sexta-feira, 22 de abril de 2016

Mais de mil e uma Faces: Os muitos rostos de Nyarlathotep


Originalmente publicado no blog The Monarch Review

Uma das grandes confusões entre os fãs de Lovecraft envolve a noção que Nyarlathotep, uma de suas criações, possui apenas mil formas. A ideia vem da novela "Dream quest Of Unknown Kadath", na qual, Nyarlathotep aparece como um Faraó, dado ao protagonista da estória uma advertência: "reze em nome de tudo o que você desconhece para jamais me encontrar em uma das minhas outras mil formas". O que os leitores tendem a negligenciar é a palavra chave "outras", ou seja, que além da forma sinuosa do Faraó existem mil outros... o que totaliza mil e uma. Eu iniciei uma jornada onírica por conta própria, buscando pela esquiva forma mil e um, aquela com a qual os fãs de Lovecraft provavelmente estão mais familiarizados, mas cuja origem sempre foi desconhecida.

A primeira parada em minha busca foi uma carta do Estudioso dos Mitos, S.T. Joshi, uma das mais conceituadas figuras no estudo de Lovecraft. Eu descrevi a ele a versão mais popular de Nyarlathotep na internet, um gigantesco monstro de três pernas e com uma língua vermelha (ou tentáculo) no lugar da cabeça. Essa coisa, é a primeira imagem que se obtém ao realizar uma busca no Google Search e eu sempre quis saber de onde esse avatar em particular veio. Para minha surpresa, S.T. jamais haia ouvido falar dele, "Temo que não me recorde de ter visto Nyarlathotep ser descrito dessa maneira", ele escreveu. "Que interpretação bizarra! certamente ela não pertence a Lovecraft". Joshi estava certo. Nenhuma descrição feita por Lovecraft a respeito de Nyarlathotep se encaixa na criação de três pernas, por isso resolvi contatar outro especialista em Lovecraft: Robert M. Price, um teólogo, escritor e ex-ministro Batista apontado como um dos responsáveis por revitalizar o trabalho de Lovecraft. 

Eu perguntei a Price sobre aquilo que Richard Svensson chama de Avatar Uivador (The Howler Avatar). Richard é um produtor de cinema e animações na Suécia, que deu o nome de Uivador ao monstro no especial por trás das cenas de seu documentário "The Making Of The Other Gods". O nome é importante, por que ele aparece no título do conto de Richard L. Tierney, editado por Price e publicado em seu fanzine "Crypt Of Cthulhu". Price respondeu a minha pergunta com uma mensagem que era curta e gentil: "Eu procurei ao longo do conto e não achei qualquer descrição de Nyarlathotep nele, embora ele seja mencionado de relance, uma vez. Boa caçada!” 

Eu preferi não acreditar na palavra de Robert, então procurei uma cópia do conto de Tierney para ter certeza do que ele havia dito, e realmente, em The Howler In The Dark, Nyarlathotep não passa de uma cabeça humana decepada, mantida viva por antiquários desajustados nas cavernas subterrâneas de um velho castelo. Frustrado, decidi ir direto à fonte e escrever uma carta ao Sr. Howard Philips Lovecraft.
howler avatar 01 - the howler in the dark
Lovecraft é o nome escolhido pelo ator e dramaturgo, Leeman Kessler. Desde 2012 ele vem interpretando seu famoso xará, H.P. Lovecraft, em uma série na internet com o nome Ask Lovecraft. A semelhança de Kessler, bem como, sua capacidade de estimular as pessoas sempre foi surpreendente e sua resposta em vídeo para minha questão foi ao mesmo tempo poética e instrutiva. Ele me indicou para o pessoal da Chaosium, responsáveis pelo roleplaying game Call of Cthulhu, afirmando que o monstro de três pernas e cabeça de língua era provavelmente uma criação dos ilustradores que trabalhavam para esse jogo. Eu não tinha nenhum material de CoC, mas encontrei um interessante artigo escrito por Doug Bolden, tentando conectar o Nyrlathotep de Call Of Cthulhu a August Derleth, autor do conto "The Dewller In Darkness".

O artigo de Bolden faz uma detalhada análise do Nyarlathotep de acordo com a estória de Derleth, mas não valida a conexão com o RPG Call of Cthulhu como fonte para a descrição, ou sua ilustração mais popular. Eu encontrei uma cópia de "The Dweller In Darkness" (publicado pela Weird Tales) e pensei que Derleth tivesse descrito Nyarlathotep como um gigante, mas ela não se encaixa exatamente como o monstro de três pernas no artigo de Doug. O mais próximo que Derleth chega do Uivador presente nas páginas da internet é uma representação de um artista, “que desenhou um tipo de criatura, que ninguém é capaz de dizer ao certo o que é, ele não é certamente um homem, por outro lado, também não parece ser um animal selvagem. Além disso, o artista responsável pela arte esqueceu de incluir uma face a sua criatura". mais tarde, os personagens do conto de Derleth encontram uma pedra entalhada, com uma representação de Nyarlthotep como um ser, “vasto e amorfo,” com uma, "curiosa cabeça em forma de cone que mesmo na pedra parecia ter uma fluidez enervante". Derleth nunca mencionou as icônicas três pernas, mas, depois de me corresponder com Doug, ele me indicou o Field Guide To Cthulhu Monsters, de Sandy Petersen publicado pela Chaosium e ilustrado por Tom Sullivan.

Obtive uma cópia do Petersen’s Guide, publicado em 1988, que lista ao menos cinco avatares de Nyarlathotep, incluindo uma breve descrição do Uivador na Escuridão (Howler In Darkness): “a monstruosidade de três pernas ilustrada a direita, é vista frequentemente uivando para a lua por razões desconhecidas". Eu consegui um comentário de Tom a respeito de sua magnífica ilustração: Eu gostaria de poder ajudar. Eu me recordo das pernas, dos olhos nas palmas e da face em forma de tentáculo. Minha informação de como ele o desenho deveria ser feito veio diretamente da Chaosium. deve ter sido uma descrição enviada por Sandy Petersen".

Eu tive dificuldades tentando contatar Sandy Petersen, então procurei por outros ilustradores. Earl Geir compartilhou, "Pelo que me recordo de trabalhar com a Chaosium, eu recebia uma citação retirada do conto para criar a ilustração e algumas instruções, especialmente se a citação fosse muito vaga". Richard Luong, ilustrador que trabalha no novo jogo de Sandy (Cthulhu wars) lembrou do seguinte quando perguntado a respeito do misterioso avatar de três pernas: Sandy veio até mim com uma descrição curta das características que ele julgava essenciais: três pernas, sem face, mãos bem pouco humanas".

Visto que aparentemente sandy sabia de algo que mais ninguém sabia, eu decidi que precisava falar com ele, mas todos os contatos que eu possuía sobre ele estavam desatualizados. A minha melhor opção foi continuar procurando, enquanto simultaneamente buscava outros materiais da Chaosium publicados antes de 1988. A grande notícia finalmente veio quando comecei a me corresponder com Tristan Oberon, da Espanha, alguém que por oito anos catalogou livros, jogos, filmes e qualquer assunto relacionado aos Cthulhu Mythos (para seu blog Susurros Desde La Oscuridad).

Tristan e eu trocamos informações, considerando cada fonte de recurso da Chaosium que pudessemos encontrar. A editora lançou múltiplas versões de Call of Cthulhu, bem como um enorme número de cenários e suplementos, mas graças a outro blogger, Michael Bokowski, eu decidi me concentrar na campanha Masks of Nyarlathotep que Tristan possuía uma cópia. A capa da primeira edição publicada em 1984, trazia a primeira ilustração daquilo que se tornaria conhecido como The Blood Tongue. Era um gigante sem face, com uma língua vermelha ou tentáculo no lugar da cabeça, mas a parte de baixo de seu corpo estava oculto nas nuvens de modo que não havia qualquer menção a ele possuir três pernas. O jogo continha outro avatar de Nyarlathotep, cohecido na India como o Pequeno Rastejador (The Small Crawler), que possuía três pernas, mas a primeira pessoa a juntar todos os elementos em um único monstro, acabou sendo uma mulher chamada Lisa A. Free.
howler avatar 02 - the small crawler

Eu comecei a procurar os desenhos feitos por Lisa de quando ela começou a trabalhar para a Chaosium. Seu trabalho está presente no Petersen’s Guide e dezenas de outros livros da Chaosium, mas seu trabalho é fácil de ser esquecido, já que ela quase sempre desenha a silhueta dos monstros para os gráficos comparativos de tamanho das criaturas (size comparison charts). Uma de suas silhuetas mais conhecidas, o gigante com cabeça tentacular e três pernas correspondendo a Nyarlathotep, foi publicado no suplemento Fragments Of Fear, o segundo companion de Call Of Cthulhu originalmente publicado em 1985.

Eu precisava falar com Lisa, mas ao contrário dos outros artistas contratados pela Chaosium, ela parou de trabalhar e levou mais de uma semana até eu localizá-la. Deixei algumas mensagens, mas nunca consegui uma resposta. Eu continuei tentando e quando finalmente alguém atendeu ao telefone, não foi com um amigável "Olá". Eles atenderam e me saudaram com um estranho silêncio. Eu não tenho certeza sobre o que pensar a respeito, então eu aguardei, até que o silêncio se tornou insuportável... até que ficou óbvio que alguém estava segurando o telefone, ouvindo como um caçador, esperando um galho estalar. Aterrorizado eu disse: "Alô?" Aqui é repórter de Seattle. estou tentando contatar Lisa?” O medonho silêncio persistiu até que uma onda de energia psíquica malina alterou o som do silêncio e a pessoa do outro lado desligou.

Será um dia gelado na barriga de Cthugha antes de eu ligar para Lisa novamente. Uma pesquisa indicou que após deixar a Chaosium, ela se tornou uma devota cristã e em 2010 um frequentador de um Fórum de RPG escreveu que ela havia denunciado publicamente os jogos de interpretação como "uma coisa do Diabo" (“the work of the Devil.”). Mesmo sem poder falar com ela, ao menos consegui desenvolver uma teoria com base em seu trabalho.
howler avatar 03 - lisa + tom
A capa de 1984 da campanha Masks foi produzida por Tom Sullivan. Nessa época ele já havia ilustrado o Bloody Tongue conforme descrito nas páginas da campanha. Logo ficou claro que o Bloody Tongue havia se tornado a versão mais popular entre os avatares de Nyarlathotep em meio aos fãs da Chaosium. Quando a editora quis criar um gráfico com a comparação de tamanho das criaturas para o suplemento Fragments of Fear, a criatura que representava Nyarlathotep havia sido desenhada apenas da cintura para cima, então Lisa teve que preencher a lacuna. Mesmo em uma silhueta, seu Nyarlathotep é bastante parecido com o Bloody Tongue de Tom Sullivan. Ela apenas inventou as três pernas porque achou que o resultado ficaria estiloso ou extrapolou o conceito do Small Crawler que estava presente como um avatar em Masks of Nyarlathotep.


Eventualmente, Sandy e eu conseguimos nos falar pessoalmente. Eu contei a ele minhas teorias , mas acredito que ele estivesse ocupado, pois sua resposta a tudo que eu disse foi simplesmente: "Minha descrição do Uivador veio diretamente do sonho de Lovecraft, que foi publicado no conto "The Thing In The Moonlight.” Eu li The Thing In The Moonlight e embora ele mencione uma criatura uivante, com um corpo semelhante ao Bloody Tongue, Lovecraft jamais o descreve como um monstro com face de tentáculo e três pernas. Na verdade, ele é bem parecido com um homem até que sua aparência inumana é traída pela face medonha em forma de um tentáculo. Tudo leva a crer que a silhueta de 1985 tenha sido a primeira imagem de Nyarlathotep nessa forma incomum… O Uivador de Liza é a primeira imagem a incorporar elementos presentes no sonho de Lovecraft, o monstro de Derleth, o Bloody Tongue de Tom e as ideias da Chaosium. Sem nenhum interesse pelos costumes pagões dos jogadores de RPG, Lisa não pode ser entrevistada e se tornou uma face misteriosa, talvez tão misteriosa quanto a criatura profana que ela ajudou a criar. Com um ênfase na palavra "ajudou". 

Quando eu comecei a me perguntar a respeito da origem do Uivador eu imaginei que o conceito para sua imagem teria sido definido por um único indivíduo, mas no fim, o Uivador é o resultado de várias pessoas trabalhando em grupo, com muito mais de mil e uma faces. Lisa ajudou a finalizar o Uivador sendo a primeira a combinar os melhores esforços: Derleth, Free, Sandy e Sullivan todos contribuíram com peças de um grande quebra-cabeça, todos fizeram seu melhor para conservar, criar e dar prosseguimento nos conceitos de horror de Lovecraft. Agora, esse horror assumiu vida própria e graças a uma nova geração de fãs, jogadores, artistas, etc, o horror irá durar além dos nossos sonhos mais loucos e além dos abismos mais escuros.

2 comentários:

  1. post legal,sempre achei essa coisa bizarra

    ResponderExcluir
  2. a versão da imagem de nyarlathotep que aparece na internet, que eu saiba, vem do grimorium imperium, que é um grimorio bem similar ao famigerado necronomicon só que da vida real

    ResponderExcluir