domingo, 14 de novembro de 2010

A Maldição de Pulp Cthulhu - Será que um dia esse livro será publicado?


Existem certos livros de RPG que parecem fadados a jamais serem publicados.

Pulp Cthulhu infelizmente parece estar nesse caso.

Quando ele foi anunciado em meados de Outubro de 2008, eu achei que aquela vez ia ser para valer. Afinal a Chaosium não apenas colocou a notícia em sua página oficial, mas também incluiu no Press Release a capa do livro (no topo desse artigo) e alguns goodies sobre arquétipos de personagens e sistema.

Para quem não faz idéia sobre o que diabos eu estou escrevendo, eis a explicação: Pulp Cthulhu seria uma versão das estórias clássicas de Call of Cthulhu adaptadas para o universo das aventuras Pulp nos anos 30, com ação vertiginosa, perigos constantes, heróis durões, inimigos malvados (em geral nazistas) e uma série de peripécias que não são exatamente razoáveis, mas que são pra lá de divertidas.

Pense em uma aventura se passando na Selva Amazônica, onde os heróis exploram uma colônia perdida de Atlântida habitada por dinossauros e homens das cavernas. Adicione nazistas amparados por cientistas com super-tecnologia. E por fim uma pitada de Mythos para apimentar as coisas. Pronto, uma receita instantânea do que seria uma aventura de Pulp Cthulhu.

Quando o Pulp Cthulhu foi anunciado cheguei a salivar (não exatamente, mas vocês entendem...). O sistema prometia uma transposição perfeita para a mesa de jogo de aventuras no melhor estilo Indiana Jones e A Múmia.

Mas infelizmente não era para ser. Desde aquele fatídico press release, a Chaosium não toca no assunto. Na lista de futuros lançamentos, atualizada em Julho desse ano consta o seguinte:

"This book has been delayed due to health issues, but is still an upcoming release. We haven't given up on it!"

(O lançamento desse livro foi atrasado, cedendo lugar a outras publicações. Mas nós ainda não desistimos dele!")

Não me recordo exatamente das razões para o livro não ter sido lançado, mas há rumores abundantes na internet. Alguns dizem que o autor perdeu os arquivos com a cópia do material (o que me dá uma vontade danada de fazer back-up no meu computador), outros afirmam que ele simplesmente desistiu do projeto por conta de outros trabalhos e os mais sombrios afirmam que ele teria morrido. Mas alguns (cuja sanidade já deve estar lá embaixo), dizem que o livro simplesmente é maldito. Acreditam que se um dia Pulp Cthulhu for lançado algo terrível acontecerá. Seria o despertar dos Antigos? Seria o fim da vida como conhecemos?

É bem possível que - ou melhor SE - esse livro um dia for lançado, precisaremos de um rolamento coletivo de Sanidade.

Resta apenas o consolo do ditado: "A esperança é a última que morre".

2 comentários: