quinta-feira, 2 de junho de 2016

Quimera Perfeita - Novos Mitos dentro dos Mitos de Cthulhu


Oi Galera, eu sou a Domy, sou formada em cinema e em produção audiovisual, tenho uma produtora de vídeos, sou nerd, adoro My Little Pony e o meu herói favorito é o Batman.

Sou administradora de um grupo de Facebook chamado Dungeon Geek que organiza encontros semanais de RPG dentro de uma cervejaria.

Como cineasta assisti vários filmes, e os que eu mais me encantam são os filmes Cults de Terror, adoro o gênero: o horror, o gore, o sangue. Minha paixão por cinema alternativo me levou a conhecer filmes que muitas pessoas não tem “estômago” para ver.

Como uma Boa Nerd, criei algumas mesas de RPG, e nessa minha trajetória me encontrei nos horrores do universo de H.P Lovecraft. Infelizmente, ou não, o próprio Cthulhu virou uma celebridade, os ditos “Cthulhu Mythos” são muito mais do que apenas uma entidade. Pensando nisso elaborei uma mesa com meus próprios mythos, coisas que estou trazendo da minha linguagem audiovisual para as mesas.

Domy, isso dá certo?? Claro! Abra sua mente, enxergue fora da caixa, essa é a primeira dica que dou. Meu objetivo com essa coluna é mostrar que existem outras possibilidades, existe um mega universo a se explorar para todos aqueles mestres que se inspiram no Cinema Cult.

Hoje quero trazer uma experiência recente que eu tive, fui convidada para mestrar em um evento, muita gente estava pedindo pra jogar Chamado de Cthulhu, e muita gente não gosta de jogar Cthulhu em eventos pois acham que não existe clima.

Concordo que para uma experiencia profunda o clima é tudo, mas podemos usar vários elementos para alcançar esse clima mesmo com o ruído de um evento, vou falar disso em alguma matéria futura, hoje quero focar na inspiração que tive para essa sessão de jogo.

Chegaram meus jogadores lindos e fofos, iniciantes no RPG, galera super de boa, conversei um pouco com eles, expliquei um pouco como tudo funcionava e coloquei uma musica baixa no meu celular. Sabe aquele ruido que você não está entendendo a letra mas sabe que tem algo lá, aquele som que chega a incomodar? Isso ajuda muito na construção do clima.

Eles acordaram em um estabelecimento sem saber o que tinha acontecido na noite anterior. Fui conduzindo a aventura para um tom mais macabro, e o que torna isso mais macabro???

Na minha opinião as riquezas dos detalhes, da descrição. Muitos autores de terror gastam páginas e páginas descrevendo cheiros, sensações e impressões.

E então você escuta passos fortes ao fundo. Um cheiro de parafina queimada se mistura com a fumaça de um cigarro que fora apagado recentemente. Logo esse cheiro suave de parafina se quebra com um cheiro forte de merda, um odor tão penetrante que vocês sentem a garganta arder. Esse cheiro toma conta de ambiente todo. Aquela luz vermelha, escura, e densa ao fundo, começa a piscar”.

Esse foi um trecho da minha narrativa, peço desculpas de antemão a quem não gosta desse tipo de história, mas como eu disse, sou apaixonada pelo Cinema Cult, pelo estranho e pelo bizarro.

No dia 21 fizemos um grande evento, mais de 150 pessoas resolveram comparecer. Resolvi mestrar duas mesas nesse encontro, mesma história, mesmo final, só que com caminhos diferentes.

Minha primeira alegria foi fechar jogadores para as duas mesas em menos de 24h, percebi que muitos gostaram do tema e resolveram testar.

Outra alegria que tive foi a aceitação que a galera teve, uma de minhas players, a Viviane Graci (bjs bjs) foi fantástica, o personagem dela começou a enlouquecer na mesa, logo ela estava dominando a centopeia e usando a criatura contra os outros jogadores.

O engraçado é que normalmente os mestres passam a controlar personagens que se perdem na loucura, dessa vez resolvi fazer algo diferente, mantive o controle na mão da jogadora, e a experiência foi ótima, ela foi uma cultista incrível e proporcionou ao jogo cenas maravilhosas.

Nessa aventura eu usei como referência o filme “A Centopeia Humana”, a historia dele é bem simples, são duas meninas que estão viajando e o carro quebra, elas começam a andar em busca de ajuda, acham uma cidade isolada e pedem ajuda na casa errada, no dia seguinte elas acordam trancadas em uma “sala de hospital” nas mãos de um doutor insano que quer criar uma experiência bizarra.

Com essa narrativa eu peguei o horror e o gore do filme, e comecei a inserir elementos dos meus próprios Mythos nele.

Imagina que o médico responsável pela bizarra experiência de criar a Centopéia Humana, é um cultista, digamos que ele esteja fazendo esse ritual para invocar alguma criatura, um antigo que tem a forma de uma Centopeia. E para esse ritual ser completado é necessário um sacrifício, sacrifício esse que o Doutor chama de "A Quimera Perfeita".

Ao criar a quimera perfeita encontrarei o caminho das estrelas...


O personagem do médico nesse filme demonstra todo seu fascínio pelo bizarro em sua casa, estranhamente impecável, decorada com pinturas referentes a gêmeos siameses e outras inspirações exóticas. A primeira pessoa será responsável por se alimentar, a segunda pessoa estará com a sua boca grudada no ânus da primeira, e assim se alimentará das fezes dela, por consequência essa pessoa vai alimentar a que estiver atrás.

O filme no qual me inspirei, Centopéia Humana não tem muitas locações, e isso facilita na hora de criar uma aventura inspirada por ela. Tudo que você precisa ter em mente é a elaboração de cada parte da casa, temos que pensar em tudo, no tapete, nos cheiros, nas cores, na iluminação, tudo isso influência os jogadores, criando um vínculo maior com cada um dos personagens.

E com todos esses elementos já temos uma grande história, podemos colocar mais pessoas nesse culto, podemos criar essa entidade e expandir se o mestre sentir a necessidade. O importante é pensar fora da caixa e enxergar as possibilidades que você tem para enriquecer seu jogo.

Eu sempre tento levar meus jogadores ao encontro de uma experiência única, como comer um bombom recheado, enquanto a pessoa mastiga você fala da textura, do sabor e do aroma.

Bom, espero que gostem dos meus artigos, vou trazer para vocês minhas experiências com o cinema e o RPG, e juntos podemos criar vários desafios!!!

10 comentários:

  1. nunca fui em nenhum desses eventos mas parece bem legal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Venha nos conhecer, jogamos todas as quartas na cervejaria artesanal, e uma vez por mês na terramedia.
      Entre no Dungeon Geek para saber mais!!
      bjs

      Excluir
  2. Muito bom e esclarecedor !!!!!! É isso aí , o valor da mulher Nerd sendo defendido da melhor maneira possível :-)

    ResponderExcluir
  3. Domy! Ansioso por mais dicas suas de como assustar os sacos de carne...quer dizer, os jogadores.

    ResponderExcluir
  4. mãe, tô no print /o/o/o/o/o/ \o\

    ResponderExcluir
  5. Ideia interessante...mas equivocada. H.P. Lovecraft trabalhava com o horror psicológico, não explícito. Embora o "gore" tenha bons autores e muitos fãs, são estilos completamente diferentes. Não sei se mesclar os dois seria uma boa idéia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, durante um tempo também achava isso, só que funcionou muito bem nas minhas mesas, sugiro você tentar também.
      Você pode pensar num reanimator com um pouco mais de gore, para mim funciona.
      Bjs

      Excluir