terça-feira, 9 de maio de 2017

The Nazi Occult - Resenha do Livro de Kenneth Hite


A Editora norte-americana Osprey Publishing é conhecida pelos seus livros militares, todos eles com enorme cuidado de pesquisa e ilustrações detalhadas, com fotos de período e belíssimas imagens em telas coloridas. Ao longo dos anos, seus livros se provaram muito úteis para historiadores e entusiastas de temas militares, e ocasionalmente também para mestres de RPG em busca de fidelidade histórica para suas campanhas. E são estes que devem gostar da coleção mais recente que tem o selo "Dark", lidando com tópicos incomuns.

O primeiro volume dessa coleção é "The Nazi Occult" (O Ocultismo Nazista), perfeito para quem gosta do tema Segunda Guerra e de sobrenatural. Ele serve perfeitamente para jogos como Achtung! Cthulhu da Modiphus, World War Cthulhu da Cubicle Seven e, é claro, Weird War II, da Pinacle (que está em Financiamento aqui no Brasil). Nazi Occult não é apenas um livro muito bem escrito e cheio de detalhes, mas uma leitura clara que flui de maneira agradável.

A Osprey acertou em cheio na escolha da pessoa para escrever esse livro; Kenneth Hite, um dos mais respeitados game designers da atualidade, autor de Rastro de Cthulhu e Night`s Black Agents. Ambas ambientações que tem lugar num mundo aterrorizante que esconde segredos negros que a maioria das pessoas sequer pode imaginar. Ele também tem conhecimento de causa quando o assunto é Guerra Mundial, já que foi o responsável pelo excelente suplemento de GURPS, WWII.

Hite é reconhecidamente um mestre quando se trata de misturar horror e história na mesma realidade. Um dos seus trabalhos é justamente "The Day After Ragnarok", ambientação que ele criou com base na literatura Pulp, envolvendo um prolongamento da Guerra Mundial, quando feiticeiros nazistas lançam mão de magia negra para reverter o curso do conflito. O resultado é uma realidade distópica assustadora e divertida na mesma medida, marca registrada dos jogos concebidos por ele.       
Em Nazi Occult, Hite teve liberdade para explorar conspirações ainda mais estranhas, recorrendo a fatos reais e incidentes inexplicáveis com a guerra servindo de pano de fundo. É fascinante a maneira como ele consegue misturar a maldade dos nazistas e tudo que é estranho em suas doutrinas com informações historicamente apuradas. Hoje, sabemos que os nazistas tinham interesse no mundo do ocultismo, vide o grande número de sociedades secretas e grupos esotéricos alinhados com a estrutura de poder do Reich. Heinrich Himmler, um dos principais arquitetos da Alemanha Nazista era um ocultista devotado e muitos dos membros do alto escalão faziam parte de ordens místicas. A base para o livro é exatamente a paranoia, o clima de loucura e as teorias bizarras que temperavam as crenças nazistas.  

Hite não apenas analisa a origem dos interesses nazistas no oculto, mas traça a história do próprio regime. Dentro de suas páginas, o leitor recebe informações sobre o movimento völkish e as ideologias arianas que nasceram após a Grande Guerra e se sedimentaram como a base para a ascensão nazista. Assim que chegam ao poder, o livro volta sua atenção a criação de Sociedades Secretas como a Ahnenerbe, a Sociedade Thule  e o Vril. Hite menciona as expedições arqueológicas empreendidas ao redor do mundo. concentrando-se nas Explorações no Tibet em busca da raça ariana que teria dado origem ao povo germânico, a Raça Mestra da qual os nazistas acreditavam ser descendentes.

Similarmente, um capítulo é dedicado a caça dos nazistas aos grandes artefatos do mundo antigo - A Arca da Aliança, o Santo Graal, a Lança do Destino e outros objetos que concederiam uma vantagem durante a guerra. O Livro trata ainda da criação da Wunderwaffen que contemplava o uso de discos voadores, criação de armas de destruição em massa e construção de aparelhos, veículos e armas moderníssimas. O livro examina ainda programas bizarros como o Werwolf que criaria uma raça de soldados contaminados com licantropia. O capítulo final trata das bases para o Quarto Reich, estabelecido no isolado Ponto 211, uma base na Antártida onde os nazistas teriam se refugiado e onde planejavam reiniciar a Guerra.


The Nazi Occult traz uma pequena bibliografia de livros e filmes sobre os temas tratados, além de uma relação de jogos que podem interessar ao leitor. A essa lista segue um pequeno glossário que serve como referência para os numerosos termos técnicos usados ao longo do livro. Tudo muito interessante e com um estilo didático que jamais soa cansativo ou repetitivo. 

A questão principal é: Como usar The Nazi Occult em sua mesa de jogo? 

O uso mais básico do livro é servir como background para campanhas que se passam na Segunda Guerra e que se inclinam sobre o poderio nazista e seu envolvimento com o oculto. O livro oferece inúmeras ideias e curiosidades sobre o período pré-guerra, os anos do conflito em si e suas consequências diretas cobrindo assim quase três de´cadas (de 1920 a 1950).

Como material de referência, The Nazi Occult é perfeito: uma coleção de fatos, ganchos para construção de cenários e elementos que podem ser incorporados em qualquer narrativa onde nazistas figuram como os grandes vilões. Se você quer usar nazistas em uma campanha centrada em exploração a terras exóticas, ele funciona muito bem. Se você quer construir um apocalipse zumbi, o livro fornece dados sobre experiências dos nazistas no campo da reanimação. Se você quer usar as informações do livro para jogos de Supers se passando na Segunda Guerra, ele pode ser usado sem medo. Se você quer juntar nazistas com as entidades dos Mythos de Cthulhu, ele também se encaixa.


O que não falta são opções. O narrador não precisa usar todas as informações, podendo pinçar aquilo que achar mais interessante para inserir na sua história. O livro é rico em detalhes e ideias com potencial para alimentar campanhas inteiras.

Mas é importante reiterar com clareza que "The Nazi Occult" não é um suplemento de jogo, ele não traz regras, tabelas ou se refere a qualquer sistema em especial. O material, no entanto, pode ser incorporado a maioria dos jogos que se passam no período e até outras vertentes com as devidas adaptações.

Fisicamente, The Nazi Occult constitui um material incrível. As ilustrações são maravilhosas, com desenhos realistas de Darren Tan, ilustrações de arquivo do período e fotografias que complementam os textos. As ilustrações, na sua maioria retratam magias, rituais, máquinas estranhas, seres bizarros e entidades sobrenaturais. A minha favorita, em duas páginas, retrata um encontro entre membros da Ahnenerbe e Gênios que protegem a mística Cidade dos Pássaros na Líbia.


Ao longo de apenas 80 páginas (sim, apenas 80!), Kenneth Hite desfila esquisitice após esquisitice em um ritmo alucinante, sem permitir que o leitor sequer respire. 

Eu recomendo The Nazi Occult como ferramenta complementar para auxiliar a narrativa de qualquer ambientação se passando durante a Segunda Guerra Mundial ou nos anos que a antecederam. Para um mestre motivado, esse livro pode servir como base para uma campanha inteira. Ideias é que não faltam.

The Nazi Occult
autor: Kenneth Hite
Arte: Daniel Tan
Osprey Adventures
Em inglês, 80 páginas, colorido/ilustrado
US $ 17,95


Um comentário: