sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

A Fossa do Diabo - Cenário pronto e gratuito para Chamado de Cthulhu


Olá pessoal,

Antes de tudo, Feliz Ano Novo!

Para comemorar a chegada de 2016, aqui está um pequeno presente do Mundo Tentacular para seus leitores e principalmente para os mestres e jogadores de Chamado de Cthulhu.

É uma aventura completa, escrita para o sistema BRP clássico.

O título é A FOSSA DO DIABO, um cenário pronto com 27 páginas em PDF, mapas, fotos e esquemas, além de um segundo arquivo contendo Recursos de Jogo (Handouts) para ajudar na imersão da aventura.

Trata-se de uma investigação sobrenatural que se passa na Escócia na década de 1920, com um grupo de investigadores de primeira viagem se envolvendo com coisas realmente pavorosas, enquanto tentam descobrir o que aconteceu com um amigo desaparecido depois deste receber uma inesperada herança. Loucura, horror, segredos de família e uma boa dose de estranheza aguardam os jogadores em sua jornada.

Com comentários e vários detalhes [para facilitar o trabalho do mestre, a aventura foi adaptada do texto original chamado "The Devils Reef", publicado pela Chaosium em 1995. Ela foi bastante modificada para ser utilizada no primeiro Torneio Tentacular, ocorrido em 2007 durante o Encontro Internacional de RPG (EIRPG).

Em minha opinião é uma ótima aventura para jogadores iniciantes interessados em conhecer o universo dos Mitos e perder seus primeiros pontos de sanidade. É claro, aqueles que quiserem adaptá-la para outros sistemas e ambientações, poderão fazê-lo facilmente.

Já perdi as contas de quantas vezes narrei essa aventura, e creio que em praticamente todas as ocasiões foi uma experiência agradável e divertida para os participantes. Sobretudo para quem está começando a jogar.

É claro, eu adoraria ouvir comentários a respeito dos que usarem esse material com seus grupos de jogo. Relatos de como foi a sessão, fotografias da mesa e comentários são extremamente bem vindos e funcionam como um incentivo para que continuemos a fornecer material da mesma natureza.

Como forma de contabilizar quantas pessoas receberão o material, peço a quem estiver interessado que coloque seu e-mail aqui nos comentários (da mesma maneira como fizemos anteriormente quando enviei a aventura No Limiar das Trevas), eu me comprometo a enviar os arquivos contendo a aventura e os recursos.

Então é isso...

Um abraço a todos e espero que gostem de explorar os mistérios profundos da sinistra Fossa do Diabo.

Essas são algumas fotos relacionadas a aventura "A Fossa do Diabo":

OCASIÕES EM QUE MESTREI A AVENTURA:

No Torneio Tentacular de 2007
No Encontro da REDE RPG nos tempos do Bobs Tijuca
Na primeira edição do Dungeon Carioca
No Dungeon Carioca novamente, já no atual endereço.
RECURSOS (HANDOUTS):

O s recursos, as pistas físicas da aventura foram impressos em papel especial. 

Para as fotos usei papel fotográfico, os recortes de jornal foram impressos em papel reciclado que simula perfeitamente o papel de jornal e as páginas de livros malditos foram envelhecidas com café. 

O efeito ficou bem legal e a produção compensa o trabalho, mas nada impede de simplesmente imprimir o material, cortar e entregar aos seus jogadores.



142 comentários:

  1. Eu quero!!! o/
    malkavy@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. 2016 mal começou e já estou considerando bastante, rsrs. Achei bem interessante, se puder compartilhar a aventura? edualvesmacedo@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Muito legal!
    Poderia mandar o material para mim?jsouza.san@gmail.com
    Feliz Ano Novo!
    Jessica ^^

    ResponderExcluir
  4. Feliz ano novo meu amigo e muito obrigado pela esta iniciativa já acompanho seu blog desde o seu início e será uma honra receber esse pdf meu email é logosvorax@hotmail.com Sou amigo do escultor que esculpiu a matriz do ídolo Cthulhu que você adquiriu a alguns anos se você quiser o contato dele posso te enviar se for do teu interesse um abraço!!

    ResponderExcluir
  5. Que legal, envia para o thiagocabello@gmail.com
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Eu agradeço.
    mordekhay2005@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu quero, Luciano!
    vasconcellos.diogo@gmail.com
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  8. Happy new year e q a loucura continue nesse blog fantástico.
    Por obséquio, manda aí chefe: leandrofiladelfi@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Que massa, gostaria de experimentar!
    danielmacapa@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. adoraria receber esse material FABIO.CALIL.RC@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Opa. Vamos mestrar entao! julianoalves13@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Opa! Também quero essa aventura: edbelangier@gmail.com
    E parabéns novamente pelo blog e pela iniciativa \o/

    ResponderExcluir
  13. Excelente iniciativa. Voltarei a jogar após muuuuito tempo afastado. Se você tiver outros arquivos e queira me anviar ficarei imensamente agradecido. Segue meu email: huntercosta2@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. anarcoquimicos@yahoo.com.br o que tiver de material aceito de bom grado.

    ResponderExcluir
  15. Me interessei um bocado. Por favor, me mande também:
    darshu_14@hotmail.com

    E muito obrigado pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  16. Mais um pidão. Gustavotenorio1@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Olá,que maravilha você disponibilizar esse material, e tudo que tenha a ver com universo lovecraft muito me interessa...
    O que me motivou a querer mestrar foi o presente que ganhei do meu marido pela minha paixão por H.P Lovecraft, O Rastro e Chamado de Cthulhu.
    Agradeço desde já.
    - fabisana@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Opa manda para mim.
    Henderson-bca@hotmail.com
    Valeu cara.

    ResponderExcluir
  19. Oi Luciano! Eu quero!! sennamarcio7@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Olá,também quero, Luciano, demetriusguitar@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  21. Fala Luciano tb quero! juliano_ferraro@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  22. Quero também Luciano
    tiago_ramos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Eu também quero: max.moraes@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. Opaa, 2016 já começou bacana!
    elton.f.santana@gmail.com

    ResponderExcluir
  25. Cara, Que sensacional! Eu poderia receber uma cópia?
    POderia por gentileza enviar para o meu email?
    alekine.n@Hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. Manda pra mim tb, camarada: elvysthemaster@gmail.com

    ResponderExcluir
  27. Agradeço desde já!!

    gustavo.tertoleone@gmail.com

    ResponderExcluir
  28. Muito grato pelo envio!

    billyorkfelix@gmail.com

    ResponderExcluir
  29. Opa, sensacional mano.
    Será que eu poderia receber um também?

    amano-schubert@hotmail.com

    ResponderExcluir
  30. Parece muito bom! Você me enviaria também?
    lucasriello@gmail.com

    ResponderExcluir
  31. Saudações tentaculares!

    Excelente iniciativa. Parabéns pelo material de handout que com certeza vai interessar muitos outras solicitações. brennomestre@gmail.com

    ResponderExcluir
  32. Massa! Agradeço desde já! tiagolorenzo@gmail.com

    ResponderExcluir
  33. Fiquei interessado, meu e-mail é olisamuel@gmail.com
    Agradeço desde já

    ResponderExcluir
  34. Excelente Luciano.

    Favor enviar para:

    bufodiarlechino@gmail.com

    Grato

    ResponderExcluir
  35. E ae, Luciano. Otima iniciativa. Estou ha um tempo sem jogar, mas ja pegando essa, vou narrar pro meu grupo. Poderia me enviar No Limiar das Trevas tambem? Grato, brother.
    Marcos A Perciavali

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueco de colocar o e-mail. kkkkkkkk

      avidaeraloca@gmail.com

      Excluir
  36. Eu quero, Luciano!
    netofarias12@gmail.com
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  37. Muito obrigado, quero sim! O e)mail é psandirdoliveira@gmail.com

    ResponderExcluir
  38. Eu gostaria muito de receber a aventura e os handouts, Luciano...

    daysichain@gmail.com

    Valeu!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  39. Luciano,se possível poderias me enviar junto a outra aventura disponibilizada por vc (no limiar das trevas)?

    Obrigado e feliz 2016!

    ResponderExcluir
  40. Eu gostaria vou adotar para Gurps 4e

    ResponderExcluir
  41. Essa é a escolhida. Feliz ano novo

    Pedroivo.leon@gmail.com

    ResponderExcluir
  42. eu quero ! rod_dnd@hotmail.com obrigado !!!

    ResponderExcluir
  43. manda........
    fabiocmontenegro@gmail.com

    ResponderExcluir
  44. 2016 começou muito bem aqui no Mundo Tentacular.
    (E não é por "cortesia" das "bençãos" de Cthugha...)
    Sempre fiquei curioso a respeito das aventuras dos Torneios Tentaculares, Luciano. Torço para que futuramente repita a dose com as demais também. rs
    Por favor, pode enviar os arquivos para rpgistaveterano@gmail.com?
    Obrigado e Feliz Ano Novo.

    ResponderExcluir
  45. Fico no aguardo do material, e agradecido desde já: danelon.andre@gmail.com

    ResponderExcluir
  46. Pessoal, já seguiu para todos que mandaram seus e-mails até esse ponto. Verifiquem se receberam os dois arquivos e se está tudo certo. A segunda leva segue assim que tiver uma quantidade de pedidos para juntar num único email.

    ResponderExcluir
  47. Segue meu email. Valeu!
    jotaerre.bsb@gmail.com

    ResponderExcluir
  48. Opa, quero dizer mateusfernandes196@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  49. Obrigada pelo presente de ano novo. luanna.abreu1@gmail.com

    ResponderExcluir
  50. Com certeza quero começar 2016 arriscando minha sanidade. Obrigado por sempre manter este blog como um reduto dos adoradores de Coc e Hp Lovecraft

    E-mail: adyson.abreu@gmail.com

    ResponderExcluir
  51. Muito bom! Manda aí willecida@gmail.com

    ResponderExcluir
  52. mateus.colletto@gmail.com

    Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  53. Olá Luciano! Se puder me envie o material por favor! Meu e-mail é micheloscbc@hotmail.com Abraços!!!

    ResponderExcluir
  54. Oi, eu quero, por favor. gspessine-ded@yahoo.com
    Se puder enviar também a 'No Limiar das Trevas', agradeço!

    ResponderExcluir
  55. Caro Luciano, parabéns pela iniciativa. Seu trabalho com o blog é espetacular. Ficarei extremamente grato pelo envio do material ao e-mail baratadiamond@gmail.com

    ResponderExcluir
  56. Eu quero também pfv...meu e-mail é odnanref42@live.com

    ResponderExcluir
  57. eu também, meu e-mail é adn_ricardo_rs@hotmail.com

    ResponderExcluir
  58. lamolieu@gmail.com
    Se possível envie a aventura anterior também.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  59. Presente de ano novo com cara de Papai Noel... E se esse velhinho existe é porque o Faraó Negro é muito mais esperto do que nossa imaginação.
    Antes de ler a aventura já agradeço!
    luizonilly@gmail.com

    ResponderExcluir
  60. Eu também quero testar essa aventura.
    wellbatiston@gmail.com

    ResponderExcluir
  61. Prezado Luciano;

    Minhas sinceras congratulações pelo blog. Em minha humilde opinião, o melhor nacional sobre o assunto. Que em 2016 vc possa continuar nos brindando com os posts de altíssima qualidade que até então são a regra!

    Se puder enviar a aventura: thiago.vasconcellos@gmail.com

    Desde já, muito obrigado!

    ResponderExcluir
  62. Opa!!!! tb quero

    raphael.isa@gmail.com

    Um ótimo 2016, e continue com o grande trabalho, sucesso!!!!!

    ResponderExcluir
  63. Uau, eu gostaria de receber esta aventura...

    priscilasmaqueda.flp@gmail.com

    Desde já, obrigada.

    ResponderExcluir
  64. Eu adoraria receber essa aventura tbm!
    afsiqueira1982@gmail.com

    ResponderExcluir
  65. Cara, sou muito fã do seu trabalho aqui no site. também sou carioca e não vejo a hora de jogar com você. Gostaria muito deste material para apresentar o universo dos mitos a jogadores experientes em outros sistemas aqui da minha área. Meu email é: eduardos.jjae@gmail.com

    ResponderExcluir
  66. Opa! Feliz ano novo!
    Eu quero. email rcbelgoni@hotmail.com
    obrigado

    ResponderExcluir
  67. Oi, admiro muito seu trabalho, e espero que seu blog prospere por muito tempo, se o Big C. quiser!
    Pode aproveitar e me mandar a No Limiar das Trevas, dentre outras tbm ?! É que eu tenho meu blog também e gostaria de fazer uma resenha sobre umas aventuras de CoC,pra variar um pouco dos D&Ds e afins, sabe?Hehehehehehe
    andremfsouza1@gmail.com

    Ah, e feliz Ano Novo pra você também!

    ResponderExcluir
  68. Por gentileza.

    milton_diogo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  69. Fala Cara,

    Tenho interesse na aventura sim, segue meu e-mail:

    vinicius.hoteldaweb@gmail.com

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  70. Opa! Eu também quero!

    diogolaw@gmail.com

    ResponderExcluir
  71. Tenho bastante interesse na aventura!

    guidoglmano@gmail.com

    ResponderExcluir
  72. Manda p nozes Luciano. Abcs
    prieto_lucas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  73. Acaba de seguir o segundo e terceiro lote de e-mails com a aventura e os recursos. Até esse ponto, foi enviado para todos. Verifiquem suas caixas de mensagem.

    ResponderExcluir
  74. Boa tarde Luciano! Também gostaria de receber o material! Valeu pela iniciativa e Feliz 2016.
    ribamarjunior78@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  75. Não sei se ainda dá tempo, mas quero muito a aventura! O e-mail é gabrielpaivaaguiar.gp@gmail.com

    ResponderExcluir
  76. Preciso fazer meus amigos encontrarem o poço e se perderem no abismo espiral da loucura e decadência!

    flp.soaresaraujo@gmail.com

    Obrigado e Feliz insAno Novo!

    ResponderExcluir
  77. Luciano, o material é excelente. Parabenizo-o mais uma vez pela iniciativa, cujo valor é inestimável.

    ResponderExcluir
  78. opa, n vejo a hora de conhecerr.

    Ariel.moura.lt@gmail.com

    ResponderExcluir
  79. É tarde de mais para pedir? morken772@gmail.com

    ResponderExcluir
  80. Eu querooo!!! joyciblack@gmail.com

    ResponderExcluir
  81. Por favor, marc_huber@hotmail.com

    ResponderExcluir
  82. rodrigoamore2@gmail.com
    to precisando muito, pra narrar pra uns amigos ainda esse mês, é muito difícil achar aventuras prontas...

    ResponderExcluir
  83. Boa Tarde!
    Poderia me enviar ? Grato,

    rudy@fibiger.com.br

    Feliz 2016

    ResponderExcluir
  84. Poderia me enviar o material? Desde já fico extremamente agradecido!

    chervison@gmail.com

    ResponderExcluir
  85. EU gostaria de ter esse cenário! \0/ alipiocalzolari@hotmail.com

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  86. Opa, não esquece de mim...
    einicker@bol.com.br

    ResponderExcluir
  87. Manda pra mim diego.gregorio.bm@gmail.com

    ResponderExcluir
  88. Fala cara, muito bom o blog, se puder me manda a aventura: guisilmar@hotmail.com
    valew!!

    ResponderExcluir
  89. Bom dia! Pode mandar o material pra mim também?

    bergsonbonfim@gmail.com

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  90. Nossa muito bom pode me encaminhar por favor.

    kennedycaldas@gmail.com

    Se tiver mais alguma ficaria feliz em receber, estou começando uma mesa e seria bastante útil. Desde já grato!

    ResponderExcluir
  91. Boa noite!

    Ainda dá tempo de pedir?

    alex.bogard@hotmail.com

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  92. Por favor, não se esqueça de mim ^^

    rudy@fibiger.com.br ou rudycgms@hotmail.com

    Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  93. Por gentileza meu caro, gostaria de receber a aventura o/
    viniciusreimann@gmail.com

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  94. Partiu a terceira remessa para quem pediu os arquivos da aventura. Desculpem o atraso, eu deveria ter enviado semana passada. Espero que gostem.

    ResponderExcluir
  95. Desde já agradeço pela prestatividade. Comecei a jogar CoC a pouco tempo, mas acompanho seu blog a alguns anos, buscando fontes de inspiração para outros jogos, como gurps e mundo das trevas, e seu trabalho é excelente!

    Em relação ao material enviado, esclareço que falta o Handout Nº 4. Creio que algum cultista está empenhado em sumir com as provas. agradeço se puder envia-lo.

    ResponderExcluir
  96. Saudações....bom deve ser a primeira vez posto aqui mas acompanho seu blog já alguns anos....inclusive tive a honra de participar de sua mesa no torneio tentacular...rs....parabéns cara seu blog é espetacular!....mande pra mim cara essa aventura por favor. Tem como?

    ResponderExcluir
  97. Boa tarde,

    Teria como enviar para lgveloso@gmail.com

    ResponderExcluir
  98. Olá! ainda é possível receber o material? seria muito bom, estou para começar a narrar Chamado de Cthulhu agora.

    Meu email é: jeferson0bandeira@gmail.com

    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  99. Ainda posso receber o material? Estou muito interessado
    arthursantosmiguel@hotmail.com

    ResponderExcluir
  100. Gostaria de receber o material...
    Obrigada
    keithyowl85@gmail.com

    ResponderExcluir
  101. Opa, ainda tem como eu receber o material? Se puder mande no email
    iweyne@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  102. Envia para mim por favor:
    ivanbfr@gmail.com

    ResponderExcluir
  103. Com certeza quero
    anconeu@hotmail.com

    ResponderExcluir
  104. Opa, gostaria de receber a aventura. O email é patrick.dp.escobar@gmail.com

    ResponderExcluir
  105. yousafemardouglas@gmail.com

    Quero a aventura. Mande pls

    ResponderExcluir
  106. Ainda tem como receber o material? Meu email é lucas.augusto.30@gmail.com

    ResponderExcluir
  107. Gostaria de receber tbm esse material, grato pela atenção...rafael_miro88@hotmail.com

    ResponderExcluir
  108. Maravilha, espero não ter chego tarde, rs
    Ficarei muito agradecido pelo envio da aventura ✌

    mussa.augusto@gmail.com

    ResponderExcluir
  109. Eu tb gostaria de conhecer essa aventura, se puder me mandar raphael.xb2@gmail.com

    ResponderExcluir
  110. Olá, também gostaria de receber este material. Obg. wanbalinos@gmail.com

    ResponderExcluir
  111. Estou interessado nesse material! thiagoernando@msn.com
    Agradeço se puder me enviar. Obrigado.

    ResponderExcluir