terça-feira, 2 de maio de 2017

Impressões sobre o Geek and Games - O que rolou no evento no Rio


Olá pessoal,

Semana passada, o Rio de Janeiro sediou a primeira edição do Geek and Game Rio Festival (GGRF 2017), um Mega Evento (e quando dizemos mega, não estamos exagerando!) dedicado a Cultura Geek/Nerd de um modo geral.

O evento, ocorrido em um pavilhão inteiro do Rio Centro, centro de convenções localizado na Zona Oeste da cidade, contou com stands de lojas, livrarias e editoras, além de grandes áreas para que o pessoal pudesse transitar, jogar e se divertir. 

O Palco dos Cosplays
É preciso elogiar a organização e a estrutura do evento, organizado pela Fagga, GL Eventos e pela Supernova, que ofereceu excelentes opções para os frequentadores. O resultado foi um evento lotado nos três dias, que atraiu diferentes vertentes do mundo Geek, desde Gamers até fãs de Cosplay, de jogadores de tabuleiro e RPG até aficionados de filmes e quadrinhos, de curiosos que estão apenas entrando em contato com esse estilo, até veteranos com longa experiência e conhecimento de tudo que engloba o universo geek.

Palestra sobre Star Wars
O GGRF criou um espaço incrivelmente democrático, onde os frequentadores puderam entrar em contato com as novidades do mercado e conhecer lançamentos. Tudo isso em um ambiente propício; bem arrumado, limpo e seguro.


O evento contou com uma Arena de Games com 900 metros quadrados, que atraiu entusiastas para assistir aos campeonatos dos jogos Tom Clancy's Rainbow Six Siege, Counter Strike: Global Ofensive (GS:GO) e de League of Legends (LoL) que distribuiu mais de 200 mil reais em prêmios aos vencedores. Dispostos confortavelmente nas arquibancadas que comportavam até 500 pessoas, o público pode assistir aos jogos em um enorme telão. A torcida delirou com os ataques, táticas e ofensivas das equipes envolvidas no campeonato que contou ainda com comentaristas e narradores incumbidos em transmitir a emoção e excitação.


A quantidade de pessoas e o interesse geral, atestam como os e-esportes (esportes eletrônicos) estão em franco crescimento no Brasil, ganhando cada vez mais espaço na mídia e adeptos. Entre uma disputa e outra, havia tempo para assistir sessões de demonstração de novos jogo em plataformas modernas e de participar de animadas disputas de dança que mobilizaram adultos e crianças.

Fazendo negócios com os Adams
Havia ainda espaço para jogos clássicos, onde o "pessoal das antigas" demonstrou suas habilidades, distribuindo combos demolidores em clássicos imortais como Street Fighter ou salvando a Princesa Peach no Mundo de Super Mario Bros.

Titanic com o Senhor Pool
Em se tratando de Cosplay, o evento abriu suas portas para centenas de entusiastas que investiram tempo e dedicação em belíssimos trajes que emulavam personagens de quadrinhos, filmes e games nos mínimos detalhes. O evento contou com um palco que foi montado para o desfile dos Cosplayers que disputaram a premiação e arrancaram aplausos e gritos do público.

Impossível não querer tirar foto com esse pessoal, que não apenas veste a roupa, mas assume os modos e comportamento de seus personagens prediletos. Parabéns a todos pela dedicação e comprometimento. Tive a chance de conversar com alguns cosplayers que falaram um pouco a respeito da maneira como eles se dedicavam a criar suas roupas, algo que só era suplantado pelo prazer e satisfação de ter seu trabalho reconhecido e admirado pelo público presente.

O GGRF ofereceu ainda a oportunidade dos fãs de adquirir aquelas lembranças e memorabilia inevitáveis que todos nós adoramos comprar em eventos. E não faltavam lojas que ofereciam todo tipo de mercadoria para levar para casa. Dos itens mais simples e corriqueiros como imãs de geladeira, camisetas de sua série favorita ou pôsteres de seu filme predileto, até capacetes e barbas feitas de crochê, action figures detalhadas e brinquedos exclusivos como os drones das naves de Star Wars e Star Trek que me deixaram babando. A loja Escola de Magia e Bruxaria do Brasil inspirado pelos filmes de Harry Potter deu um show à parte, assim como a Gift Shop, a Nerd Side e a World of Collectibles. O pessoal super simpático e solícito das lojas foi nota 10!

Momento fã com o Sr. David Lloyd
Todas as lojas ficaram lotadas do primeiro ao último dia, com boas ofertas pipocando aqui e ali e condições de pagamento facilitadas no apagar das luzes. Aliás, essa é uma boa dica, ficar de olho nos últimos momentos para comprar aquilo que você está de olho. Eu consegui comprar alguns pôsteres em que já estava de olho fazia tempo e ainda algumas camisas com um preço mais camarada. No Stand da Editora Leya completei minha coleção de livros da série Alien por um ótimo preço. A Comix, gigante de distribuição de quadrinhos, também estava presente com farto material para os fãs em busca daquela edição que falta em sua prateleira.

Por falar em quadrinhos, os fãs também tiveram o prazer de conhecer David Lloyd, um dos mais consagrados ilustradores de quadrinhos nas últimas décadas. Famoso pelo seu revolucionário trabalho em V de Vingança, ao lado de Alan Moore, Frequência Global e Hellblazer pelo selo Vertigo. O Sr. Lloyd deu um show de simpatia, assinou revistas e fez alguns esboços de seus personagens mais famosos incluindo John Constantine e V.

Além de David Lloyd, o evento contou com outros convidados internacionais como Tim Schafer, renomado designer de games, a escritora Christie Golden (famosa por seus romances no universo Warcraft) e Iain Smith, produtor de filmes de sucesso como Mad Max, Estrada da Fúria. Entre os convidados nacionais foi bom encontrar e trocar ideia com os Castro Brothers, a Reunião do 99 Lives (Bruno Carvalho, Evandro de Freitas, Jurandir Filho e Izzy Nobre), o pessoal do programa Pipocando, Carlos Ruas (das tirinhas Um Sábado Qualquer), Rodney Buschemi e nossos colegas Eduardo Spohr (A Batalha do Apocalipse) e André Gordirro (Os Portões do Inferno).

Algo estranho aconteceu à caminho do GGRF
Para os fãs de jogos narrativos e tabuleiro, havia um excelente espaço para mesas de demonstração chamado "Gameboard Alley" com várias mesas montadas, apenas esperando os jogadores. A Galápagos Jogos também investiu em um stand de respeito, com instrutores para apresentar seus jogos mais concorridos e famosos como Dxit, 7 Wonders e Munchkin, eu também conheci o excelente Mysterium que já tinha me chamado atenção. 


Boardgame Alley
Além da Galápagos, três das grandes editoras de RPG e Bordgames nacionais marcaram sua presença no evento:

A Jambô trouxe vários livros e jogos de tabuleiros, com destaque para o incrível surtimento de livros jogos da série Aventuras Fantásticas que foram a porta de entrada para muitos jogadores de RPG dos anos 90. Foi ótimo rever esses clássicos apresentados para uma nova geração de jogadores. 


Espaço para tabuleiros e RPGs
A Pensamento Coletivo e a Retropunk foram além e chamaram vários mestres, narradores e instrutores que se encarregaram de apresentar as regras das últimas novidades e seus jogos mais conhecidos. Do lado da Pensamento Coletivo tivemos mesas de Jade Punk, Deloyal, Shadow of the Demon Lord, Espadas Afiadas & Feitiços Sinistros e Mutante: Ano Zero. Eu tive a chance de assistir e jogar Imperial 2030, e vou te dizer: que jogo maneiro! Já no quintal da Retropunk tivemos animadas mesas de Savage Worlds, Terra Devastada, Deadlands, Weird War II, Rastro de Cthulhu e a maior aposta da editora para o segundo semestre, o Hora da Aventura RPG que deve entrar em pré-venda no meio do ano. Além dos RPG, tivemos ainda mesas com demonstrações de Arena: Sangue e Glória, Escola de Dragões e Gangster de Retrocity, todos ótimos party games. 


Hora da Aventura RPG, em breve!
Aproveitei para narrar uma aventura rápida de Rastro de Cthulhu sobre a qual vou falar em uma outra postagem. Jogo bem legal por sinal, com jogadores novos e muito motivados. Bacana demais!

Foi ótimo ver várias caras conhecidas, verdadeiros medalhões do RPG nacional, se esmerando em apresentar aventuras emocionantes para o pessoal interessado em rolar dados. Grande sacada das editoras nacionais em reservar esse espaço para aventuras rápidas que sem dúvida, conquistaram novos jogadores para as fileiras do nosso amado Hobby.

Bom, essa foi apenas a primeira Edição do Geek and Games Rio Festival que esperamos, seja a primeira de muitas. Foram três dias de muita diversão, que reuniram nas estimativas dos organizadores mais de 40 mil pessoas.

Que venham muitos outros!

Um comentário:

  1. Aproveitando que Finn e Jake vão estar em RPG , eu queria de saber se você acha que outro herói querido poderia aparecer em uma campanha , o Chapolin Colorado .

    ResponderExcluir