o afastou bruscamente declarando que a mulher estava morta e nada mais podia ser feito.

Até que ponto essa experiência traumática marcou o jovem Herbert West, só podemos supor.

Embora jamais tenha mencionado a família, Herbert parece ter conseguido uma bolsa na Universidade Miskatonic graças ao seu pai que cobrou favores de conhecidos.

Com apenas 16 anos, Herbert convenceu o Corpo Docente da Miskatonic que tinha conhecimento suficiente para acompanhar seus colegas mais velhos. Ele foi aceito na Escola de Medicina em meados de 1908, após realizar uma cirurgia exploratória e reconhecer vários órgãos em um cadáver. Há relatos de que o talento de Herbert West beirava o sobrenatural. Um dom ofuscado apenas pela arrogância e impaciência diante de professores que ele considerava ineptos. Não se sabe exatamente em que circunstâncias, e os registros da Universidade parecem ter sido apagados a respeito, mas Herbert foi temporariamente suspenso do Curso de Medicina em seu último ano. Alunos comentam que ele teria sido flagrado conduzindo alguma experiência e que em circunstâncias normais ele deveria ter sido expulso, contudo dado o seu talento, preferiu-se meramente uma advertência.

Educação na Suíça

Apesar de sua obstinação, ou talvez por causa dela, Herbert acabou atraindo a atenção de um professor residente chamado Hans Gruber que estava visitando a Miskatonic. É claro, West já ouvira falar de Gruber e das suas controversas teorias envolvendo a morte cerebral. Quando o médico suíço perguntou se ele estaria interessado em acompanhá-lo de volta a Europa para ajudá-lo como assistente, West engoliu o seu orgulho e aceitou.

Pouco se sabe a respeito do período em que West passou em Zurique entre 1911 e 1913. Ao que tudo indica ele foi hóspede na casa do Dr. Hans Gruber, um sobrado em Frankenstrasse. Apesar de Herbert não ter se formado como médico, o Dr. Gruber obteve credenciais especiais para que seu ajudante o acompanhasse ao Instituto de Medicina onde as pesquisas eram conduzidas. Cerca de seis meses depois de retornar a Suíça, Gruber decidiu transferir os experimentos para sua casa. Um laboratório foi construído no porão da propriedade e os dois passavam a maior parte do tempo lá em baixo fazendo suas pesquisas em total privacidade. 

O problema com o Dr. Hans Gruber
Em algum momento durante sua estadia em Zurique, a dupla passa a se concentrar no desenvolvimento de um reagente químico capaz de reanimar tecidos mortos. West jamais revelou quem foi o responsável pela criação da fórmula, mas aqueles próximos a ele ouviram-no dizer que suas pesquisas foram vitais para aprimorar o composto básico. Essa obsessão o acompanharia dali em diante.

Alguns meses depois, vizinhos que residiam próximos a casa do Dr. Gruber passaram a reclamar de gritos e odores desagradáveis durante a noite. Uma faxineira ignorando as ordens de jamais perturbar a dupla no laboratório acabou se deparando com algo perturbador e chamou a polícia. Os inspetores chegam a tempo e salvaram West que estava sendo atacado pelo Dr. Hans Gruber aparentemente tomado por um descontrole emocional. Gruber foi mortalmente ferido pelos policiais e West levado para a chefatura onde prestou um confuso testemunho. Durante o interrogatório ele teria dito que o Dr. Gruber estava morto há semanas e que seu reagente permitiu "trazê-lo de volta". 

Na ausência de provas, ele foi liberado, mas as autoridades suíças revogaram seu visto de permanência e o convidaram a deixar o país.

A Primeira Noite de Horror

West retornou a Nova Inglaterra em 1914 e foi aceito na Universidade Miskatonic para concluir seus estudos. Ele alugou um quarto com outro estudante de medicina Dan Cain e converteu o porão da casa em seu laboratório pessoal. Houve certa animosidade entre West e um dos membros do Conselho da Faculdade o emérito Dr. Carl Hill. West declarou que Hill havia se apropriado de teorias formuladas pelo falecido Dr. Hans Gruber.
Enquanto cursavam as aulas de graduação, Dan descobriu que West havia reanimado um gato atropelado dias antes. Depois de ouvir a explicação de West para a miraculosa reanimação do felino, os dois acabaram concordando em se tornar colegas de pesquisa. 
Furioso com as declarações de West, Hill convenceu o Reitor da Universidade de Medicina, o Dr. Halsey, a suspender a dupla e impedir que eles continuassem utilizando o laboratório para suas experiências. Os dois acabam entrando no necrotério a fim de conduzir testes com o reagente em espécimes humanos. Como resultado eles conseguem reanimar um cadáver, infelizmente, o morto revivido os ataca selvagemente. Para piorar as coisas, o reitor acaba sendo morto pelo espécime. Apesar da violência e tragédia, West pondera que o corpo do reitor talvez possa ser revivido, uma vez que ele está "fresco o bastante". West injeta em Halsey o reagente e este voltou à vida em um estado de confusão mental.  

Hill prendeu o ex-reitor em uma cela acolchoada no hospital e começou a buscar informações sobre qual o teor das pesquisa de West. Quando ficou sabendo com o que os dois estudantes estavam envolvidos, Hill confrontou West em seu laboratório ameaçando entregá-los à polícia se eles não compartilharem os resultados de seus experimentos. Quando Hill se distraiu, West o decapitou usando uma pá. Tomado de mórbida curiosidade, ele reanimou a cabeça e o corpo separadamente com doses do reagente. Enquanto interrogava a cabeça, o corpo do médico subitamente atacou West o deixando inconsciente. 

De posse da fórmula e dos resultados da pesquisa, Hill se refugiou no necrotério onde planejou sua vingança. Utilizando doses roubadas do reagente ele aplicou a fórmula em dezenas de cadáveres que animados passaram a vagar pelo campus como uma horda furiosa. O pânico se alastrou e em meio a confusão West, acompanhado de Dan conseguiram chegar ao Necrotério para enfrentar Hill. Aplicando em seu inimigo uma overdose do reagente, o corpo de Hill sofre uma medonha mutação antes de ser feito em pedaços.

Em meio ao caos no qual se transformou a área do hospital universitário e o campus adjacente, West e Dan escaparam levando consigo as anotações sobre seus estudos.
A Grande Guerra 
Oito meses após os eventos da Noite de Terror, em meados de março de 1915 os doutores Herbert West e Dan Cain se alistaram no Corpo Médico Militar para servir como voluntários na Grande Guerra. Eles foram enviados para servir em um hospital de campo na França, atrás das linhas em St. Eloi. West recebeu autorização para montar um laboratório provisório num galpão para realizar experimentos novos e radicais de tratamento de casos de mutilação. Lá West se sobressaiu, trabalhando como um açougueiro em meio aos seus ensaguentados instrumentos. Às vezes realizando prodígios de cirurgia em soldados, mas na maioria das ocasiões fazia trabalho bem menos filantrópico encerrado atrás das pesadas portas. Por vezes, na calada da noite ouvia-se o estampido do revólver de West colocando fim a algum experimento fracassado.  

A única fotografia do Dr. West no Hospital em St. Eloi
Em meio ao caos da batalha com milhares de baixas, os dois estavam livres para realizar experimentos com o reagente. Além dos espécimes humanos, West começou a trabalhar com as propriedades misteriosas de um repelente tecido embrionário de um réptil que ele vinha cultivando em seu laboratório. Durante essas experiências, West animou dezenas de cadáveres usando essa nova fórmula, buscando uma dosagem e fórmula ideais. Dentre as suas cobaias, eles reanimaram o cadáver de Sir Eric Clapham-Lee um oficial britânico condecorado, cujo corpo foi medonhamente trucidado em um acidente aéreo. Em seu laboratório improvisado num barracão perto do front, West e Cain assistiram a reanimação e verificaram que o soro conseguiu devolver ao herói de guerra parte de sua consciência.

Contudo, a artilharia alemã impediu qualquer comemoração, pois bombas começaram a explodir ao redor da barraca em um ataque impiedoso do qual apenas os dois médicos conseguiram escapar incólumes.

Após esse episódio, West e Cain sumiram de circulação por algum tempo. Supostamente eles continuaram trabalhando no Corpo Médico com nomes falsos, alguns até sugerem que pouco antes do fim do conflito, West mudou de lado a fim de trocar experiências com médicos alemães que podia ajudar com algumas questões envolvendo sua experiência. Ele também teria visitado a Suíça para resgatar papéis pertencentes ao falecido Dr. Gruber. 

Após a guerra, existem rumores de que a dupla tenha, por sugestão de West viajado para a América do Sul, em busca de espécimes do réptil que lhe proporcionou um vislumbre de sucesso em seu projeto de reanimação. A sangrenta guerra civil no Peru fez com que os dois abandonassem esses planos e planejassem seu retorno a América.

De volta às origens

Em 1920, West e Cain finalmente voltam a Massachussetts onde retomaram seus empregos como médicos na Universidade Miskatonic e no Hospital Universitário.

A dupla montou um laboratório no porão de uma casa convenientemente localizada próxima de um antigo cemitério colonial e de uma casa funerária. Utilizando cobaias retiradas do necrotério do Hospital e do mortuário, West começou a estudar os efeitos do reagente sob partes humanas separadas. Ele ficou determinado a criar uma pessoa a partir de partes humanas independentes.

Os planos encontraram forte objeção por parte do Dr. Dan Cain, horrorizado diante da coisa blasfema que West estava construindo no laboratório a partir de várias partes humanas resgatadas. Nauseado pelo que viu, ele se negou a prosseguir na parceria e deixou o projeto.  

A conclusão da montagem da criatura coincidiu com o retorno de fantasmas do passado que ressurgiram para atormentar West. Eram duas de suas experiências malsucedidas que uniram força para colocar um fim às suas pretensões científicas. O laboratório foi invadido por Clapham Lee e o que havia restado do Dr. Carl Hill, mantido na morgue do Hospital desde a Noite de Horror. Os dois conseguiram animar a criatura abominável criada por West e a utilizaram para destruir seu projeto de uma vez por todas.

West sobreviveu ao banho de sangue resultante, mas dessa vez acabou sendo capturado pelas autoridades que o culparam de um enorme incêndio que destruiu sua casa. No porão encontrara corpos e partes de corpos que serviram como base para condenar West. Durante o controverso julgamento, o Dr Cain prestou depoimento em favor da acusação e foi instrumental para a sentença que decretou o confinamento do médico no Asilo Arkham para pacientes mentalmente perturbados. 

Começando Novamente

Nos primeiros seis anos de encarceramento o Dr. Herbert West foi um paciente modelo.

Em 1926, West ajudou a salvar um colega, vítima de um trágico acidente. Se não fosse seu auxílio a vítima teria morrido e graças a essa ato altruísta ele conseguiu ganhar a simpatia da nova direção da instituição. 

West ganhou o benefício de trabalhar no ambulatório do Asilo. Não demorou para que ele reavivasse sua paixão pelo seu antigo ofício. Aos poucos, subtraindo equipamento e componentes químicos ele voltou a produzir pequenas doses de seu reagente para testar à princípio em ratos. Usando de sua persuasão ele conseguiu também convencer o médico responsável a permitir que ele realizasse testes com partes de corpos. 

O projeto avançou lentamente, mas como sempre os experimentos do brilhante médico acabaram desencadeando caos. Em 1928, três das criaturas reanimadas por West, mantidas em seu laboratório improvisado escaparam e deixaram um rastro de morte e destruição. 

Depois disso, West simplesmente sumiu e seu paradeiro permanece desconhecido.

Dr. Herbert West, o Reanimador, 36 anos (c. 1928)

Ocupação: Médico, anatomista, bioquímico, cientista 
Formação: Universidade Miskatonic (Medicina)
Local de Nascimento: Desconhecido (possivelmente Arkham, com certeza no estado de Massachussetts)
Sexo: Masculino

Desordens Mentais: Pesadelos e Obsessão com suas pesquisas. 

Nota: West passou a utilizar uma versão diluída da sua fórmula bio-restauradora como estimulante em seu organismo. A fórmula permite que ele se mantenha acordado e alerta por longos períodos de tempo, maiores que 48 horas. Em compensação ele adquire paranoia nesses momentos. 

Episódios de Insanidade: Quando viu pela primeira vez o resultado de sua fórmula de animação.

FOR 11          DES 15          INT 18 (IDEA 90%)
 CON 13         APA 12          POD 18 (LUCK 90%)
   TAM 09                                EDU 23 (KNOW 99%)

Damage Bonus: +0
Pontos de Sanidade: 10%

Notas a respeito de Sanidade: Embora a sanidade de West seja extremamente baixa, ele é capaz de manter o controle e agir normalmente em sociedade escondendo suas desordens mentais. Em situações de crise, no entanto, sua personalidade civilizada pode ser rompida, deixando aflorar um comportamento implacável e homicida.

Habilidades: Anatomia 80%, Bargain 75%, Chemistry 65%, Credit Rating 40%, Dodge 55%, Electrical Repair 55%, Fast Talk 50%, First Aid 65%, Hide 40%, Library Use 60%, Listen 5%, Inventar desculpas plausíveis 60%, Mechanical Repair 45%, Medicine 79%, Pharmacy 60%, Photography 20%, Selecionar Sistemas Nervosos 55%, Sneak 39%, Spot Hidden 70%, Track 18%

Armas: Bisturi 90%, dano 1d4
                Seringa Hipodérmica 80%, dano 0, crítico libera substância venenosa de POT 16

Línguas e idiomas: Inglês 90%, Latim 45%

Nenhum comentário:

Postar um comentário