terça-feira, 15 de julho de 2014

ENnies Awards 2014 - Saíram os indicados para a maior premiação do RPG mundial


E mais uma vez se aproxima o ENnies Awards, a premiação dos melhores RPG do ano.

Como é tradição, os vencedores de 2014 serão conhecidos em uma cerimônia no dia 30 de julho durante a tradicional Gen Con em Indianápolis.

Os indicados ao prêmio, game designers, autores, escritores recebem o reconhecimento de jogadores e leitores Trata-se de uma premiação por voto popular, e qualquer interessado em participar pode fazê-lo através da página do ENnies, bastando para isso se cadastrar.

Aqui estão os candidatos e comentários a respeito dos meus favoritos - em quem vou votar e para quem irei torcer esse ano.

Melhor Aventura 

EPOCH: War Stories - Imaginary Empire
Razor Coast: Heart of the Razor - Frog God Games
Rise of the Drow - AAW GAMES LLC
The Sense of the Sleight-of-Hand Man - Arc Dream Publishing
Trail of Cthulhu: Eternal Lies - Pelgrane Press


Meu Favorito - A coisa já começa com briga de cachorro grande. Muita coisa boa nessa categoria e quem gosta de comprar aventuras prontas não tem do que se queixar esse ano. EPOCH é daqueles jogos que pede para ser conhecido mais à fundo, e esse suplemento de aventuras dedicado a Estórias de Guerra, é muito interessante. O tipo do suplemento que eleva a expectativa diante de uma ambientação que já é muitíssimo atraente. "Rise of the Drow" trás os vilões queridinhos dos fãs de fantasia medieval e todos que leram são unânimes em elogiar o material. "The Sense of Sleight of Hand Man" é um tour de force, uma CAMPANHA com todas as letras em maiúsculo mesmo, se passando nas Dreamlands de Lovecraft. Eu sou fã de carteirinha de tudo que a Arc Dream lança, ainda mais para o universo de Call of Cthulhu, mas... 
ela tem um "pequeno" problema: "é uma campanha "free-form" demais para eu gosto. Sinceramente eu prefiro algo mais organizado. E na mesma categoria ali está outra CAMPANHA de respeito. Eternal Lies! Que campanha! É algo grandioso, gritante, surpreendente! Não faltam elogios para essa publicação da Pelgrane. Ela mostra que Rastro de Cthulhu também é uma opção viável para campanhas longas.    

Melhor Acessório de Jogo

Fate Dice - Eldritch Dice - Evil Hat Productions
Kobold Guide to Magic - Kobold Press
Noteboard - Pelgrane Press
Numenera Creature Deck - Monte Cook Games, LLC
Odyssey: The Complete Game Master's Guide to Campaign Management - Engine Publishing

Meu Favorito - Eu conheci apenas dois dos candidatos. O "Fate Dice" que tem seus méritos e o Creature Deck de Numenéra. Dados não chamam tanto a minha atenção, embora o produto da Evil Hat seja bem legal... mas sinceramente, não chega aos pés do "Numenera Creature Deck". Parece um produto meio simples, são afinal de contas, cartas com as estatísticas dos monstros principais da ambientação, mas é tão bem feito, prático e fácil de usar que não tenho dúvidas em apontá-lo como acessório do ano.


Melhor Arte Interna

Deadlands Noir - Pinnacle Entertainment Group
Numenera Corebook - Monte Cook Games, LLC
Pathfinder Campaign Setting: Inner Sea Gods - Paizo Publishing
Shadowrun 5th Edition Core Rulebook - Catalyst Game Labs
Shadows of Esteren Book 2 - Travels - Agate Editions

Meu Favorito - Não é de hoje que muitos livros de RPG tem apresentado um enorme cuidado e dedicação no que diz respeito a arte interna. São livros com trabalhos de primeira grandeza, ilustrações de deixar os fãs babando com a imaginação à mil. Dos candidatos TODOS conseguem oferecer uma visão particular, única e perfeita do texto. Eu tive a chance de folhear todos eles e digo que qualquer um deles poderia ganhar nesse quesito. O "Deadlands Noir" é muito bacana usando e abusando o estilo noir da década de 1930. "Pathfinder" sempre é sensacional no quesito arte e o Inner Sea Gods não é exceção. Um livro belíssimo que mantém o nível dessa ambientação sensacional. O "Shadowrun 5th" também é extremamente competente, ele consegue atualizar os conceitos de personagens e do universo shadowrun tornando-o mais moderno. Mas apesar dos méritos desses, fiquei dividido entre os outros dois candidatos. Visualmente Shadows of Esteren é deslumbrante. Livros de encher os olhos com uma arte que na minha opinião conjuga o que há de melhor em termos de ilustrações de RPG. Eu votei ano passado no livro básico de Shadows of Esteren como melhor arte interna e esse suplemento "Travels" mantém a qualidade. Eu votaria nele, mas sempre existe o "mas"... Numenera talvez não seja tão deslumbrante quanto a arte de Esteren, mas os conceitos do Nono Mundo e de um Universo completamente alienígena, só fariam sentido com um trabalho capaz de traduzir em imagens aqueles conceitos. E não é tarefa fácil dar forma às paisagens, aos habitantes, maravilhas e horrores que povoam o Nono Mundo. Um trabalho primoroso que precisa ser reconhecido.

Como não amar a arte interna de Numenera?
Melhor Arte de Capa

Achtung! Cthulhu - Keeper's Guide to the Secret War - Modiphius
Iron Kingdoms Full Metal Fantasy RPG: Kings, Nations, and Gods - Privateer Press
Pathfinder Roleplaying Game: Mythic Adventures - Paizo Publishing
Razor Coast - Frog God Games
Shadowrun 5th Edition Core Rulebook - Catalyst Game Labs

Meu Favorito - Aqui é apenas uma questão de gosto pessoal, o que não significa que a escolha é mais fácil. Eu poderia escolher qualquer um deles e não estaria sendo injusto, pois os trabalhos sem exceção são de primeira. A capa de Achtung! Cthulhu é digna de um poster. A do Iron Kingdons como sempre é feita com uma competência assombrosa que quase coloca você dentro da luta. A de Pathfinder idem. Mas como só é permitido optar por um, vou ficar com a capa do Shadowrun 5th Edition. Meus motivos são simples, trata-se de um "livro básico". Criar a capa de um livro básico na minha opinião é mais complicado do que qualquer outra coisa, pois o artista precisa passar através de um único desenho qual o tema e conteúdo de uma ambientação inteira. E nesse desenho em particular o artista escolhido conseguiu inserir todos os elementos que fazem de Shadowrun um clássico há tantos anos. Excelente trabalho!  

Melhor Cartografia

Deadlands Noir Map: New Orleans & Hexaco - Pinnacle Entertainment Group
Map of the Flanaess - Anna B Meyer Fantasy Maps
Numenera Corebook - Monte Cook Games, LLC
Pathfinder Campaign Setting: Wrath of the Righteous Poster Map Folio -Paizo Publishing
Razor Coast - Frog God Games

Meu Favorito - Mapas são parte fundamental de qualquer bom RPG. Criar mapas que pareçam reais e possam ser compreendidos no contexto da ambientação não é nada fácil, mas os candidatos desse ano conseguiram um ótimo resultado. O único que eu não conheço nessa seleção é o "Map of Flanaess", que eu gostaria de saber mais a respeito já que sempre gostei do clássico Greyhawk e gostaria de saber como ele seria retratado. Os mapas de Pathfinder tem aquela competência de sempre, o mesmo valendo para o muito elogiado Razor Coast (ambientação de pirataria!) que vem arrancando elogios rasgados. Mas fiquei dividido entre os mapas de Numenera e o do Deadlands Noir. Os dois são nada menos que sensacionais. O mapa-poster que acompanha o livro de Numenéra é de cair o queixo, muito útil para situar a ação do Nono Mundo e com uma riqueza de detalhes surpreendente. Contudo (viu, não usei o maldito "mas"!) o mapa de Deadlands Noir é maneiro demais. É um mapa adaptado da cidade base para a ambientação Nova Orleans com uma infinidade de detalhes. No verso um mapa dos Estados Unidos ainda dividido em norte e sul e recortado por auto-estradas que atravessam cada território. Mais do que ser útil, o mapa é bonito, durável, bem feito e impresso num papel cartão que imita aqueles mapa rodoviários antigos. Tanto cuidado precisa ser reconhecido, por isso meu voto vai para ele.

O mapa dos Estados Unidos da Hexaco
Melhor Livro on-Line

Broken Earth (Savage Worlds) - Sneak Attack Press
Corporia - Brabblemark Press
FT 0 - Faerie Tales from Unlit Shores: Prince Charming, Reanimator - Purple Duck Games/4 Winds Fantasy Gaming
Player's Guide to Emerald City - Green Ronin Publishing
Shaintar: Legends Unleashed - Evil Beagle Games

Meu Favorito - Complicado escolher um desses, já que conheço apenas um deles. Já ouvi falar do Emerald City e do Shaintar, mas como não li nenhum, vou ficar com o Broken Earth para Savage Worlds pela proposta da ambientação que dizem será publicada em breve.

Melhor produto gratuito

Call of Cthulhu 7th Edition Quickstart - Chaosium Inc.
Pathfinder Module: We Be Goblins Too! - Paizo Publishing
Shadowrun 5th Edition Core Rulebook  - Cubicle 7 Entertainment
A Spark In Fate Core - Genesis of Legend Publishing
Rocket Age - The Lost City of the Ancients - Cubicle 7
Super Powers Companion Villain Supplement - Pinnacle Entertainment Group

Meu Favorito - Eu sei, muita gente vai achar que meu voto vai ser bairrista para o Quickstart de Call of Cthulhu, afinal o nome do blog é Mundo Tentacular e estamos sempre atentos a tudo publicado para Cthulhu. Mas não... eu francamente achei o Quickstart da sétima edição muito fraco, cheio de erros ou elementos que me deixaram em dúvida. O módulo do Pathfinder "We be Goblins Too" é pura diversão, eu quase votei nele, mas como não tenho jogado preferi me abster de julgá-lo. Fiquei com o "Rocket Age - The Lost City of the Ancients" da Cubicle 7, pela minha devoção a tudo que é PULP. E esse é um daqueles supra-sumos do gênero, o que pode ser mais pulp do que viajar para o espaço num foguete dos anos 1930, explorar uma cidade perdida num planeta desconhecido e ter de enfrentar ameaças alienígenas e nazistas malvados? 
Leve meu dinheiro! Ops, o produto além de tudo é gratuito, melhor ainda! 

Melhor Jogo para a Família

Camp Myth: The RPG - Third Eye Games
Cogs, Cakes & Swordsticks - Modiphius
Fate Accelerated Edition - Evil Hat Productions
Hobbit Tales from the Green Dragon Inn - Cubicle 7 Entertainment
Little Wizards - Crafty Games

Meu Favorito - Também bem difícil pois conheço apenas um dos candidatos. Mas cuma vez que gostei bastante da proposta deste, meu voto vai para o Hobbit Tales from the Green Dragon Inn. Eu não cheguei a jogar, mas assisti uma partida e achei bem interessante.

Melhor Jogo

13th Age - Pelgrane Press
Fate Core System - Evil Hat Productions
Hillfolk - Pelgrane Press
Numenera Corebook - Monte Cook Games, LLC
Tremulus - Reality Blurs

Meu Favorito - Tirem as crianças da sala, esse ano a briga é de cachorro grande. Num canto o 13th Age da Pelgrane que prometia "apenas" colocar nos eixos o conceito de Fantasia Medieval estilo Dungeons and Dragons. O jogo se apresentou como uma alternativa para os que não gostaram da quarta edição e queriam regras diferentes para seu bom jogo de explorar masmorras e matar dragões. Eu li e gostei, mas nunca cheguei a colocar em prática. Fate tem fãs ardorosos e esses mesmos fanáticos elogiaram o "Fate Core System" apontado como uma das melhores coisas lançadas pela Evil Hat nos últimos anos. Também podia levar o prêmio. O Hillfolk é outra gracinha que eu gostaria de conhecer mais à fundo, a proposta de utilizar um sistema de regras genérico para várias possíveis ambientações é atraente pra caramba. O Tremulus RPG também me atraiu um bocado, um RPG Lovecraftiano puro, sem recorrer ao círculo de autores que ajudaram a formar o conceito de Mythos? Parece promissor. Mas aqui, não tem como votar em outro... Numenera é um achado! Quem leu a minha resenha desse fantástico RPG escrito pelo Monte Cook sabe como eu adorei a ambientação. Mais importante, quem leu o Livro Básico deve ter percebido que o Nono Mundo veio para ficar e tem tudo para se tornar um dos RPG mais populares nos próximos anos.


Melhor Livro de Monstros/Adversários

Creature Decks: Creature Information Cards; 54 Aberrations & Magical Beasts - Inkwell Ideas
Midgard Bestiary: 13th Age Roleplaying Game Compatible Edition - Kobold Press
Monsters of Porphyra - Purple Duck Games/4 Winds Fantasy Gaming
The Ninth World Bestiary - Monte Cook Games, LLC
Pathfinder Roleplaying Game: Bestiary 4 - Paizo Publishing

Meu Favorito - Ahhhh, o prazer de ler um bom livro de monstros. Livros de Monstros para ambientações estão entre os meus suplementos favoritos. Um bom livro de monstros/adversários não deve apenas oferecer uma coleção de criaturas diferentes, bizarras e alienígenas, ele deve plantar a semente de imaginação na cabeça do narrador. Deve permitir que ele "veja" os personagens dos jogadores enfrentando esses seres tenebrosos em sua própria campanha. Eu gostei MUITO do "Bestiary 4" para Pathfinder. Esse livro beira a perfeição, com uma coleção de monstros que chega a dar água na boca. Isso sem falar que os autores testaram a nossa sanidade incluindo no livro várias abominações colhidas nos Mythos de Cthulhu, entre as quais,  próprio Big C. Foi quase, quase... só que no caminho tinha um Monte Cook pra lá de inspirado. "The Ninth World Bestiary" é um dos melhores Livros de Monstros que eu já tive a chance de folhear. Ilustrações sensacionais, texto afiado e conciso, muitas dicas para utilização das criaturas e estatísticas impecáveis. É um daqueles livros fadados a não ficar na prateleira por muito tempo. Os autores de livros de monstros deveriam se espelhar nele como referência daquilo que os leitores de RPG gostam.    

Melhor Podcast

All Games Considered
Grim Dark Podcast
Ken and Robin Talk About Stuff
Numenera: The Signal
Transmissions from the Ninth World

Meu Favorito - Eu não sou muito fã de podcast, não tenho muita paciência para peneirar em busca de um podcast que prenda minha atenção por mais de 10 minutos. Não vou votar nesse quesito, mas o que me chamou a atenção foi a presença de dois candidatos devotados a Numenera. Lembra do que eu escrevi ali em cima? Esse jogo ainda vai crescer muito!

Melhor Produto relacionado a RPG

Complete Eternal Lies Suite - Pelgrane Press
Dust and Mirrors: Music for Night's Black Agents - Pelgrane Press
Monsters of Legend - Midnight Syndicate Soundtrack
Pathfinder Adventure Card Game: Rise of the Runelords Base Set - Paizo Publishing
Strange Tales of the Century - Evil Hat Productions

Meu Favorito - Quem conheceu o Card Game de Pathfinder afirma que ele é bem legal. Eu não sou fã de cardgames, mas até pensei em dar uma oportunidade para ele, o que não é pouca coisa. O "Strange Tales of the Century" também parece promissor, mas não chegou a me convencer por inteiro. Sobram três produtos que são basicamente "trilhas sonoras" para ambientações que prometem fornecer um fundo musical para seu jogo. Muita gente gosta desse recurso de imersão em jogo, confesso que sempre que tentei usar música nas minhas sessões, o resultado ficou aquém do esperado, em parte porque acho que a música acaba dispersando os jogadores. Esses tempos, mais por curiosidade do que qualquer outra coisa, eu dei uma olhada nos dois produtos da Pelgrane Press que são candidatos nessa categoria. Trechos das músicas podem ser baixados na página da Pelgrane e gostei do que ouvi. Eu até estaria disposto a repensar os meus conceitos e dar uma chance a trilha sonoras durante os meus jogos se tivesse um deles à mão. Tanto o "Dust and Mirrors" quanto o "Eternal Lies Suite" são ótimos e ambos mereceriam meu voto, mas como o Eternal Lies ganhou um espaço considerável do meu coração, o voto vai pra ele.   

Melhores Regras

13th Age - Pelgrane Press
Fate Core System - Evil Hat Productions
Hillfolk - Pelgrane Press
Shaintar: Legends Arise - Evil Beagle Games
Tremulus - Reality Blurs

Meu Favorito - Ué, cadê o sistema de regras do Numenera? Estranho não terem relacionado o sistema entre os candidatos, ainda mais depois dele figurar em tantas categorias. Tudo bem que vários dos candidatos merecem estar presentes, mas acho que haveria lugar nessa disputa para o sistema idealizado pelo Cook. É como no Oscar, um filme ter várias indicações nas mais variadas categorias e ser esnobado justamente em Direção. Enfim, vamos nos ater aos candidatos. Hillfolk, quem leu foi só elogios. Fate Core System, idem. Tremulus ganhou comentários favoráveis por contemplar um sistema diferente de resolução. Só que "13th Age" é de longe o projeto mais ambicioso. A proposta dele é pegar tudo o que estava errado na quarta edição e jogar na lixeira, ou ao menos repensar o sistema, oferecendo ao fã de D&D algo que fosse mais palatável tanto para iniciantes quanto veteranos insatisfeitos com a última encarnação do mais famoso dos RPG. Apenas isso já é digno de repeito.     

Melhor Ambientação

Deadlands Noir - Pinnacle Entertainment Group
Numenera Corebook - Monte Cook Games, LLC
Razor Coast - Frog God Games
Tremulus - Reality Blurs
Warbirds - Outrider Studios

Meu Favorito - Em outro ano Tremulus ou Razor Coast poderiam ser a escolha mais acertada. Deadlands Noir também poderia ser um voto consciente, afinal é Deadlands com uma roupagem Noir (o que poderia ser mais cool do que isso?). Só que não tem como competir com Numenera no que diz respeito a possibilidades narrativas. A ambientação é incrivelmente rica e merecedora de cada um dos repetidos elogios contidos nesse artigo e na resenha.

Como não amar essa ambientação?
Melhor Suplemento

Blood on the Snow: A DramaSystem Companion - Pelgrane Press
Deadlands Noir Companion - Pinnacle Entertainment Group
Fate System Toolkit - Evil Hat Productions
Mutants & Masterminds: Power Profiles - Green Ronin Publishing
Pathfinder Roleplaying Game: Ultimate Campaign - Paizo Publishing

Meu Favorito - Eu sempre coloco o Pathfinder entre meus favoritos, mas no final das contas o livro acaba tendo um "porém" na hora de votar nele. Infelizmente, aqui não será diferente embora o Ultimate Campaign seja ótimo. É um daqueles suplementos que você fica ansioso para ler e satisfeito em conhecer. Há muita coisa interessante nele e recomendo, só que há outros peixes grandes nessa categoria. "Blood and Snow" é muito bacana e vale a pena dar uma olhada. O "Fate Toolkit" também parece legal demais! Mas acontece que eu sou muito fã de Deadlands e como já disse, misturar o universo biruta do faroeste macabro com temática noir só podia resultar em algo sensacional. Não é de hoje que os suplementos da Pinnacle para os vários mundos de Savage Worlds, merecem nossos elogios e esse é muito bom. O Deadlands Noir Companion abre as portas para várias possibilidades em sua campanha, oferece ideias, plots, NPCs, monstros e muitos recursos para construir seu jogo. E é justamente isso que se espera de um bom suplemento.

Melhor Escrita

Achtung! Cthulhu - Keeper's Guide to the Secret War - Modiphius
Doctor Who RPG: The Third Doctor Sourcebook - Cubicle 7 Entertainment
Numenera Corebook - Monte Cook Games, LLC
Owl Hoot Trail - Pelgrane Press
Tremulus - Reality Blurs

Meu Favorito - Nesse fiquei dividido entre "Achtung! Cthulhu" e "Numenera Corebook". Os dois são ótimos. A presença do Tremulus (pecado eu não votar nele em nenhuma categoria) e do Doctor Who só dificultam as coisas. Mas como é preciso escolher apenas um, meu voto vai para o Numenera a fim de ser condizente com todos os demais votos. Ainda que o Achtung seja incrivelmente bem escrito, acho que o colossal trabalho que tiveram escrevendo um calhamaço como Numenera precisa ser reconhecido. Sem falar que os textos do livro são muito bem construídos. É daqueles livros que você lê do início ao fim, inclusive as estórias entre os capítulos e os rodapés.


Melhor Website

The Escapist
Fate SRD
RPG Geek
See Page XX
Tabletop Audio

Meu Favorito - Olha, o único desses que eu leio regularmente é o See Page XX dedicado a jogos da Editora Pelgrane. O RPG Geek é bem legal também, e vale a pena ser conhecido, mas em termos de utilidade e notícias fico com o See Page XX.

Melhor Valor de Produto

Iron Kingdoms Full Metal Fantasy RPG: Kings, Nations, and Gods - Privateer Press
Numenera Corebook - Monte Cook Games, LLC
Tenra Bansho Zero: Tales of Heaven and Earth - Kotodama Heavy Industries
Trail of Cthulhu: Eternal Lies - Pelgrane Press
Whisper & Venom Collector's Set - Lesser Gnome

Meu Favorito - Eu julgo que "Melhor Valor de Produto" se refere a "Custo Benefício". Esse ano que passou tivemos excelentes lançamentos. Eu chamo a atenção para o Eternal Lies que como já disse é uma MEGA-CAMPANHA para Rastro de Cthulhu. Não é pouca coisa, a campanha para muitos consegue ser tão boa quanto as clássicas escritas pela Chaosium nos áureos tempos das "desesperadas campanhas para salvar a humanidade da ameaça dos Mythos". Eu quase votei nela, só que de novo tinha Numenera no páreo e eu tenho que reconhecer que em se tratando de "custo/benefício" esse produto é imbatível. Sabe aqueles livros que você termina de ler e quer imediatamente começar a usar? Pois é... Numenera é tão vasto em possibilidades e elementos que não tem como ficar imune a coceira que ele desperta para que você o use o mais rápido possível. Bons jogos conseguem te deixar pilhado para começar uma campanha, grandes jogos são aqueles que não saem da sua cabeça e ficam te incomodando até que você ponha o que leu em prática.

Produto do Ano

13th Age - Pelgrane Press
Achtung! Cthulhu - Keeper's Guide to the Secret War - Modiphius
Deadlands Noir - Pinnacle Entertainment Group
Fate Core System - Evil Hat Productions
Hillfolk - Pelgrane Press
Numenera Corebook - Monte Cook Games, LLC
Razor Coast - Frog God Games
Shadowrun 5th Edition Core Rulebook - Catalyst Game Labs
Trail of Cthulhu: Eternal Lies - Pelgrane Press
Tremulus - Reality Blurs

Meu Favorito - E tudo isso nos conduz ao prêmio principal, o melhor material de RPG do ano que passou. Foi um ano cheio de novidades e de jogos que valem a pena ser conhecidos pelos fãs. Alguns desses eu tive a chance de adquirir e ler, outros tantos já estão na minha lista para futuras compras. Para ser justo com todas as minhas escolhas anteriores eu não poderia votar de outra maneira. O Numenera Corebook na minha opinião não é apenas o melhor produto do ano, possivelmente ele está entre os melhores lançamentos de RPG da última década. Ele consegue ser incrivelmente inovador, provocativo e cativante. Não vou ficar espantado se o livro abocanhar a grande maioria dos prêmios esse ano, o que apenas iria refletir o impacto que esse incrível RPG teve no mercado. Na minha opinião, Numenera tem tudo para se converter em um dos melhores e mais populares jogos em um futuro bem próximo. Em um ano repleto de produtos brilhantes ele consegue se destacar um passo acima de qualquer outro. 

Então é isso...

Breve saberemos os vencedores de cada categoria. Mas gostaríamos de saber quais são os seus favoritos e qual a expectativa dos nossos leitores, então mãos à obra, deem suas opiniões a respeito e votem na página do ENnies 2014. Os resultados saem no final do mês.

Aqui está o link para a página oficial onde podem ser vistos todos os produtos em detalhes:   

3 comentários: