quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Início do Fim - Misteriosa doença transforma crianças em verdadeiros zumbis na África


Funcionários da Organização Mundial de Saúde (OMS) estão confusos sobre a causa específica de uma estranha condição médica, reportada pela primeira vez em 2009 e que tem afetado crianças em regiões de Uganda. Batizada com o nome de "Nodding Disease", a moléstia tem como sintoma principal fazer a vítima adormecer profundamente. As vítimas dormem de tal maneira que não conseguem desperatar nem mesmo se agitadas com vigor. 
 
O que causa grande estranheza, é que muitas dessas vítimas afligidas pelo mal, mesmo dormindo profundamente, apresentam a propensão a andar sem destino como se fossem verdadeiros zumbis. Vários acidentes domésticos envolvendo andarilhos inconscientes e até mesmo mortes causadas por exposição ao frio, foram comunicados pelas autoridades ugandenses, o que vem intrigando observadores da OMS.

Relatórios mencionam mães que têm de amarrar os filhos quando saem de suas casas, por medo de que eles adormeçam a comecem a vagar sem destino como verdadeiros sonâmbulos.Vários casos de crianças perdidas em florestas foram reportados, bem como, jovens andando no meio da rua correndo o risco de serem atropelados. Em outros incidentes, os jovens sofrendo do mal têm mostrado a curiosa disposição a iniciar incêndios, contribuindo para um conjunto desconcertante de sintomas bizarros para as quais, até agora, não há causa ou cura conhecidas.


A doença de Nodding já foi comparada a várias outras moléstias tropicais, incluindo a "doença do rio", um mal que se disseminou na mesma região anos atrás, ocasionando um surto de cegueira que depois de levar o pânico as populações ribeirinhas, desapareceu tão rápido quanto surgiu. O aspecto mais peculiar da estranha doença é que todas as crianças afetadas estão na mesma faixa de idade, tendo entre cinco e quinze anos. Nenhum caso envolvendo adultos foi relatado até o momento.
 
Entre as várias condições que acompanham a "Nodding Disease" encontram-se casos de  crescimento atrofiado e convulsóes semelhantes a epilepsia. Medicamentos para tratamentop de epilepsia parecem surtir algum efeito nas vítimas, mas estes tendem a ser temporários. Crianças que receberam drogas para conter convulsóes apresentam melhoria mas voltam a manifestar a doença posteriormente.
 
O estranho efeito que faz com que as crianças andem mesmo durante o sono é o que vem causando maior inquietação entre as famílias.
 
(Grace) Lagat, residente do vilarejo de Omoe tem amarrado seus filhos ao pé da cama para que eles não saiam durante a madrugada.

Ela contou: "Tenho de amarrá-los sempre que me afasto pois tenho medo que eles comecem a andar dormindo. Em uma ocasião eu me afastei por alguns minutos e quando retornei meu filho mais novo, havia levantado e corrido para a rua. Tive de ir atrás dele, temendo que um carro o atropelasse. Ele corria como um louco gritando sem parar. Fiquei apavorada."
 
A estranha doença apresenta uma inquietante similaridade a doença fictícia apresentada nos filmes da série Extermínio (28 Days Later e 28 Weeks Later), ambos tratando de uma misteriosa epidemia que fazia com que as pessoas se transformassem em zumbis raivosos. Especialmente preocupante nesse sentido são os casos de crianças que mesmo dormindo tentam escapar e para isso reagem violentamente lutando, arranhando e mesmo mordendo as pessoas que tentam detê-las.


Pelo menos três crianças que viviam em áreas rurais de Uganda e que manifestaram a condição morreram em virtude de acidentes. Uma delas foi atropelada, outra caiu em um buraco e a terceira se perdeu em uma floresta, morrendo de frio.
 
Infelizmente, muitos pais tem escondido a doença de suas crianças, para evitar preconceito. Algumas vítimas da doença enfrentam olhares de suspeita por parte de seus vizinhos supersticiosos que vêem as crianças afligidas e suas famílias como pessoas enfeitiçadas ou possuídas por espíritos malignos. Mais de uma família foi forçada a se mudar em virtude do clima de apreensão e ameaças.
 
"Infelizmente tem havido muito medo que faz com que as pessoas temam trazer seus filhos para os hospitais. Apesar de realizar uma campanha para conscientizar as pessoas, ainda há muita  ignorância. Muita gente acredita que a doença é provocada por feitiçaria".
 
Os médicos continuam estudando os casos e tentam determinar o que vem causando esse surto inexplicável. Até o momento a condição permanece sem uma cura.

*   *   *

Estranho, realmente muito estranho...

O que causaria isso?

Eu já ouvi falar de doenças do sono que afetavam pessoas que pareciam andar dormindo, mas nunca ouvi falar de uma que só afetasse crianças.

3 comentários:

  1. Muito sinistro. Uma ideia boa para um cenário.

    ResponderExcluir
  2. A unica doença que eu conheço com sintomas parecidos é a doença do sono, transmitida pela mosca tsé tsé, mas que ataca a qualquer faixa etaria.

    Os sintomas são parecidos, incluem a sonolencia profunda, sonambulismo, convulsões e em casos mais avansados, coma e a morte.

    Mas aparentemente não é esta doença, que tem cura, apesar de ser um composto a base de arsenio extremamente toxica e matar sem ajuda da doença 10% das vítimas.

    Além disto se fosse a doença do sono as crianças morreriam da doença por sí propria.

    ResponderExcluir
  3. Pois é... é muito estranho. O tipo da coisa que parece saído da ficção.

    ResponderExcluir