sexta-feira, 3 de julho de 2015

Sad Satan - Jogo da deep web assusta e confunde usuários


Baseado nos artigos de Dave Gonzales (geek.com), Bernie Kriegstein (Reddit), Frank Dalmonte (Horror Weekend) e Patricia Hernandez (Kotaku)

Scoop de Luiz Felipe Vasques

A internet é um lugar vasto e desconhecido.

Os lugares onde nós interagimos diariamente são apenas uma pequena porção daquilo que está flutuando por aí. A web pode ir muito mais fundo, e a medida que você mergulha em suas profundezas abissais ela se torna cada vez mais escura.

Esta é uma daquelas estórias de internet que não tem uma solução. Tudo indica que ela não passe de mais uma daquelas bizarrices que escondem referências esperando alguem ter tempo e paciência para destrinchar e decifrar. Com um pouco de sorte (ou azar) ela se espalha e se torna viral.

A assim chamada "Deep Web" (Internet Profunda) é a internet que não está acessível através dos métodos de busca convencionais: escondida em diretórios confusos ou camuflada em canais de mídia social quase insacessíveis. Ela congrega tudo que está fora dos bancos de dados convencionais: servidores protegidos por senhas de segurança, websites e fóruns restritos onde acontece de tudo um pouco (ao menos dizem as lendas!) Compartilhamento de material proibido? Sim! Imagens e Filmes clandestinos sem censura? Com certeza! Material que normalmente jamais seria exibido? Pode apostar!

A Deep Web é o equivalente a uma terra sem lei, na qual tudo é permitido e onde tudo pode ser conseguido, desde que a pessoa conheça os caminhos, utilize os atalhos e evite as muitas armadilhas. As lendas contadas por quem acessou esse território selvagem relatam coisas medonhas proibidas na web: sites de pedofilia, sexo hardcore, escravidão, snuff movies, assassinos oferecendo seus serviços, endereços de clubes privados devotados ao canibalismo e outras coisas imensamente perturbadoras que é melhor nem falar a respeito.

Mas muito se fala a respeito e pouco se sabe. A despeito de coisas como a página Silk Road que negociava drogas através da deep web, a maior parte das coisas contidas ali não passa de lixo. Isso e muitas armadilhas para destruir o sistema e instalar virus nos visitantes desavisados. Vez por outra, entretanto, surge algo nos recessos da deep web que chama a atenção por ser especialmente bizarro. Essas coisas acabam escapando da aura de segredo que envolve a internet proibida e se convertem em lendas urbanas compartilhadas aqui e ali... Sad Satan é exatamente isso.



O site geek.com publicou recentemente um artigo a respeito do jogo Sad Satan (Satã Triste), um estranho jogo independente, com direito a videos e imagens. O resultado é algo... perturbador. Não que ele cause qualquer sensação além de estranheza, mas tem algo mais ali. Não sei explicar, é grotesco e muito sinistro em sua simplicidade... o tipo da coisa que você assiste sem muita convicção de que deveria fazê-lo e que se arrepende depois de uns instantes. Mesmo assim, continua vendo para saber onde vai terminar.

Quando um amigo enviou o link da postagem eu abri no trabalho e logo uns colegas cercaram minha mesa perguntando o que diabos eu estava asistindo. Expliquei por alto e um dos meus amigos já levantou decidido a ir embora, reclamando da vez em que passamos o "Squiddy Suicide" e ele detestou. Os demais, no entanto, quiseram saber mais e nesse espírito começamos a assistir os vídeos.

Mas antes, que tal mais alguns detalhes:

Segundo o site que publicou a estória, Jamie o dono de um canal chamado Obscure Horror Corner recebeu de um dos seus assinantes o link para acessar o tal jogo Sad Satan. Ele avisou que este poderia ser acessado apenas via deep web. Segundo Jamie, "encontrar o jogo foi complicado, os arquivos são todos codificados e você não tem certeza se já entrou até ele começar". Ainda segundo Jamie, o assinante que lhe enviou o link, um tal ZK o advertiu para ter cuidado com o jogo:

"É algo hipnótico... você se sente estranho jogando esse negócio. O tempo passa e você fica ali olhando e nada acontece... mas você se sente esquisito. Não dá para explicar!" escreveu ZK.

Jamie conhece bem a deep web, ele costumava explorar seus recessos em busca de materialpara seu canal. Sabendo que é melhor se precaver, ele fez o download do arquivo e rodou uma checagem de mallware para ver se não havia risco. Estranhamente o jogo não tinha nenhum programa hostil, algo raro nas trincheiras virtuais da deep web. Ele testou mais duas vezes e nada. Quando o jogo começou a rodar, Jamie deu início a gravação para exibir no seu canal do You-Tube.

Nas palavras de Jamie o jogo é uma daquelas coisas criadas para ferrar com a sua percepção (me vêm a mente o termo "mindfuck"). Não me entenda mal, nada acontece, mas você sente uma vibe negativa como se aquilo não fosse um passatempo sadio. 

Aqui vai a primeira parte: 



Boa parte do jogo se resume a isso, o jogador anda em um corredor escuro, parecido com um labirinto tendo como trilha sonora nada além dos seus passos. Apenas ocasionalmente o visual é alterado e interrompido por um flash momentâneo ou por uma fotografia esquisita.

Lá pelas tantas, o clima beira a monotonia, mas então surgem algumas luzes e a medida que se aproxima delas um som de estática acompanhado do que parece ser uma trilha de diálogo é ouvida. A voz vai se tornando um gorgolejar. O jogador continua andando, já que essa é a única coisa que se pode fazer. Eventualmente o corredor se abre em uma área mais confusa com uma linha amarela pintada no chão, como uma faixa de trânsito,

Os padrões de imagem se confundem e mudam novamente para algo preto e branco, parecendo o negativo de uma fotografia. O gorgolejo se torna um rosnado esquisito e o jogo parece estar preso, até que, finalmente uma fotografia em preto e branco surge repentinamente, ficando ali por dois segundos, antes de sumir.



A imagem mostra um sujeito no alto de uma escadaria ornamentada por várias galhadas de cervo nas paredes. No fundo da imagem, uma dessas galhadas repousa perfeitamente sobre a cabeça do sujeito quase como se os chifres se projetassem da cabeça. O efeito é no mínimo estranho.


Segundo rumores, a imagem é uma fotografia de Knopiste, uma cabana de caça localizada na República Tcheca. Este lugar era usado pelo Arquiduque Franz Ferdinand, o último governante do Império Austro-Húngaro, um ávido caçador cujo assassinato em 1914 deflagrou a Primeira Grande Guerra. O homem fotografado seria Franz Joseph, o nono Príncipe de Thurn, um amigo íntimo do Imperador que lutou em ambas as Guerras Mundiais ao lado dos Alemães e morreu na década de 1970. Essa fotografia supostamente foi usada pelos seus desafetos como uma prova de seu interesse em ocultismo e feitiçaria, algo que jamais foi provado. Joseph negava que o efeito dos chifres tivesse sido proposital.

Quando a imagem desaparece, o jogador retorna ao maldito corredor onde se vê obrigado a continuar andando.  Mais adiante, surge uma segunda imagem, tão inesperadamente quanto a primeira:




A fotografia é de Jimmy Savile ao lado da Primeira Ministra Margaret Thatcher promovendo um evento da National Society for the Prevention of Cruelty to Children (NSPCC - algo que pode ser traduzido como Sociedade Nacional de Prevenção a Crueldade contra Crianças). A foto é incrivelmente irônica uma vez que Savile foi acusado de inúmeros estupros e de atentado grave ao pudor. Em 2011 ele foi processado por 216 crimes de natureza sexual, praticados entre os anos de 1955 e 2009, chegou a ser preso mas morreu logo em seguida. O sujeito era tão famoso na Grã-Bretanha apresnetando programas de auditório, que muitos não conseguiam acreditar no seu envolvimento nesses crimes, apesar das centenas de acusações.

Não está claro qual o significado essa fotografia, mas da mesma maneira que a primeira, ela desaparece poucos segundos depois.   

Alguns dias depois dessa primeira parte, Jamie postou o segundo vídeo sobre suas experiências jogando Sad Satan:


Segundo Jamie essa segunda parte é ainda mais bizarra, com uma fotografia do ex-presidente americano John Fitzgerald Kenedy tirada poucos minutos antes dele ser assassinado em 1963. Não demora muito, aparece uma segunda foto, a famosa imagem do “Sabbatic Goat” (Cabra do Sabá) desenhada por Eliphas Levi para representar Baphomet.

Há também alguns diálogos confusos sendo proferidos de trás para frente, bem como propagandas de estações de rádio servindo com uma mistura de áudio atmosférico. Esquisito realmente, mas não especialmente bizarro...

Mas é claro, o pior ainda está por vir.



O trecho mais bizarro dessa segunda parte é que na metade do vídeo podemos discernir formas de crianças que também parecem presas no labirinto. Essas crianças não interagem com o jogador, apenas ficam paradas observando ou andando à esmo pelos corredores em preto e branco.


Jamie chamou a atenção para o fato dessas "crianças" serem diferentes contando com características físicas borradas, mas ainda assim capazes de serem discernidas umas das outras. Segundo ele, há pelo menos oito dessas figuras sinistras ao longo desse trecho do jogo.

Ocasionalmente uma tela branca surge como um flash em lugares randômicos. Cada vez que essa tela aparece é possível ver trechos escritos usando a fonte wingdings. Um usuário do Reddit conseguiu decifrar esses símbolos que resultaram nas seguintes combinações de palavras/frases:

S2FZnyO

De cima para baixo temos as seguintes frases/palavras: "Eu posso rastrear você", "Boa sorte", "Você está sozinho", "Enterrado", "Mate, Mate e Mate novamente", "Você está na minha lista", "5 vítima", "Salve 666" "Pessoas Tristes Morrem".

Jamie jogou Sad Satan por tempo suficiente para conhecer os caminhos e depois gravar as sessões nos vídeos que acompanham essa postagem. Jamie contou que acabou apagando o jogo por achar que ele não levaria mais a lugar algum. Ele escreveu logo após fazer o upload do segundo trecho:

"É uma sensação estranha jogar essa coisa. Assistir apenas, não é nem metade do que senti jogando. Eu apenas andava de um lado para o outro na tela e o personagem parecia ser teleportado para diferentes lugares. Nada acontecia, mas mesmo assim eu sentia uma sensação estranha e enervante. Eu não acho que o jogo tenha terminado ou que ele tenha simplesmente travado, mesmo assim decidi apagar do meu computador".

Jamie contou que quando postou as duas primeiras partes do vídeo em seu canal, esperava que alguém conseguisse dar mais informações a respeito dele e de seu propósito. Será que o programador simplesmente não havia terminado o jogo? Ou ele havia atingido um beco sem saída?

Passaram-se dois meses até que Jamie decidiu tentar novamente. 

"Eu estava curioso. Não estava particularmente ansioso para voltar a jogar, mas imaginei que a coisa havia ficado pela metade. De certa forma eu queria entender o jogo", ele escreveu.

Demorou algumas semanas para que ele conseguisse ganhar acesso ao jogo. O método de entrada e a senha de ZK. haviam expirado e o jogo não reconhecia as tentativas de Jamie de entrar no sistema e jogar novamente. Parecia que Sad Satan não o deixaria brincar novamente, pois a cada tentativa um malware o repelia.

Mas foi então que algo curioso aconteceu: Um dos leitores do canal enviou um novo link de acesso para jogar. Ele não escreveu nada na mensagem, simplesmente passou o link adiante e assinou de maneira criptica: "Boa Sorte" (vai precisar)"

Quando jogou novamente, Jamie conseguiu passar do ponto em que havia parado originalmente e gravou a terceira parte vista abaixo:



Este terceiro vídeo se assemelha aos demais, mas inclui um monólogo famoso gravado na Prisão de San Quentin em 1980, com a voz do assassino Charles Manson concedendo uma entrevista a rede de televisão NBC.

O jogador é forçado a ouvir um trecho realmente longo dos devaneios egocêntricos de Charles Manson, o assassino hippie que comandou um grupo de jovens a praticar chacinas na Califórnia em 1969. Manson, o líder da Família coordenou uma série de ataques a mansões, pretendendo com isso dar início a uma Guerra Racial entre Brancos e Negros, desencadeando o Helter Skelter, que anteciparia o Fim do Mundo. 

Uma frase chave em determinado momento começa a se repetir sem parar:  "If I started murdering people, there’d be none of you left". (“Se eu começasse a matar as pessoas, não restaria nenhum de vocês").



Mais adiante uma lanterna aparece na tela e as palavras "Suffering Doesn't End" (O Sofrimento não tem Fim) aparece na tela. 

"Além desse ponto as coisas ficam ainda mais esquisitas", escreveu Jamie. Além do monólogo de Charles Manson e dos trechos sob a lanterna o som vai se tornando mais distorcido e é possível identificar que há vários trechos curtos tocados de trás para frente.

Esse era um truque muito comum nos antigos discos em vinil, no qual supostas mensagens secretas eram inseridas nas músicas e só podiam ser ouvidas quando o disco era tocado de trás para frente. Uma das músicas mais famosas por alegadamente conter mensagens satânicas ocultas na faixa é "Stairway to Heaven" do Led Zeppelin. 

Ouvida da forma normal, o trecho diz o seguinte:

"If there’s a bustle in your hedgerow, don’t be alarmed now, it’s just a spring clean for the May queen. Yes there are two paths you can go by, but in the long run there’s still time to change the road you’re on."

[Traduzido como: "Se há alvoroço em sua horta, não fique assustada. É apenas limpeza de primavera da Rainha de Maio. Sim, há dois caminhos que você pode seguir, mas na longa estrada, há sempre tempo de mudar o caminho que você segue".]

Na época do lançamento, as pessoas tocavam esse trecho de trás para frente e segundo alguns obtinha-se a seguinte mensagem:

"Oh here’s to my sweet Satan. The one whose little path would make me sad, whose power is satan. He’ll give those with him 666, there was a little toolshed where he made us suffer, sad Satan."

[Oh aqui está para meu doce Satã. Aquele cujo pequeno caminho irá me deixar triste, cujo poder é Satã. Ele irá dar para aqueles com ele 666, há um pequeno depósito onde ele nos faz sofrer, triste Satã".]

Aqui estão os trechos:



Não parece fazer o menor sentido, mas na década de 1970, quando Stairway to Heaven foi lançado e se tornou um grande sucesso, o trecho causou muita controvérsia. É claro, o fato de Jimmy Page, um dos membros da banda britânica se identificar como ocultista serviu para inflamar ainda mais as suposições. Page chegou a comprar a Mansão de Boleskine que pertenceu ao notório místico Aleister Crowley e lá supostamente realizou uma tentativa de invocar seu espírito.

Seria isso apenas uma coincidência ou o título Sad Satan (Triste Satã) tem algum significado na conclusão do jogo?

Seja qual for a resposta, Jamie decidiu apagar o jogo depois de atingir esse novo beco sem saída: 

"Não há como passar desse estágio, a imagem simplesmente fica estática e não há o que fazer... eu já tentei de tudo e não há solução. Eu imagino que deve ser um defeito no jogo, mas não sei ao certo", disse ele alguns dias depois de publicar o terceiro vídeo em seu canal.

Jamie acredita, no enatnto, que o responsável pelo jogo (seja lá quem for) deverá em breve arrumar o problema permitindo assim continuar o jogo. Mesmo assim ele deixou claro que não quer mais jogar Sad Satan: 

"Eu perdi a vontade de jogar essa coisa. Totalmente! É algo desagradável. Quando joguei, queria chegar ao fim e ver o que acontecia, mas o jogo não faz bem... pode parecer bobagem, mas eu me senti incomodado enquanto jogava e não gostei nada da experiência. É algo enervante... Não recomendo a ninguém fazê-lo".

Os boatos a respeito de Sad Satan se espalharam rapidamente depois da terceira parte do vídeo ter sido publicada. Supostamente uma quarta parte teria sido colocada no ar, com progressos feitos por um outro jogador. O vídeo de baixa qualidade teria sido removido por conter elementos bizarros excessivamente perturbadores. 

Como não poderia deixar de ser, algumas pessoas parecem interessadas em criar toda uma Lenda Urbana ao redor do jogo "Sad Satan". O rumor mais recente é que o trecho final é tão tenebroso que motivou o massacre em uma Igreja na cidade americana de Charleston, no qual nove pessoas (todos afroamericanos) foram assassinadas. O matador, um extremista branco chamado Dylann Roof foi capturado logo após o tiroteio. Ele teria agido sob algum tipo de influência diabólica contida nas imagens da sequência final do jogo que ele assistiu dias antes da tragédia.

Provavelmente tudo isso não passa de um boato infundado, mas em se tratando de deep web, está longe de ser o mais estranho já ouvido...

13 comentários:

  1. Vou ter que invocar o sr; Snown para resolver essa--

    ResponderExcluir
  2. O único membro do Led envolvido com ocultismo foi o guitarrista e líder, Jimmy Page, e a mansão de Aleister Crowley pertenceu apenas a ele, e essa história de que tentaram evocar o espírito dele é risível. Seu site é ótimo, mas um pouco mais de pesquisa antes de postar as matérias cia bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz uma alteração na qual destaco o Jimmy Page como membro interessado em ocultismo no Led Zeppelin. Salientei também que o ritual de evocação "supostamente" teria acontecido já que muitos dizem que ocorreu e outros tantos que não. Eu sinceramente gosto d epensar que aconteceu já que rende uma estória interessante, mas fiquemos com a suposição. No mais, obrigado pelos comentários. ;-)

      Excluir
  3. Opa Alex B, eu achei que o Robert Plant também havia se deixado levar pelo tema, mas posso estar confundindo. Nos anos 70, não foram poucos os músicos que gostavam do assunto. Jimmy Page foi um dos mais notórios: ele chegou a tirar fotos com uma indumentária semelhante a do Crowley e se identificava como seu fiel discípulo. A história da invocação é realmente forçada, mas é a lenda que sempre correu e revendo a devoção dele para com o Crowley nem chego a duvidar de algo nesse sentido... os resultados, contudo são abertos a muitas interpretações... Um fato conhecido é que os demais membros da banda disseram que não gostariam de retornar a Boleskine por achar o lugar carregado com uma energia negativa. Exageros à parte (e francamente, o artigo é tremendamente exagerado) o assunto é fascinante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ozzy tem uma música chamada Mr. Crowley e deve ser sobre o cara. Os solos são sensacionais. do finado Randy Rhoads, que morreu de uma forma muito estranha e macabra.

      Excluir
  4. Olá King, grato pela resposta cortês e de alto nível.
    Então, o Plant sempre negou seu envolvimento com ocultismo e em todas as biografias do Led (li várias) ele e as pessoas ao redor do grupo sempre negaram. Mas sim, muitos músicos de rock mexeram com ocultismo nos anos 70, das vertentes mais sérias da coisa às mais picaretas. Essa lenda sobre invocar o Crowley, fui ácido por que ela é defendida com unhas e dentes pelos mesmos tipos que afirmam, por exemplo, que Bowie e Iggy Pop são irmãos ( quá quá),ou seja, é mais uma das lendas baratas espalhadas por roqueiros velhuscos bêbados dos botecos das metrópoles...
    Sobre Boleskine: procede, todos que frequentaram o lugar sentiam-se mal lá.
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Eu li isso tudo de madrugada no dia que comentei sobre o Sr. Snown, de fato eu fiquei muito estupefato, tive que voltar aqui. O Sr joga xadrez, caso jogue, eu tenho uma oferta irrecusável:

    http://ozymandiasrealista.blogspot.com.br/2015/07/ozymandias-realista-contra-o-mundo-20.html

    ResponderExcluir
  6. En un día como ayer , 28 de junio de 1914, el Duque Francisco Fernando también conocido como Franz Ferdinand y su esposa aproximadamente a las 11 de la mañana fueron asesinados en Sarajevo, capital de la provincia austro-húngara de Bosnia-Herzegovina, por Gavrilo Princip, extremista serbio y uno de los varios asesinos controlados por Mano Negra, grupo terrorista serbio. El acontecimiento, conocido como el Atentado de Sarajevo, fue uno de los desencadenantes de la Primera Guerra Mundial.

    ResponderExcluir
  7. MUITO ESTRANHO E SEM NOÇÃO ESSE JOGO!!!!!

    ResponderExcluir