quinta-feira, 17 de julho de 2014

Verdadeiros Combatentes - Expandindo o conceito de soldados para Chamado de Cthulhu



Para cenários envolvendo a Grande Guerra nada mais natural do que construir personagens que estejam ligados de alguma forma com as Forças Armadas. O livro básico de Chamado de Cthulhu, no entanto, oferece apenas duas opções muito simplificadas  para a construção de personagens com background militar: Soldado e Oficial. Não há uma especialização ou mesmo divisão para personagens que servem em diferentes ramos das forças armadas.

A fim de expandir um pouco o conceito, aqui estão regras opcionais para novas ocupações dentro das forças armadas.

Eu separei os personagens militares em duas categorias:

- Voluntários/ Convocados, indivíduos que possuíam uma ocupação anterior na vida civil.
- Militares de Carreira, que optam por uma ocupação soldado ou oficial e

Soldados "Civis" - Voluntários/ Convocados

Para construir um personagem com background militar, comece com a pessoa que o soldado era antes de se juntar às forças armadas. Lembre-se, a grande maioria dos soldados alistados ou voluntários para servir na Europa eram civis, fazendeiros, vendedores, professores, artistas, pessoas com ocupações convencionais que tiveram de aprender a lutar em campos de treinamento antes de serem enviados para a Grande Guerra.

O melhor nesse caso, é criar um personagem conforme as regras de Chamado de Cthulhu, da maneira convencional com habilidades decorrentes de sua ocupação. Veremos mais tarde como criar soldados e oficiais de carreira que abraçaram a Carreira Militar e que se dedicaram exclusivamente a ela. É importante ponderar sobre as motivações do seu personagem, as razões que o levaram a se juntar ao esforço de guerra, sua personalidade, desejos e objetivos.

Uma vez que seu personagem estiver construído conforme as regras convencionais, é hora de enviá-lo para um "Campo de Treinamento Militar".

Decida se ele foi alistado ou se foi voluntário. A despeito dos mitos modernos a respeito dos homens que serviram na Grande Guerra, a quantidade de voluntários para esse conflito foi muito pequena, não passando dos 20%. Soldados que se juntavam às forças armadas passavam por um rigoroso treinamento.

Para simular esse treinamento básico, considere que seu personagem pode alocar INT x5 pontos em habilidades que ele teve a oportunidade de desenvolver e praticar a partir de sua estadia no quartel. O personagem pode aumentar até 25% em cada uma das habilidades disponíveis. Os soldados que deixavam as bases rumo a guerra aprendiam apenas o básico e tinham que aprender na prática como dominar suas novas habilidades, que até então conheciam apenas na teoria.

Durante a Grande Guerra existiam dois ramos no qual o soldado podia servir: Exército e Forças Navais.

O Exército consistia de Infantaria (os soldados comuns treinados para batalhas em terra, constituindo a espinha dorsal das forças armadas e portanto aquela que dependia de maior contingente), Artilharia (homens treinados na operação de canhões e peças de artilharia de longa distância) e Forças Mecanizadas (operadores de tanques que gradualmente aposentaram as antigas cavalarias). Até 1930, a Aeronáutica era insipiente na maioria das nações e estava subordinada ao Exército através de Aviadores Especialistas (estes serão vistos em outro artigo).

Já as Forças Navais eram compostas por Marinheiros (homens que serviam à bordo de navios de batalha - destroyers, cruzadores, e embarcações em geral), Guardas-Costeira (que em tempos de guerra se juntavam às fileiras militares para defender o litoral e rios) e Técnicos Navais (especialistas que cuidavam da manutenção, logística e funcionamento das embarcações e dos portos). Além destes, uma especialização de combate era bastante usada, os Fuzileiros Navais (soldados especializados em desembarque em praias e outros assaltos táticos). Marinheiros que serviam à bordo de submarinos recebiam um treinamento especial, mas assim como aviadores esta especialização ainda estava em desenvolvimento experimental nos anos 1920.

MEMBROS DO EXÉRCITO


Os homens alistados no exército serviam em terra e iniciavam sua carreira como recrutas (privates) podendo chegar até o posto máximo de Primeiro Sargento (Gunnery Sargent). Postos intermediários incluíam soldados de primeira classe, cabos, cabos especialistas e segundo sargento. Embora tecnicamente eles estivessem hierarquicamente abaixo de recém formados Segundo Tenentes, Sargentos veteranos contavam com grande respeito pela sua experiência.

Durante a Grande Guerra, soldados deveriam servir por um período mínimo de seis anos, embora no curso do Conflito os homens não fossem retirados do serviço até que a Guerra terminasse. Após a guerra eles podiam dar baixa nas suas funções e se tornar reservistas. Aqueles que desejassem prosseguir nas forças armadas, podiam fazê-lo assumindo o posto de instrutores.

Todos os novos soldados recebiam instruções em um "Campo de Treinamento" (Booty Camp), onde os recrutas aprendiam como marchar, obedecer ordens, atirar e o básico da mentalidade militar. Após o treinamento básico, que durava algo entre 3 e 5 meses, os soldados recém graduados eram divididos em diferentes funções, a grande maioria era enviada para a Infantaria, a espinha dorsal de qualquer exército. Um grupo era separado para Artilharia e outro para Forças Mecanizadas onde recebiam treinamento adicional para operar maquinário e armamento pesado.

Abaixo estão as habilidades nas quais cada soldado recebia treinamento e onde o jogador pode gastar INTeligência x5 pontos:

Recruta da Infantaria - Baioneta, Punho/Soco, Agarrar, Cabeçada, Chute, Rifle, Arremessar, Primeiros Socorros, Cavalgar (em alguns exércitos a cavalaria ainda existia), Pulo, Escalar

Artilharia - Demolições, Rifle, Artilharia, Reparo Elétrico, Reparo Mecânico, Dirigir (Caminhão), Operar Máquina Pesada, Escalar

Forças Mecanizadas -  Punho/Soco, Pistola, Rifle, Reparo Elétrico, Reparo Mecânico, Operar Máquina Pesada, Pilotar (Tanque), Dirigir (Automóvel), Dirigir (Caminhão)

Dentro das fileiras do exército, existem os "Soldados de Primeira Classe", que são o mais próximo de soldados profissionais, membros da estrutura do exército servindo como Primeiros Sargentos, cabos, instrutores e especialistas.

A critério do Guardião, "Soldado de Primeira Classe" pode ser considerada uma "ocupação" majoritária de personagem. Portanto, o jogador pode dedicar EDUcação x20 nas seguintes habilidades ocupacionais. 

Soldado de Primeira Classe - Baioneta, Punho/Soco, Agarrar, Cabeçada, Chute, Rifle, Arremessar e mais duas especializações dentre Artilharia, Demolições, Rastrear, Reparos Elétricos, Reparos Mecânicos ou Medicina. 

Como explicado, a Força Aérea ainda não existia como ramo das forças armadas nos anos 1920, contudo várias nações contemplavam a possibilidade de utilizar máquinas aéreas como armas de guerra. As principais nações participantes do conflito possuíam Corpos de Aviação ao seu dispor que estavam sujeitos ao Alto Comando do Exército.

No curso da Grande Guerra, aviões foram usados principalmente para reconhecimento das linhas inimigas e para sinalização. Isso não significa que experiências não tenham sido conduzidas para utilização deles em bombardeios, ainda que essa modalidade de ataque dependesse ainda de muitos testes.

MEMBROS DAS FORÇAS NAVAIS:


Os homens que optavam por se alistar nas Forças Navais muitas vezes tinham experiência prévia com a atividade náutica, na vida civilfizeram parte da Marinha Mercante ou exerciam outras atividades que os levavam a conhecer o mar. Entretanto, um bom número de homens, se sentiam atraídos pelos desafios do mar sem ter qualquer histórico previo. 

Assim como seus colegas do Exército, todos os homens recém alistados nas Forças Navais eram enviados para um período de treinamento básico em uma base, em geral, um porto. Esse treinamento concedia a eles noções básicas de operações, navegação e combate marítimo. Os homens aprendiam ainda a nadar (uma das grandes preocupações em alto mar) e como passar muito tempo à bordo de uma embarcação. Os exercícios envolviam pelo menos duas viagens de no mínimo vinte dias à bordo de um navio de treinamento para que os homens colocassem em prática o que aprendiam em terra.

Após a conclusão de sua instrução naval, o que levava 4 a 6 meses, os homens se graduavam e eram designados para seus novos postos. Aqueles que se destacavam em tarefas específicas, ganhavam o posto de Técnicos Navais e serviam em instalações portuárias realizando diversos trabalhos desde operações mecânicas, controle e comunicações via rádio, passando por logística e noções de engenharia. Uma parte era destinada ao serviço à bordo das navios militares, destroyers e encouraçados, ganhando o posto de Marinheiros. Outra parcela ficava a dispor da Guarda Costeira trabalhando em embarcações de menor porte que se ocupavam da defesa do litoral, rios e lagos.

Dentro das Forças Navais também se destacava a Corporação conhecida como Fuzileiros, combatentes que recebiam treinamento naval e de combate. Fazia parte de seu treinamento o desembarque, ataque rápido e tomada de território inimigo. Fuzileiros (também chamados de Marines) estavam presentes em alguns exércitos durante a Grande Guerra, mas se tornaram comuns após o conflito quando tropas de assalto se mostraram muito úteis.      

Os homens comprometidos com as Forças Navais serviam por períodos de seis anos, geralmente quatro anos de trabalho regular, seguido de dois anos como reservista com a condição de retomar suas funções em caso de emergência.

Abaixo estão as habilidades nas quais cada soldado recebia treinamento e onde o jogador pode gastar INTeligência x5 pontos:

Técnico Naval - Contabilidade (ligado a administrar recursos), Barganha, Reparos Elétricos, Reparos Mecânicos, Operar Maquinário Pesado, Pilotar (Barco), Navegar, Nadar

Guarda Costeira - Punho/Soco, Rifle, Reparo Elétrico, Reparo Mecânico, Pilotar (Barco), Operar Máquina Pesada, Navegar, Nadar

Marinheiro -  Agarrar, Artilharia, Punho/Soco, Rifle, Operar Máquina Pesada, Pilotar (Barco), Pulo, Nadar, Navegar

A critério do Guardião, "Fuzileiro Naval" pode ser considerada uma "ocupação" majoritária  do personagem. Portanto, o jogador pode dedicar EDUcação x20 nas suas habilidades.

Fuzileiro Naval - Baioneta, Punho/Soco, Agarrar, Cabeçada, Chute, Rifle, Arremessar, Primeiros Socorros, Nadar, Pulo, Pilotar (Barco), Navegar, Escalar.

OFICIAIS MILITARES


Oficiais são indivíduos que possuem um posto superior dentro da hierarquia das forças Armadas e que comandam ou coordenam os esforços dos soldados. Essa função requer algum tipo de educação superior.

As Forças Armadas oferecem Programas de Treinamento de Oficiais em Centros de Formação Militar. Muitos dos candidatos a oficiais militares possuem histórico em Escolas ou Instituições para aprimoramento de cadetes, que moldam seus alunos de acordo com a mentalidade militar.

O treinamento para capacitação de oficias demanda entre 3 e 5 anos, e durante esse período o candidato recebe instrução condizente com o ramo escolhido - Exército ou Forças Navais. Aprende também técnicas de motivação, comando e psicologia, além, é claro, as diretrizes para o cumprimento de regras e regimentos internos. 

Uma vez graduado, o indivíduo recebe o posto de Segundo Tenente (para o Exército) ou Alferes (para as Forças Navais) e é designado para uma estação ou base. Lá sua principal atribuição será coordenar e comandar os soldados de posto inferior.

O tempo de serviço mínimo para um Oficial é de nove anos, após o encerramento desse período ele pode optar por retomar a vida civil, mantendo-se entretanto como reservista. Muitos oficiais recebem o benefício de ingressar em uma carreira de grau superior, convertendo-se em advogados, médicos ou engenheiros, ainda ligados às Forças Armadas. Esses militares são considerados "Oficiais da Reserva" e podem chegar ao posto máximo de Capitão. Embora tecnicamente, os oficiais reservistas ocupem um posto inferior frente aos outros oficiais, o tempo e experiência necessária para atingir essa promoção faz com que eles sejam respeitados pelos tenentes e demais oficiais de carreira. 

Aqueles que pretendem seguir carreira nos quadros e ascender na hierarquia, aspirando ao Alto Comando das Forças Armadas, são enviados para Academias Militares. Estas se especializam em formar Oficiais para liderar e comandar as Forças Armadas. Aqueles graduados por essas Instituições recebem deixam a instituição com o posto de Capitão e podem atingir patentes mais altas como Major, Coronel ou General.

Durante a Grande Guerra, indivíduos com títulos ou influência, recebiam postos militares e tinham a prerrogativa de participar do esforço de guerra. Muitos preferiam se abster da participação direta nas forças armadas e se mantinham nos bastidores usufruindo de seu posto meramente honorário.

Oficiais Militares são totalmente devotados a sua função, para todos os efeitos eles não são "militares de ocasião" como a maioria dos soldados alistados ou voluntários. Sua ocupação majoritária tem ligação com as Forças Armadas e portanto eles podem dedicar sua EDUcação x20 às habilidades ocupacionais.

Oficial do Exército (Segundo Tenente até Capitão) - Barganhar, Comando Militar, Direito, Crédito Social, Punho/Soco, Agarrar, Pistola, Pular, Navegar, Persuadir, Psicologia.

Oficial das Forças Navais (Alferes até Capitão) - Barganhar, Comando Militar, Direito, Crédito Social, Punho/Soco, Pistola, Pular, Nadar, Persuadir, Psicologia

Oficial da Reserva (Segundo Tenente/Alferes a Capitão) - Barganhar, Comando Militar, Enrolar, Crédito Social, Persuadir, Psicologia e mais duas habilidades específicas que remetem a sua função como Contabilidade, Direito, Medicina, Reparos Mecânicos, Reparos Elétricos ou História.

Oficiais de Alta-Patente (Capitão a General) - Comando Militar, Contabilidade, Barganhar, Direito, Crédito Social, Pistola, Punho/Soco, Persuadir, Psicologia.

Novas Habilidades:

Artilharia (01%)

Artilharia compreende o conhecimento, operação e manutenção de armamentos pesados incluindo todos os canhões e disparadores de projéteis modernos, incluindo torres de artilharia em navios. Em geral, essa habilidade é exclusiva de militares que recebem o treinamento em escolas técnicas que os ensinam a teoria e prática de disparos a longa distância. O personagem é capaz de operar armas e realizar disparos, pode calcular o ângulo para atingir um determinado alvo com precisão, é capaz de determinar falhas ou problemas estruturais  e executar reparos conforme necessário. Note que muitas dessas ações dependem da utilização de equipamento e ferramentas específicas. A operação de algumas dessas peças de artilharia também carecem de uma soma de esforços de vários indivíduos.

Artilharia em 1920 - O conhecimento em balística e armas de projéteis experimentou um grande progresso no início do século XX. Armas de longo alcance eram uma necessidade nos campos de batalha estagnados pela Guerra de Trincheiras, elas eram capazes de produzir mais danos em poucos minutos do que milhares de homens em meses. Todos os exércitos buscavam desenvolver peças de artilharia mais poderosas, mas os alemães se destacaram nesse campo com projetos para a construção de canhões verdadeiramente colossais nos últimos dias da guerra. Poucas dessas armas foram colocadas em ação, uma vez que já no final do conflito os recurssos já eram escassos, ainda assim, alguns desses projetos foram usados na segunda guerra.

Comando Militar (01%)

A cadeia de comando militar depende da disciplina e da prontidão dos soldados além da capacidade do oficial coordenar os esforços e fazer com que os homens sob seu comando obedeçam suas ordens. A habilidade Comando Militar envolve conhecer a mentalidade dos soldados e saber motivá-los, persuadi-los e comandá-los sobretudo nos campos de batalha. Através de comando militar, o oficial é capaz de manter a ordem entre as fileiras de soldados, exigir que eles cumpram uma determinada tarefa ou coibir uma determinada ação. Comando Militar tem um funcionamento semelhante a habilidade Persuadir, mas ela é usada quando se refere a relação entre militares de diferentes patentes. Através de Comando Militar o personagem é capaz de saber como está o moral das suas tropas, separar homens de confiança, reconhecer insubordinados, exijir o cumprimento de uma determinada ordem e evitar que os soldados se dispersem. A disciplina militar molda o comportamento dos soldados de tal forma que a primeira reação diante de um oficial é obedecer prontamente, mesmo que a ordem envolva algo potencialmente perigoso. Entretanto, em situações de grande stress, mesmo as ordens diretas de um oficial podem ser ignoradas.

Comando Militar em 1920 - Para o funcionamento de qualquer organismo militar, a cadeia de comando, a disciplina e a obediência às ordens se faz essencial. Todos os exércitos modernos possuem um rígido código de conduta no qual seus componentes estão inseridos. Soldados são obrigados a obedecer esse código e os oficiais devem fiscalizar seu cumprimento. Durante a Grande Guerra tribunais trabalharam exaustivamente em processos envolvendo soldados que sob a ótica militar foram considerados indisciplinados. De fato, em um conflito tão desgastante, por vezes as ordens não podiam ser interpretadas preto no branco, havendo muitas áreas cinzentas. O grande número de casos envolvendo "insubordinação" nos campos de batalha da Grande Guerra fez com que as autoridades militares desenvolvessem programas de capacitação para oficiais baseados em técnicas psicologicas e motivacionais. Até 1920, contudo, alguns exércitos ainda se valiam de ameaças e coerção para obrigar os soldados a cumprir ordens.

Demolições (01%)

Demolições envolve o conhecimento e operação de explosivos. Através dessa habilidade o personagem é capaz de preparar bombas e explosivos com relativa segurança, ajustar a carga desses mecanismos, dispor bombas nos lugares mais adequados a fim de causar maior impacto ou para derrubar um prédio. Ele também é capaz de ajustar temporizadores, gatilhos e pavios e na ausência desse simprovisar algum mecanismo de tempo. Demolições permite realizar uma verificação de segurança em explosivos e desarmá-los se necessário. Esse é o tipo do conhecimento que se obtém exclusivamente em trabalhos que exijam a remoção de obstáculos intransponíveis por outros meios (usado em construção civil, ferrovias, mineração, pedreiras e similares). Obviamente, demolições também é uma habilidade útil apreendida por militares especializados no uso de armamento explosivo.

Demolições em 1920 - O uso de dinamite vem sendo gradualmente substituído no início do século XX por componentes explosivos mais seguros e que produzem um dano direto e concentrado. A utilização de explosivos de um modo geral é regulada por leis governamentais e a compra e armazenamento obedece a uma série de disposições. Ainda assim, é possível adquirir explosivos com relativa facilidade em alguns lugares. Explosivos são largamente utilizados no ramo de construção civil e por militares. Nitroglicerina costuma ser evitada devido a sua voltaividade e o perigo de acidentes. Explosivo de nafta e fósforo eram usados sobretudo por militares em substituição de pólvora negra. Termite começaria a ser usado a partir de 1925. Os explosivos plásticos ainda estavam em desenvolvimento e só seriam conhecidos depois da segunda guerra mundial.

 
 

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