sábado, 26 de março de 2016

Arquivo X Clássicos - A Verdade lá fora em quadrinhos


Eu lembro com muito carinho da época em que Arquivo X era um verdadeiro acontecimento na televisão. Sexta feira à noite era dia de acompanhar Mulder e Scully em alguma incrível investigação, numa luta para expor fatos em uma cruzada pela verdade. Era um encontro marcado que se tornou um hábito e finalmente virou um vício...

Por muito tempo, a série se manteve no topo. Era indiscutivelmente uma das melhores séries da televisão e até hoje sua influência pode ser percebida nos incontáveis programas em que os protagonistas buscam a verdade oculta no mundo paranormal.

Maso tempo passou e Arquivo X chegou ao seu inevitável fim. 

No começo desse ano, a série foi trazida de volta de seu limbo pelo seu próprio criador Chris Carter. Mais do que atualizar as aventuras de seus personagens consagrados - agora mais experientes e vividos, a produção tinha outro desafio: Apresentar Mulder e Scully a uma geração que os conhecia apenas de nome e reputação.

A "décima temporada", em um formato inusitado, com apenas seis episódios, foi um sucesso e tudo indica, irá ganhar mais episódios em breve. 

Para os fãs, foi a oportunidade de matar a saudade dos seus heróis, para quem não conhecia foi a chance de conhecê-los em primeira mão. Para todos, foi aquele impulso que faltava para tirar a poeira da coleção de DVDs ou buscar no Netflix seus episódios favoritos. O revival de Arquivo X teve como consequência direta reacender aquele interesse pelo mundo das conspirações e paranóia.

Entre os muitos legados deixados por Arquivo X, um dos menos conhecidos é o dos quadrinhos.


Para quem não sabe, ou não lembra, uma revista dedicada a X-Files foi publicada quando o show estava em seu ápice em meados de 1993-94. Os fãs, sedentos de ainda mais estórias acompanhando os intrépidos agentes do FBI, consumiam de tudo. Queriam mais e mais! Eu me recordo de ter comprado uma ou duas edições dessa publicação em inglês. Infelizmente não encontrei outros números e fiquei sem saber o final de uma das estórias que chegava à última página com as terríveis palavras "continua no próximo número".

Lembro contudo que gostei muito da estória...

FINALMENTE vou saber como ela termina! E de quebra, terei a chance de ler outras estórias adaptadas para os quadrinhos.

A Editora New Order se lança no universo das HQ publicando o primeiro volume de uma coleção chamada Arquivo X - Clássicos (que saiu nesse formato encadernado nos EUA em 2013). Nela encontramos 220 páginas contendo nove aventuras estreladas por nossos agentes favoritos. São estórias inspiradas diretamente pela série, no mesmo formato e com a mesma premissa: um mistério atrai Mulder e Scully e eles partem para investigar na esperança de lançar uma luz sobre algum caso enigmático. 

Tão logo a New Order anunciou o lançamento no final do ano passado eu embarquei na pré-venda e reservei meu exemplar (Sem falar que assim garanti meu poster "I want to believe" que em breve vai para a parede). 

Meu livro chegou no começo dessa semana e simplemente devorei o conteúdo do primeiro volume.


Muito mais do que uma agradável sensação de deja-vu, Arquivo X Clássicos foi responsável por colocar um sorriso na minha cara. Ler essas estórias foi como ter acesso a roteiros de episódios que poderiam muito bem ir ao ar. Não foram poucas as vezes em que imaginei como eles poderiam ter sido aproveitados em uma das primeiras temporadas. São excelentes estórias, material brilhante de ficção científica que encontra fácil um lugar no cânon do show. 

O autor Stefan Petrucha consegue traduzir para os quadrinhos toda a aura de mistério paranormal que permeava os episódios da série. As estórias nesse primeiro volume são ótimas, muitas delas estão em perfeita sintonia com os elementos centrais e a mitologia de Arquivo X. A melhor estória na minha opinião é "Pássaro de Fogo", um arco em três partes que consegue a proeza de se colocar lado a lado com alguns roteiros inesquecíveis da série. Chego a pensar que se "Pássaro de Fogo" fosse filmado provavelmente estaria em meu top 10 de melhores episódios.

Sem incidir em SPOILERS, aqui está uma breve sinopse das nove estórias contidas nesse primeiro volume:

Eu coloquei um número de estrelas do lado de cada título que equivale a minha avaliação pessoal que vai de uma a cinco estrelas.


Estória 1: Não Abra até Natal: ★★ 

Um homem morre em uma Igreja do Brooklyn, afirmando que havia ajudado a roubar o segredo da Profecia de Fátima guardada no Vaticano. A investigação da morte leva Mulder e Scully a um colecionador de artefatos sagrados e um grupo de militares que tentam ocultar o segredo da aterrorizante da profecia. Uma boa estória, mas poderia ter tido um desenvolvimento mais trabalhado.

Estórias 2 e 3: O Desmembramento de Coisas Passadas / Um Pequeno Sonho Meu (2 Partes): ★★★

Testemunhas da suposta queda de um disco voador estão sendo assassinadas e a vítima seguinte é um respeitado militar. Mulder e Scully são chamados para investigar. Algumas testemunhas começam a lembrar de detalhes que alguém deseja manter em sigilo. Um influente oficial dentro do governo, também está em busca de respostas. Com a ajuda dos "Pistoleiros Solitário", os agentes tentam identificar o oficial que oferece a Mulder a chance de recuperar sua irmã, Samantha. Scully por sua vez desconfia que nem tudo é o que parece ser.

Estórias 4 a 6: Pássaro de Fogo: O Lamento de Khobka / Crescit Eundo / Uma Breve Autoridade (3 Partes): ★★★★★ 

Em Tunguska, Siberia, um shaman contempla um Pássaro de Fogo subir aos céus. No Novo Mexico, os restos mortais de um cientista russo, são encontrados em um caminhão sem identificação. Scully e Mulder investigam o mistério, encontrando evidência de que material radioativo usado em um reator nuclear pode ter causado uma estranha reação em cadeia. Os agentes são perseguidos por homens sem face vestidos de preto e tem que lutar pela sua vida e para salvar uma cidade prestes a ser consumida pelo Pássaro de Fogo. Uma excelente estória!

Estória 7: Opera Trepanadora: ★★★★ 

O agente Drake vem caçando um serial killer por cinco anos. O assassino realiza uma trepanação em suas vítimas fazendo comq ue elas morram com um sorriso na face. As últimas vítimas carregam uma mensagem para Mulder e Scully. Grandes chances de eu adaptar essa estória para alguma mesa de RPG no futuro.

Estórias 8 e 9: Cidades Mudas da Mente - Parte um e Dois (2 Partes): ★★★ 

Scully e Mulder investigam um Culto devotado a teoria da Terra Oca sediado no Alasca. O líder da seita está em busca de uma cidade perdida na desolação gelada. Quando o avião em que está viajando sofre uma queda, Mulder é capturado e levado a uma cidade em ruínas chamada Azatlan onde terá a chance de explorar os muitos mistérios de uma civilização desconhecida. Essa estória é simplesmente delirante! Muitas boas sacadas no roteiro que também corre o risco de virar um cenário de Chamado de Cthulhu.


A arte de Charles Adlard e a paleta de cores de George Freeman são adequadas, embora em certos momentos os personagens não se pareçam muito com o Mulder e Scully que estamos acostumados a ver. Não chega a ser um grande problema, sobretudo porque os roteiros são muito bom, mas não vou mentir, isso me incomodou no início. O fato da cor do cabelo de Scully variar de vermelho para laranja e loiro também parece um pouco de desleixo do colorista. Eu adoraria que a arte fosse mais realista, calcada na fantástica ilustração da capa que é simplesmente deslumbrante, mas compreendo que na época em que ela foi lançada esse era o estilo que estava na moda.

Enfim, Arquivo X Clássicos Volume 1, é uma ótima pedida para novos e antigos seguidores. Com certeza ele vai tocar aquele canto da sua memória responsável pela nostalgia e fazer com que você sinta um arrepio como nos tempos em que os acordes iniciais da música de entrada tocavam. 

Para quem estiver interessado, esse livro pode ser adquirido na página da Editora New Order, no link a seguir: 

2 comentários:

  1. Ótimo artigo, Luciano! A capa da revista é esquisita, acho que só vi o Mulder com uma arma quando ele achava alguma no chão!!!

    ResponderExcluir
  2. Recebi o meu tb e meu pôster!!! Muito satisfeito com o trabalho da New Order, espero que eles tragam as histórias que estão sendo publicadas pela editora IDW atualmente e que são consideradas a 10ª e 11ª temporadas da série!!! E a capa está certa, lembro das primeiras temporadas que de tanto o Mulder perder a arma, ele carregava uma segunda escondida no tornozelo, rss... Bons tempos. The truth is back!!! I still want to believe!!!

    ResponderExcluir