quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Transformando a "Sem Expressão" em um horror do Mythos - estatísticas de Call e Rastro de Cthulhu


Eu estava ponderando sobre como inserir a Lenda Urbana conhecida como "Sem-Expressão" em um panorama lovecraftiano para ambientações de horror cósmico. Confesso que não é um horror tipicamente cthulhiano, mas isso não significa que a "Mulher sem-Expressão" não tem lugar no panteão de horrores do Mythos.

Minha melhor opção foi considerar a "Mulher sem-Expressão" como um avatar de Nyarlathotep.

Caos Rastejante possui inúmeras formas em seu repertório de "máscaras", sendo algumas delas femininas.

Um de seus avatares mais tenebrosos é justamente a Bloated Woman (Mulher Inchada). Um avatar costuma que aparece no folclore chinês e se apresenta como uma mulher absurdamente obesa com uma boca larga dotada de inúmeras fileiras de dentes afiados. Em alguns casos, a Bloated Woman traja um vestido de seda que esconde as suas formas e oculta e um leque que ela usa para disfarçar sua boca disforme.

Considerei a "Mulher sem-Expressão" como uma obscura manifestação de Nyarlathotep. O avatar seria uma entidade que representa a busca pela perfeição física e juventude eterna, uma forma sardônica que atormenta aqueles que se dedicam a cultuar as aparências e são obcecados pela aparência exterior. Nyarlathotep é uma das únicas entidades criadas por H.P. Lovecraft que interage com a humanidade... ao seu modo ele adora brincar com os seres humanos e fazer com que eles encarem horrores impronunciáveis.

Nesse contexto, "Eu sou Deus" não parece uma frase fora de lugar ou os devaneios de uma mente acometida pela loucura. "Eu sou Deus" não seria uma reticência vacilante, mas uma afirmação pessoal de sua real identidade.

Levando para esse lado do Mythos (que na minha opinião é o que cabe melhor no contexto) criei uma estória alternativa e as estatísticas de uma entidade chamada a "Dama sem-Expressão" para Call/Rastro.

A DAMA SEM-EXPRESSÃO, Avatar de Nyarlathotep

Ela era estranha. Na ausência de uma explicação coerente, é tudo que se podia dizer. Havia algo de perturbador e incomum naquela mulher, algo que ele podia sentir mas que só compreendeu quando vislumbrou a sua face. As feições eram perfeitas, o rosto moldado de uma boneca, impassível. Uma face ausente de emoção, calor ou sentimento. Ela parecia morta, mas os olhos então se moveram para observá-lo e um leve sorriso se desenhou nos seus lábios. E ele teve medo... mesmo sem saber o motivo.

Esse obscuro avatar de Nyarlathotep se manifesta como uma figura feminina de altura mediana, cabelos negros e pele pálida. A característica mais marcante, que confere o nome pelo qual o avatar é conhecido, é a ausência de uma expressão facial. O rosto se assemelha a uma máscara mortuária destituída de qualquer emoção, mas para todos os efeitos essa é sua face real. Embora não seja particularmente terrível de ser vista, a face é incrivelmente perturbadora transmitindo uma sensação de enorme desconforto.

CULTO: Esse obscuro avatar de Nyarlathotep raramente foi venerado ao longo da história humana sendo cortejado por indivíduos em busca de acordos. Seu propósito único parece ser plantar sementes de caos e loucura.

CARACTERÍSTICAS: Geralmente quando se manifesta nessa forma, Nyarlathotep surge para negociar pactos envolvendo aparência física, beleza e imortalidade. Suas barganhas prometem uma aparência física sem paralelo e juventude eterna em troca de favores e condições que em geral conduzem à loucura e desespero. Sacrifícios e a total devoção podem ser oferecidos como moeda de troca ao barganhar com a Dama sem-expressão.

Há rumores que personagens da história, reconhecidas por sua lendária beleza, de alguma forma negociaram com esse avatar. Helena de Tróia, Elizabeth Bathory, Ana Bolena entre outras, estariam entre aquelas que se envolveram com a Dama sem Expressão. Não raramente a busca vã pela beleza se converteu na ruína dessas e de outras mulheres. Supõe-se que na era de ouro de Hollywood, algumas divas da sétima arte recorreram a esse avatar para perpetuar sua imagem e se converter em lendas imortais. Algumas talvez tenham conseguido mais do que isso...

A Dama sem Expressão reluta em revelar seus poderes sobrenaturais a menos que seja pressionada a fazê-lo. De acordo com a vontade do avatar, ela é capaz de transfigurar seu rosto em uma máscara de indescritível horror capaz de levar seus observadores a loucura ou causar violentas reações emocionais (ver abaixo). Ela também pode fazer surgir horríveis presas afiadas em sua boca, que lhe permitem morder seus inimigos causando ferimentos grotescos.

Se fisicamente destruída, o corpo imediatamente sofre uma transformação monstruosa, alçando aos céus e desaparecendo logo em seguida.

TRANSFIGURAÇÃO FACIAL: O rosto da Dama sem-Expressão pode ser transfigurado em uma máscara absurda de horror, desespero e náusea. Quando o avatar opta por um desses aspectos, aqueles que a observam devem tentar um rolamento de POWER x2  para desviar os olhos e evitar um contato direto. Aqueles que conseguem o rolamento evitam qualquer efeito danoso. Em Rastro de Cthulhu, a habilidade Sentir Perigo com dificuldade cinco, evita o pior.

Indivíduos afetados pela transfiguração facial sofrem os efeitos de acordo com o aspecto escolhido:

Horror - A face se transfigura em uma máscara de horror indescritível. O choque é tamanho que ocasiona a perda imediata de 1/1d10 pontos de sanidade. Em Rastro de Cthulhu, o efeito é um teste de Estabilidade de 6 pontos.

Desespero - A face se transfigura em uma expressão totalmente desalentadora transbordando impotência e frustração. Qualquer um afetado por esse aspecto é incapaz de reagir e não consegue fazer nada além de chorar copiosamente.

Náusea - A face se transfigura em uma visão grotesca que causa ondas de náusea e vertigem. Indivíduos confrontados perdem o controle e vomitam sem parar, sendo incapazes de agir enquanto o efeito se mantém.

Em todos os aspectos, o efeito se mantém ativo por 2d6 rodadas.

Estatísticas para Call of Cthulhu

DAMA SEM EXPRESSÃO, Deusa Blasé.

STR 18 CON 40, SIZ 10, INT 86, POW 100, DEX 19

Damage Bonus: +1d4
Hit Points: 25

Ataques: Grapple (agarrar) 85%, dano: imobiliza para morder na próxima rodada. Alvo pode tentar STR vs STR na Tabela de Resistência.

Bite (Mordida), automática quando o alvo está imobilizado, dano 1d8, vítima perde ainda 1d4 pontos de APP.

Armor: Nenhum. Ao chegar a zero HP a Dama sem Expressão morre, muda de forma (sempre para alguma forma monstruosa, que ocasiona um novo teste de sanidade) e então voa para o espaço. Ela pode reformar sua forma posteriormente.

Magias: A Dama sem Expressão conhece todas as magias do Mythos.

Sanidade: 0/1d4 pontos ao ver a Dama sem Expressão. Perder pontos de APP em decorrência de um ataque da Dama sem Expressão ocasiona a perda de 2 pontos de sanidade por ponto.

Estatísticas para Rastro de Cthulhu

Embora deuses e entidades do Mythos em Rastro de Cthulhu não possuam estatísticas de jogo eu abri uma exceção nesse caso. Ainda que nessa concepção a Dama sem-Expressão seja um avatar de Nyarlathotep, e portanto uma entidade de poder incalculável, ela é também uma manifestação menor, uma forma que pode ser "enfrentada", sobretudo por indivíduos ignorantes de sua real natureza ou tolos o bastante para se opor a um deus.

Usei como base o fato de que o Caos Rastejante possui várias formas humanas que são até certo ponto suscetíveis a ferimentos físicos, ainda que sua destruição não importe em nada mais do que um revés temporário já que ele pode reformar seu corpo poucos instantes depois.

DAMA SEM-EXPRESSÃO

Habilidades: Atletismo 12, Briga 12, Vitalidade 10

Limiar de Acerto: 4

Modificador de Alerta: +1

Ataques: -1 (punhos), +0 (mordida)

Armadura: Nenhum, mas ao chegar a -12 de vitalidade, a dama se expressão se transforma em uma criatura monstruosa e voa para o espaço. Ela pode retomar a sua forma posteriormente.

Perda de Estabilidade: Não existe perda de Estabilidade meramente por ver a Dama sem-Expressão. Quando ela deixa clara sua natureza não humana, o custo é de +1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário