segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Como Lovecraft salvou o RPG


O texto a seguir foi escrito por Michael Tesca e traduzido por Luiz Felipe Vasques. Publicado anteriormente na página da REDERPG.

Apesar de alguns jogadores poderem ser familiarizados com Call of Cthulhu, muitos desconhecem a incrível herança que o jogo baseado em H. P. Lovecraft legou à indústria dos roleplaying games.

Call of Cthulhu foi um dos primeiros RPGs a ter um legado literário. Devido à Chaosium publicar tanto o RPG quanto as coleções de ficção lovecraftiana, o jogo é tratado em pé de igualdade com os livros que os inspiraram. A Daniel Harm's Cthulhu Mythos Encyclopaedia inclui artigos que abrangem inteiramente o catálogo da Chaosium, incluindo tanto os jogos, a ficção, e uma mistura de ambos. Como resultado, os suplementos de jogos da Chaosium têm ajudado a formar a interpretação do Cthulhu Mythos de Lovecraft pelas subsequentes gerações de jogadores.

Dungeons & Dragons deve muito a Call of Cthulhu. Isto é evidente em seus monstros: Carniçais, Kuo-toa (Deep Ones), Devoradores de Mentes (Cria Estelar de Cthulhu), e Pudim Negro (Shoggoth) são todos direta ou indiretamente inspirados por suas contra-partes lovecraftianas. (1)

Call of Cthulhu introduziu uma nova forma de interpretação nos jogos no início dos anos 1980 que era desconhecida até então: investigação. Ao invés de apenas atirar em monstros e tomar suas coisas, os investigadores eram encorajados a seguir uma série de pistas para ajudar a derrotar o vilão. Essas pistas foram se tornando mais e mais elaborados, abrindo o caminho para os LARPs (Live Actions) que usam objetos cênicos (props) da mesma maneira para representá-las.

Call of Cthulhu também se focava em um específico período de tempo e criou uma única e distinta identidade firmemente calcada no mundo real. Diferentemente de outros RPGs onde o Mestre de Jogo criava um mundo de sua imaginação, Call of Cthulhu era um tema sobreposto aos reais eventos dos anos 1920.

O jogo introduziu a noção da degeneração de um personagem. Investigadores sofriam perda de sanidade a cada encontro com o sobrenatural que eles experimentavam, e encontros suficientes assim levavam o investigador à insanidade total. Este estilo de jogo se identifica com o horror quando ele desencoraja investigar abertamente qualquer coisa desconhecida, ao invés disto encorajando uma compreensão parcial de inimigos paranormais através de pistas e dicas. Ele também fornece uma oportunidade de interpretar características indesejáveis, como a insanidade.

Na década de 1990, Call of Cthulhu se tornou uma sensação novamente com o advento do cenário Delta Green, da Pagan Publishing. Este cenário tirava sua inspiração das modernas teorias da conspiração, apresentando os investigadores como agentes correndo atrás de tudo, de cultos negros a OVNIs. Apesar de muitos imitadores aparecerem, o cenário Delta Green estabeleceu o padrão para os jogos de moderna teoria da conspiração e ganhou numerosos prêmios, inclusive o Origins Award de Melhor Suplemento de RPG e de Melhor Romance Relacionado a Jogo.

Se não fosse pelos esforços de August Derleth e da Chaosium, H. P. Lovecraft talvez tivesse caído na obscuridade. Mas graças a Call of Cthulhu, a estranha ficção de Lovecraft continua a influenciar RPGs, mesmo hoje em dia.

(1) Bibliografia, pelo autor: Jacobs, James (Outubro de 2004). "The Shadow Over D&D: H. P. Lovecraft's Influence on Dungeons & Dragons". Dragon (#324).

2 comentários:

  1. Pode ter influenciado o RPG como qualquer outro livro ou tema poderia ter feito, agora dizer que ele "Salvou" o RPG já é demais não acha? =P Começando que ele correu perigo pra ser de fato "salvo", se eu fosse dizer livros que realmente mudaram a visão desse jogo no mundo eu escolheria sistemas como GURPs que inovou em um sistema extremamente realista e detalhado ou Vampiro e suas variantes, sem querer desmerecer Lovecraft que sem duvida criou um RPG com ótimas ideias, mas só isso õ_o

    ResponderExcluir
  2. realmente CoC deu um gás a mais no RPG mundial...

    ResponderExcluir