terça-feira, 12 de julho de 2011

Props e Material do Cenário "A Mortalha do Faraó Negro"

O cenário que escolhi para a RPGCon III foi "A Mortalha do Faraó Negro", uma aventura no estilo Pulp para Rastro de Cthulhu.

A aventura foi originalmente escrita - e mestrada em outra oportunidade - para o sistema BRP da Chaosium, mas foi bem interessante adaptá-la para o Gunshoe até para sentir as diferenças entre os sistemas.

A estória envolve uma expedição à caminho do Vale dos Reis para a realização de uma simples escavação. Um inesperado atentado no porto de Alexandria faz com que os planos do grupo mudem drasticamente e os coloca no caminho de uma descoberta arqueológica sem precedentes.

Talvez eles consigam conquistar aquilo que almejam: fama, reconhecimento, riquezas... mas o mais provável é que a aventura custe sua sanidade e suas próprias vidas.

A seguir as fotos dos props que foram usados na aventura:

Fichas dos personagens. Com base na ficha montada pelo Tio Nitro e disponibilizada por ele em seu Blog. Acabei adaptando essa ficha com quadradinhos que podem ser marcados à medida que as habilidades são usadas. Achei uma ficha bastante funcional e prática.

À princípio a aventura seria para cinco jogadores, mas adapteipara seis personagens. Creio que ela pode funcionar tranquilamente até para um número maior de jogadores. O ideal no entanto é que o mínimo seja de quatro jogadores.

Alguns dos Handouts, pistas entregues ao grupo no decorrer da investigação. Esse cenário tinha uma quantidade grande de pistas de todo tipo: fotografias, recortes de jornal, desenhos, folhetos, cartões de visita...

Mais alguns dos Handouts da aventira. Eu adoro essa carta de boas vindas ao Cairo, uma cópia da carta que era entregue aos visitantes que chegavam a Capital do Egitonos anos 20-30 com as palavras "Ao honorável visitante".

Estes são alguns dos itens mais trabalhados. A página de um livro do Mythos (que imprimi em papel de qualidade envelhecido), a caixa de fósforos do Blue Pyramid e o voucher de embarque para o Vapor Sudan, o mais luxuoso navio a vapor que desce o Nilo.

A parte interna do voucher (boarding pass) e mais algumas fotografias.

Esses são os cartões que descrevem os benefícios ocupacionais dos personagens. Para essa aventura criei três ocupações que não constam no Livro Básico e tive de criar os benefícios correspondentes. As ocupações foram Atleta, Caçador de Tesouros e Militar (Soldado). A ocupação militar consta no livro, mas resolvi dividir em Soldados e Oficiais a fim de existir uma diferença baseada na hierarquia.

E estes são os props físicos. Um pequeno busto do Faraó Negro e um Ankh que era encontrado no decorrer da investigação. Ambos tinham um papel importante na estória.

Esses props físicos são ótimos para ajudar no funcionamento do jogo. É legal poder manipular as pistas.

O jogo foi bem legal, eu cortei algumas cenas para que a estória pudesse ser concluída no prazo limitado do evento, mas ao meu ver o cenário funcionou muito bem. Agora vou aparar algumas arestas e acrescentar alguns detalhes para a versão final.

4 comentários:

  1. Amigo, vc poderia disponibilizar pra gente esses Handouts, eu sempre quis usar em alguma aventura minha, mais não sei como fazer. Se quiser mandar via email, o meu é adriandelonge1985@yahoo.com.br

    Abraço e parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Eu Joguei e Gostei!
    Parabéns pela aventura, os Handouts e Props dão um sabor diferente e agradável a aventura.

    Um ponto a aprimorar seria que não deu para deduzir o uso de alguns itens na aventura(O ankh podia ter salvo minha vida #mimimi), não sei como poderia ser feito, talvez parte de um sonho, texto de livro ou quem sabe o manual do proprietário... kkkk

    Mas tudo bem, ter a mente completamente destroçada pela visão de um dos Mythos já valeu a aventura.
    Abraços

    ResponderExcluir