sexta-feira, 28 de novembro de 2014

N. - Animação de Stephen King flerta com o Horror Cósmico


Olá pessoal,

Recentemente falamos a respeito de Stephen King aqui no Mundo Tentacular e os leitores demonstraram grande interesse pelo tema. E porque não? Afinal de contas, King é um dos mais conhecidos e apreciados autores de fantasia e horror no mundo.

Procurando material para escrever a resenha a respeito do clássico "O Cemitério", acabei esbarrando com outro título curioso da bibliografia de King. O título é simplesmente "N.", uma novela curta que faz parte da antologia "Just After Sunset".

Para muitos N. busca inspiração nas obras de H.P. Lovecraft, utilizando de doses cavalares de horror cósmico, revelações capazes de levar as pessoas a loucura e o conceito de dimensões estranhas habitadas por entidades e criaturas que são a própria encarnação do mal. Até o nome de uma das criaturas soa definitivamente lovecraftiano "Cthun". King, em uma entrevista, disse que N. é uma homenagem a um de seus autores favoritos, Arthur Machen, mais especificamente a "The Great God Pan" uma de suas estórias mais conhecidas. Aqueles que apontaram para Lovecraft não estão totalmente errados em fazer a associação, já que o próprio era um fã confesso de Machen.

N. é uma estória estranha sobre compulsão, responsabilidade e obsessão levadas as raias da insanidade. Nela, um psiquiatra que tratava de um paciente com obsessão-compulsiva descobre que os distúrbios sofridos por N. podem ter uma causa muito mais terrível do que se pode imaginar. A medida que ele vai ouvindo as palavras do sujeito nas entrevistas, descobre que ele teve contato com uma força ancestral habitando um lugar isolado no interior do Maine. A medida que o relato vai se tornando cada vez mais estranho, o psiquiatra descobre que ele mesmo foi arrastado para a trama que ameaça levá-lo a loucura.

Eu confesso que não li a estória, mas ela está nos meus planos para breve...

Descobri entretanto que N. possui uma adaptação em capítulos feita com a animação do artista Alex Maleev e com roteiro de Marc Guggenheim, ambos da Marvel. O resultado é bem interessante e aumentou muito a minha curiosidade para ler a estória.

A animação foi lançada em 25 episódios de um minuto cada, aqui condensados de uma vez só, com os créditos apenas no último episódio. 

Ele foi legendado em português pela stephenking_BR

Vale muito a pena assistir...

Então não deixem por menos, apaguem a luz, aumentem o som do computador e se deixar levar pelo clima de Assombro e Horror de N.

Nenhum comentário:

Postar um comentário