segunda-feira, 7 de março de 2011

Frontier Cthulhu - Horrores Antigos assolam o Novo Mundo - Resenha

A medida que um Novo Mundo se revelava, exploradores descobriam as fronteiras da América do Norte, perturbando horrores adormecidos e coisas esquecidas pela humanidade.

Corajosos navegadores vikings encontram abominações monstruosas em terras estranhas. Colonos europeus desvendam segredos enterrados e as criaturas que os guardam. No oeste selvagem, pioneiros trilham os caminhos através das planícies, em territórios assombrados onde vagam feiticeiros. Vaqueiros confrontam horrores cósmicos em busca de riquezas nos limites da civilização.

Frontier Cthulhu é uma antologia de contos editada pela Chaosium que relata estórias como essas.

Os personagens dessas estórias não são estudiosos ou investigadores do Mythos, eles são exploradores de uma nova fronteira, uma terra desconhecida onde habitam horrores indescritíveis. O tema do livro é a exploração e colonização através dos tempos. A mistura de escrita e de estilos narrativos é bastante interessante. Nem todas as estórias são boas, mas com certeza há elementos suficientes para manter o leitor interessado do começo ao fim.

Vários contos apresentam "pessoas normais" cruzando com algo terrível pela primeira vez e tendo de lidar com esses pesadelos. A receita se torna um pouco repetitiva, mas é interessante acompanhar a mudança do ambiente em cada estória. Contos com vikings se alternam com outros passados nas 13 colônias, durante a corrida do ouro e no oeste selvagem habitado por cowboys.

O livro possui 13 estórias:

"The Long Road Home" por Paul Melniczek - A estória segue um grupo de navegadores nórdicos - vikings se assim preferir - que exploram o novo mundo em busca de pilhagem e novas conquistas. Eles acabam se aventurando por terra mais do que poderiam imaginar, descobrindo a verdade a respeito do lendário reino de Yggdrasil. Essa é uma excelente estória, fonte de idéias para um cenário interessante misturando vikings e nativos americanos que pode muito bem ser adaptado para um cenário de Dark Ages

"In Waters Black the Lost Ones Sleep" por Angeline Hawkes - Uma estória a respeito do fatídico destino dos colonos de Roanoke. Muito bem escrito e absolutamente creepy!

"Where Men Had Seldom Trod" por Lee Clarke Zumpe - Uma estória meio estranha, talvez tenha sido a que menos me agradou na antologia. Ela trata de uma sociedade secreta devotada a enfrentar os horrores do Mythos em pé de igualdade. Não é ruim, mas não rende como deveria.

"Something to Hold the Door Closed" por Lon Prater - A estória se passa durante a Corrida do Ouro na Carolina do Norte em meados de 1700. A idéia é simples, há ouro nas montanhas, mas há também coisas guardando essas riquezas... misturar avidez e ganância com o Mythos rende um conto bem bacana.

"Terror from Middle Island" por Durant Haines - Grande estória. O descendente de um massacre indígena investiga os fatos que levaram à morte brutal de seus antepassados. E descobre que algo muito mais sinistro aconteceu... eu adoro estórias sobre segredos desse tipo e a maneira como a narrativa se desenvolve é muito bem estruturada. Outra estória que renderia um bom cenário.

"Children of The Mountain" por Stewart Sternberg - Bom momento do livro. Uma estória a respeito de garimpeiros e exploradores que descobrem a verdade por trás do mito do wendigo. De certa forma é a estória mais lovecraftiana da coleção.

"They Who Dwell Below" - por William Jones - Como não poderia deixar de ser Yig, um dos terrores da América do Norte tinha que dar as caras nessa coleção. Achei interessante a conexão desse conto com "The Mound" a estória co-escrita por Lovecraft onde o "Pai das Serpentes" aparece pela primeira vez.

"Wagon Train for the Star" - por Scott Lette - Ótima idéia misturando cowboys contratados para proteger um culto messiânico à caminho do Oeste selvagem. Eu penso em adaptar essa estória para Dark Ages, substituíndo os cowboys por guerreiros no Império Germânico.

"Incident at Dagon Wells" - por Ron Shiflet - Mais uma estória a respeito de cowboys durões metidos com indios. A única esperança deles é fugir para um lugar assombrado conhecido como Dagon Falls. Ótima estória que praticamente pede para ser adaptada para a mesa de jogo.

"Ahiga and the Machine" - por Rob Santa - Excelente conto mas com um final meio inesperado. Um jovem índio vai para o deserto em busca de visões premonitórias e é confrontado com um presente dos deuses que cai dos céus.

"The Deadman's Hand" - por Jason Andrew - Uma inevitável estória misturando uma roda de poquer e o terror do Mythos. Embora seja interessante, alguns detalhes ficam meio dúbios por envolver personagens da história americana.

"Jedediah Smith and the Undying Chinaman" - por Chuck Zaglanis - Mais um conto a respeito de um cowboy durão que tem de enfrentar os Mythos ancestrais. Nada de mais...

"Snake Oil" - por Matthew Baugh - Um delegado em Nevada investiga ocorrências misteriosas e um culto de serpentes. Outro bom conto da coleção, mais uma vez com Yig.

"Cemetery, Nevada" - por Tim Curran - Um bando de caçadores de recompensa é contratado para trazer vivo ou morto criminosos em fuga. O conto é narrado como se fosse uma longa carta. Tim Curran é um dos melhores escritores dos Mythos na atualidade e não decepciona.

"The Rider of the Dark" - por Darrell Schweitzer - A estória não se decide a respeito de humor ou terror, fica no meio termo entre os dois. Trata de um bando de caipiras que tem o azar de se meter com forças terríveis.

A idéia do livro é bem sacada e a diversidade de temas não deixa a coletânea cair na mesmice. O leitor encontrará estórias com altos e baixos, mas no geral o resultado é favorável. Eu recomendo esse livro especialmente para aqueles que (assim como eu) gostam de ler essas antologias em busca de inspiração para aventuras de RPG, Frontier Cthulhu oferece muitas idéias que podem ser adaptadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário