quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Do Além - Filme Cult de Horror ganha edição caprichada de DVD

"From Beyond" é hoje um filme menor, conhecido apenas por ratos de locadora ou pelos fãs mais hardcore de tosqueiras de horror nos anos 80. Eu tenho de admitir que me encontro inserido em ambos os casos: cresci frequentando locadoras em busca de filmes obscuros e adquiri um carinho todo especial pelas produções meio mambembes que abundavam na época.

Assisti "From Beyond" quando era moleque e não fazia idéia de quem era H.P. Lovecraft e sem imaginar que aquele filme esquisito era baseado na obra de um dos maiores escritores de terror do século XX.

O que me atraiu no filme, além do poster bizarro de um cara com o rosto derretendo e de Barbara Crampton em trajes sumários, foi o fato dele ser resultado do trabalho da mesma equipe de outro filme baseado num conto de Lovecraft. Os fãs do gênero é claro, devem conhecer Re-Animator.
Apenas dois anos antes de realizar From Beyond (que aqui foi traduzido corretamente como "Do Além"), o diretor Stuart Gordon e o produtor Brian Yuzna juntaram forças para lançar Re-Animator uma pequena, porém brilhante, jóia do cinema trash. Os seguidores mais radicais de Lovecraft podem até torcer o nariz e apontar o filme como um caça níqueis com a obra de Lovecraft. Um filme que explora apenas o tema central do conto no qual é inspirado e que envereda pelo caminho do terrir com direito a muito sangue e tripas, algo que não condiz com a obra do autor. Contudo, é inegável que o filme tem carisma... vide seu status de cult que só fez crescer após tantos anos.

Amado por uns, odiado por outros, Stuart Gordon filmou além de Re-Animator e From Beyond, o episódio Dreams in the Witch House na série Masters of Horror.
"Do Além" foi uma tentativa de repetir o êxito comercial de Re-Animator. Yuzna buscou reunir a mesma equipe do filme anterior e convenceu Gordon, um fã inveterado de Lovecraft a assumir a direção. À princípio Gordon queria adaptar Dagon, um conto curto a respeito de um monstro marinho. Sabendo das dificuldades e elevados custos de filmar em alto mar, Yuzna se reuniu com o diretor e os dois leram em um final de semana praticamente toda a obra de Lovecraft em busca de inspiração. Finalmente acabaram concordando que From Beyond era uma ótima opção.

Mas adaptar esse conto em especial era um desafio; originalmente ele possui meras seis páginas e toda a narrativa se resume a uma única cena. Para escrever um roteiro seria preciso criar situações e novos personagens para gerar um mínimo liame narrativo.

Gordon e Yuzna recrutaram o roteirista Dennis Paoli (que também escreveu Re-Animator) e começaram a trabalhar na estrutura de "Do Além", inserindo uma série de situações que sem dúvida teriam deixado o puritano Lovecraft de cabelo em pé. No roteiro, o Ressonador, a máquina responsável por revelar o "Além" não apenas permitia abrir portais para outras dimensões, agora ele estimulava comportamentos libidinosos da psique humana. Segundo Gordon, na faixa de comentários do DVD, a glândula pineal sempre teve uma ligação com a libido e por isso esse fator foi explorado.

O filme se inicia no laboratório de um brilhante cientista, o Dr. Edward Pretorius (Ted Sorel). Seu assistente Dr. Crawford Tillinghast (Jeffrey Combs) aciona uma estranha máquina, um Ressonador que abre um portal entre o nosso mundo e uma realidade adjacente, o tal mundo "do além". Através do estímulo da glândula pineal, o Ressonador desperta uma espécie de sexto-sentido nas pessoas, permitindo a elas experimentar essa outra realidade habitada por estranhas criaturas.

Acima: O horror surge da dimensão do Além e faz sua primeira vítima assimilando o Dr. Pretorius.
Como não poderia deixar de ser o experimento resulta em catástrofe. O Dr. Pretorius acaba morto de maneira dantesca (acredite isso dificilmente é um spoiler!) e Tillinghast é culpado por sua morte. Ele acaba confinado em uma instituição para doentes mentais, onde conhece a Dra. Katherine Michaels (Barbara Crampton) que fica fascinada pelo caso. Crawford faz um acordo com a estudiosa, ele aceita levá-la até o laboratório e reparar a máquina a fim de recriar o experimento provando que não está louco. A dupla retorna ao local acompanhada do policial Leroy "Bubba" Brown (Ken Foree), designado pela corte de justiça para manter os olhos em Crawford. Só um parenteses aqui: que tipo de nome é Leroy "Bubba" Brown? Haverá nome mais cliché para um personagem negro na história do cinema?

Anyway...

O experimento é realizado e o portal para a outra realidade se abre permitindo que as medonhas criaturas venham para nossa realidade, inclusive um horrendo monstro que devorou/assimilou o corpo do Dr. Pretorius. Por pouco o grupo escapa da experiência, contudo a exposição ao ressonador começa a causar uma súbita mudança na personalidade de cada um dos presentes. A partir desse momento o filme vai se tornando cada vez mais estranho e é melhor não revelar muito a fim de não estragar a diversão alheia.

No que diz respeito aos efeitos especiais e maquiagem, Gordon atinge um novo patamar entre o surreal e o visceral. O monstro que assimila Pretorius altera sua forma continuamente, se tornando cada vez menos humano e mais uma aberração hedionda. Cada vez que ele surge sua aparência é diferente e mais terrível. Em suas próprias palavras ele testa os limites do corpo humano a medida que se converte em uma massa disforme.

O aspecto visceral também proporciona um verdadeiro banquete de sangue e visceras. Em uma das cenas mais bizarras (cortada da versão no cinema, mas presente no DVD) uma médica é atacada e tem o cérebro sugado através da cavidade ocular!!! Em outra cena um enxame de insetos dimensionais literalmente devora a carne dos ossos de um pobre diabo. Isso sem falar de outras cenas bizonhas.

Acima: Olho no lance... e lá se foi um globo ocular!
O elenco de From Beyond foi muito bem escolhido e não por acaso boa parte dele trabalhou junto em Re-Animator. O objetivo provavelmente era esse, manter o time que rendeu tão bem em conjunto.

Jeffrey Combs, como sempre rouba a cena. O ator parece ter nascido para interpretar os estranhos protagonistas idealizados por Lovecraft, tipos trágicos sempre a um passo da obsessão e da loucura. É difícil, no entanto não simpatizar com seu dilema: ele teme realizar novamente a experiência, mas aceita fazê-lo para se livrar do confinamento em um manicômio. Mas aos poucos, Crawford vai se transformando de uma vítima do ressonador, em um monstro assassino com pouco controle sobre suas próprias ações. A redençãod ele parece cada vez mais distante, o que se manifesta na deterioração mental e física do personagem.

Barbara Crampton deixa de lado seu papel anterior em Re-Animator, quando era uma inocente mocinha que só podia gritar quando cercada por mortos vivos. Ela assume aqui uma postura bem mais obstinada como a Dra. Michaels que está disposta a mergulhar de cabeça no experimento não importando os resultados. De muitas formas ela assume o papel que foi de Combs em Re-Animator, quando este fez o anti-ético e moralmente questionável Herbert West. Mais importante que isso, Barbara é linda e se permite algumas cenas bem generosas de nudez.

Barbara Crampton vestindo trajes de couro. Sob efeito do ressonador a Dra. Michaels começa a ceder a seus desejos secretos.
From Beyond/Do Além é um filme pouco conhecido que merece ser descoberto. Ele combina uma direção forte com um elenco afiado liderado pelo inimitável Jeffrey Combs, e nauseantes efeitos especiais. Para quem tem estômago forte é um baita de um programa sobretudo para reunir os amigos e assistir sem compromisso entre uma cerveja e outra.

Recentemente, From Beyond foi lançado em DVD em uma edição especial, repleta de extras e com a montagem do diretor. Assistir o filme com uma imagem perfeita e som remasterizado é um prazer depois de ser obrigado a ver as toscas versões editadas e censuradas que passavam na TV Bandeirantes na sessão cine trash.


A capa da edição especial de From Beyond. Faixas de comentário, cenas deletadas, documentários e entrevistas estão entre os extras.

8 comentários:

  1. Valeu pela dica! Vou procurar hoje mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Procurei e não encontrei. Tem alguma dica de loja que o venda?

    ResponderExcluir
  3. http://thepiratebay.sx/torrent/4567725/

    Procurei logo que terminei de ler o post... hehehehehhe

    obrigado pelo review!

    ResponderExcluir
  4. eu encontrei a versao dublada
    nesse link

    https://www.youtube.com/watch?v=pfqref4QBnY#t=1718

    ResponderExcluir
  5. Acho que pra encontrar esse filme só mesmo entrando na DEEP WEB :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.adorofilmesdeterror.com/2015/03/download-do-alem-versao-do-diretor-1986-dublagem-classica-bluray-720p.html
      tem esse site q baixei ele recentemente, ta meio ruim o audio mas da pra assistir de boa.

      Excluir
    2. elton upa o filme pra mim? pelo visto o site só tem o MEGA o resto tá tudo quebrado, e o mega tem que fazer mo aue pra baixar porque excede limite. upa no mediafire ai e me manda se tu n tiver deletado o filme do seu pc

      Excluir
  6. Sou fã desse filme,adorei o final dele q remete muito a essência dos personagens lovercraftianos

    ResponderExcluir