segunda-feira, 20 de outubro de 2014

2,000,000 de visitas - Obrigado a todos (em especial a Brown Jenkin)


Vou contar um segredo que nunca revelei aqui no Blog: Brown Jenkin, a medonha criatura meio homem e meio rato, descrita no conto "Os Sonhos na Casa da Bruxa" (The Dreams in the Witch House) esta sempre vigiando o que eu escrevo.

Tenho certeza que ele está fazendo isso agora, espreitando de alguma fresta, lendo o que estou escrevendo no computador. Eu posso ouvi-lo caminhando atrás das paredes, espionando com seus pequenos olhos de rato o cursor se movendo e formando as palavras... tenho certeza que ele é muito crítico e sempre temo que, se não gostar de algo que escrevi, vai me atacar com seus dentes afiados. 

O leitor deve estar se perguntando o que Brown Jenkin tem a ver com esse artigo (ou se está na hora de eu buscar ajuda profissional). 

Vamos colocar da seguinte forma: Brown Jenkin é ao menos em parte responsável pela criação do MUNDO TENTACULAR.

Simples assim!

Voltemos a 2008, quando eu escrevia um Blog que tratava de temas mais genéricos. Ele falava do que convencionamos chamar de cultura pop: literatura, desenhos, quadrinhos, filmes, RPG, games, e uma série de outras coisas... o nome não importa. Era um blog pequeno que já não existe faz tempo e que nunca me empolgou. No "auge" contava com cinco seguidores que junto com alguns anônimos, foram responsáveis por talvez algumas centenas de visualizações no espaço de vários meses. Não era grande coisa, e francamente, o visual era de doer.

A cada semana eu cogitava se aquela não seria a postagem derradeira e se valia a pena escrever algo que provavelmente ninguém iria ler ou se importar. Achei melhor encerrar a existência do tal blog, mas antes, decidi que iria escrever sobre um tema que sempre me interessou e que eu sempre deixava para a semana seguinte: a Literatura Fantástica de H.P. Lovecraft.

Eu sempre gostei de Lovecraft, de seus contos e é claro, do RPG inspirado neles. Mas nunca tinha escrito à respeito. Num final de semana chuvoso, sentei na frente do computador e comecei a escrever. O tal artigo ficou extenso, e por isso, resolvi publicar em três partes. Seria meio que um "The End" do blog e cheguei a redigir a despedida que concluiria sua existência quando a última parte fosse ao ar.

Na semana seguinte, para minha surpresa, o blog estava com oito membros e um número maior de visitas. Fiquei animado e postei a segunda parte. O fenômeno se repetiu e apareceram mais dois seguidores e (pasmem!) comentários pedindo a continuação da matéria.

Um dos comentários dizia algo mais ou menos assim:
"Olá! Eu li com muita atenção os artigos a respeito de H.P. Lovecraft. É uma pena que um dos grandes autores de horror não seja muito conhecido aqui no Brasil, mas se esses artigos o apresentaram a novos leitores, então você deveria se orgulhar. Adoraria se existisse um Blog em português  sobre o tema, quem sabe você poderia escrever um pouco mais sobre os Mythos de Cthulhu em futuros artigos. O que acha?"
O comentário era assinado por "Brown Jenkin" e concluía da seguinte maneria:

"Faça isso, ou vou roer seu coração".


Conhecendo o personagem, e sabendo que "roer corações" é exatamente o que ele faz no conto, a ameaça soava ao mesmo tempo divertida e preocupante.

Na semana seguinte, publiquei a parte final e depois a despedida do Blog. Como era de se imaginar ninguém se manifestou positiva ou negativamente a respeito do fechamento do Blog - ninguém, a não ser "Brown Jenkin" que escreveu nos comentários:
"Quer dizer que não vai ter mais nenhum artigo sobre Lovecraft, Cthulhu e os Mythos?"
A pergunta ficou sem resposta por vários meses. Durante esse período eu fiquei com aquela ideia na cabeça; criar um Blog dedicado ao horror cósmico de Lovecraft e de seus colegas do Círculo lovecraftiano, que falaria de filmes, quadrinhos, séries e dos RPGs por eles inspirado. Falaria também de coisas estranhas, de mistérios insolúveis, enigmas do desconhecido e de coisas bizarras que parecem extraídas desses mesmos contos assustadores. Com isso sempre haveria assunto porque, nada é mais estranho do que o mundo em que vivemos.

A grande questão era saber se um blog assim atrairia o interesse de leitores. Quantas pessoas teriam vontade de ler sobre essas coisas e voltar na semana seguinte em busca demais? 

Quase desisti diante dessa questão. Mas aí pensei no Brown Jenkin e na sua promessa de "roer meu coração"... (melhor não arriscar!)

O Blog nasceu oficialmente em junho de 2009 e recebeu o nome MUNDO TENTACULAR.

De lá para cá, se passaram cinco anos e meio, e hoje após a postagem de 908 artigos, comemoramos uma expressiva marca que eu nunca cogitei um dia alcançar: 2.000.000 de visitas e mais de 400 seguidores registrados.

O que posso dizer é um sincero MUITO OBRIGADO a todos os nossos leitores recorrentes e ocasionais. Obrigado por virem aqui diariamente, semanalmente, vez ou outra ou apenas agora. É um privilégio, recebê-los como leitores e leitoras que reservam um pouco de seu tempo livre para explorar, comentar, debater, criticar ou elogiar nossos artigos.

Quanto ao Brown Jenkin, eu só tenho a agradecer pelo impulso inicial para a criação do Blog e por nunca ter cumprido sua ameaça, sinal de que ele está satisfeito - pelo menos, tão satisfeito quanto pode ficar um roedor com cara de gente.

O Mundo Tentacular continuará até o dia em que os poderes dos Mythos resolverem despertar, e então... bem, esperamos que eles sejam benevolentes com quem sempre se esforçou para falar bem deles. 

Até as estrelas se alinharem, fiquem conosco, e aproveitem para perder um pouco de sua preciosa sanidade.

Iä! Iä! Cthulhu Fhtagn! Iä! Iä!


Brown Jenkin, nosso incentivador  

7 comentários:

  1. Parabéns, Luciano! O Mundo Tentacular é, indiscutivelmente, a melhor fonte de material sobre o Mythos disponível em português e, com certeza, uma das melhores de toda a Internet!
    E nós, os cultistas que aqui frequentam, é que temos que agradecer. :-)

    ResponderExcluir
  2. o/ vida longa ao Mundo Tentacular !!!

    ResponderExcluir
  3. Eu sou um grande admirador do blog e espero que ele perpetue, suas matérias são fantásticas e chegam a me dar calafrios as vezes!!!

    ResponderExcluir
  4. Um grande mérito. Mas, afinal, esse é um grande blog.

    Patesi

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Luciano. O trabalho que você faz com o Mundo Tentacular é excelente! Nós leitores é que temos que agradecer sua dedicação e empenho, e é claro, o material de excelente qualidade que você produz e disponibiliza.

    ResponderExcluir
  6. Seu blog é muito bom e suas postagens muito úteis! Você realmente é muito bom no que faz e leio sempre que posso seus textos. Parabéns pelo seu trabalho, e espero que continue nos presenteando com excelentes artigos.

    ResponderExcluir
  7. Acompanho diariamente e por muito tempo o blog, e só agora me manifestei. Sempre continue com o bom trabalho, pois esse é, sem dúvidas, o melhor blog sobre o tema. Parabéns!

    ResponderExcluir