segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Tribo Maldita - Os Abomináveis Tcho-Tcho



Biografia Literária

O povo Tcho-Tcho foi citado pela primeira vez pelo escritor americano August Derleth em 1933 no conto "The Thing That Walked on the Wind" (A Coisa que andava no Vento), onde um personagem se refere brevemente a "maldita presença do Povo Tcho-Tcho de Burma". Naquele mesmo ano, em "The Lair of the Star-Spawn", co-escrito por Mark Shores, Derleth expande o conceito dos Tcho-Tcho, descrevendo-os como um povo de baixa estatura, calvo que venerava as entidades gêmeas Lloigor e Zhar em uma região remota da Asia Central. A ferocidade e os costumes blasfemos dos Tcho-Tchos seriam verificados pela primeira vez nesse excelente conto.

Em "The Shadow out of Time" (A Sombra fora do Tempo) de 1936, H.P. Lovecraft, os descreve como "abomináveis". E o viajante mental, Nathaniel Peaslee conversa brevemente com a mente de um shaman Tcho-Tcho que compartilhava de sua condição no passado remoto da Terra.

Na novela "Black Man With a Horn", de T.E.D. Klein, publicada em 1980, os Tcho -Tcho são descritos por um missionário norte-americano como "o povo mais desagradável que jamais viveu no planeta" e mais adiante ele diz que "eles (os Tcho-Tcho) vivem em montanhas isoladas há séculos, e seja lá o que estiverem fazendo, jamais permitirão que estranhos se aproximem".
Em todos os contos com a presença dos Tcho-Tcho fica óbvia a sua conexão com as forças dos Mitos Ancestrais, tamanha a proximidade dessa raça com estes seres que alguns autores se referem aos Tcho-Tchos como a mais humana raça dos Mitos. Embora "humanidade" e Tcho-Tchos tenham muito pouco em comum.

O Mito

No RPG Call of Cthulhu, os Tcho-Tcho são apresentados como um povo degenerado e canibal que venera um grande número de entidades obscuras. As tribos habitam não apenas o centro da Asia, mas a região que se estende do subcontinente indiano, incluíndo as míticas Ilhas Andaman no Oceano Indico, passando pelo sudeste asiático, Nepal, Tibet, Malásia, China e Mongólia.

Mas quem é esse povo medonho? De onde vieram? Quais são seus planos?

Os Tcho-Tcho são habitantes no Platô de Leng na Asia Central, embora a presença de aldeias tenha sido confirmada no Platô de Sung, em Burma (atual Myanmar).

Segundo as lendas de sua criação, no início dos tempos, o Deus Chaugnar Faugn criou uma raça de anões humanóides chamados Miri Nigri a partir de anfíbios pré-históricos. Os Miri Nigri eram serviçais de Chaugnar Faugn e realizavam sacrifícios em sua homenagem. O cruzamento de Miri Nigri e humanos primitivos que também reverenciavam Chaugnar Faugn, deu origem aos Tcho-Tchos. Esta raça proto-humana de baixa estatura, iniciou um processo migratório para o Leste, desde a sua terra natal nos Pirineus, carregando a estátua de Chaugnar Faugn para sua nova morada. Em meados do século II, eles passaram a ser conhecidos como Tochoans, um povo selvagem que habitava a região hoje pertencente ao Afeganistão e cercanias. No século V, segundo as lendas eles já habitavam as montanhas do Tibet.

Uma estória alternativa afirma que o povo Tcho-Tcho é originário do Grande Abismo nas Dreamlands. Eles teriam cruzado a barreira dos Sonhos na cidade de Sarkomand, e depois se refugiaram no Planalto de Tsang, no Tibet. De acordo com esse mito, os Tcho-Tcho eram servidores dos Deuses Antigos enviados para proteger o covil subterrâneo das divindades Lloigor e Zhar, aprisionados no interior das montanhas. Os Tcho-Tcho segundo essa lenda se veriam obrigados a permanecer nessa região isolada até que as estrelas estivessem corretas marcando o retorno dessas entidades.

É pouco provável que os próprios Tcho-Tcho conheçam sua verdadeira origem.

Estudos antropológicos, discutem que os Tcho-Tchos são genéticamente incompatíveis com a maior parte dos gêneros humanos, e que a raça como um todo experimentou uma ruptura na linha genética antes da evolução dos hominídeos para homo-erectus. Alguns estudiosos postulam que os Tcho-Tchos são tão diferentes geneticamente que podem constituir uma espécie destacada na cadeia evolucionária, uma espécie de elo perdido. Teorias sobre esse tema ainda encontram forte controvérsia e resistência na comunidade científica internacional.

Além de Chaugnar Faugn, os Tcho-Tcho também veneram Zhar, Lloigor, Shub-Niggurath, Hastur, Atlach-Nacha. Seus costumes são pouco conhecidos, mas acredita-se que sejam praticantes de canibalismo e outros rituais considerados como tabu na maioria das sociedades humanas.

Dois estudos antropológicos falam a respeito dos misteriosos Tcho-Tcho, lançando uma luz sobre esse enigmático povo. O primeiro é "A Origem do Mito Tcho-Tcho" de Reynald Blois editado em 1921, em Saigon. A tese escrita pelo antropólogo americano James Houghton em 1927, intitulada "Tcho-Tcho: Mito ou Realidade?" também é uma fonte de informações valiosa sobre esse povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário