terça-feira, 5 de julho de 2016

Ennie Awards 2016 - Conheça os Indicados para o "Oscar dos RPG".


 

Olá pessoal,

E já saíram os indicados para o Prêmio Ennies 2016, o Oscar dos RPG que é concedido aos melhores jogos, suplementos e produtos ligados ao universo dos jogos de mesa.

Esse anos temos várias surpresas, alguns jogos bem interessantes e outros que atraíram minha atenção pela proposta, embora eu sequer conhecesse. Há muito coisa nessa lista e muitos nomes tradicionais que consolidam sua popularidade no cenário dos jogos pen and paper.

Mas vamos aos indicados e com breves comentários de meus favoritos em cada quesito. Aqueles interessados em votar, podem fazê-lo através da página do Ennies bastando se cadastrar para isso.

Vencedores do Judges’ Spotlight

Worlds in Peril (Samjoko Publishing) – Stacy Muth
Eclipse Phase: Firewall (Posthuman Studios) – Jakub Nowosad
Out of the Abyss (Wizards of the Coast) – Kayra Keri Küpçü
Sword Coast Adventure’s Guide (Wizards of the Coast) – Kurt Wiegel

Esse é o prêmio dos Juízes para os jogos, suplementos e produtos que mais se destacaram no ano. Eu confesso que dos quatro juízes, conheço apenas o lendário Kurt Wiegel que apontou Sword Coast Adventure Guide como seu favorito. Uau! Wiegel fez as pazes com D&D depois de detonar a quarta edição em um dos vídeos de resenha mais assistidos de seu canal, o Game Geeks.

Melhor Aventura

Dracula Dossier (Pelgrane Press)
Curse of Strahd (Wizards of the Coast)
Achtung! Cthulhu – Shadows of Atlantis (Modiphius)
Maze of the Blue Medusa (Satyr Press)
Deadlands: Stone and a Hard Place (Pinnacle Entertainment Group)

Melhor aventura é um dos quesitos mais importantes, e esse ano todos concorrentes poderiam ganhar facilmente.

Drácula Dossier, o belíssimo trabalho para Nights Black Agents que congrega espionagem e vampiros para muitos é um trabalho primoroso de Kenneth Hite. Possivelmente o melhor livro dele nos últimos anos, que não é pouca coisa conhecendo a bibliografia do Sr. Hite e sua importância no cenário do RPG americano. Não vai ser surpresa nenhuma se ele ganhar e até acho que vai ser com toda justiça.

Assim como não vai ser surpreendente ver o prêmio indo para Achtung! Cthulhu, um sistema que vem ganhando fãs e atraíndo a atenção de veteranos pela qualidade dos produtos. Shadows of Atlantis é um dos livros mais elogiados do selo Achtung! e a existência de uma base d efãs torna tudo ainda mais natural

Mas, o meu favorito é Curse of Strahd.

Nessa retomada da quinta edição do RPG mais famoso do mundo, Curse se destaca como um jogo magnífico que vendeu que nem água e obteve resenhas quase que unanimemente positivas. Curse é na minha opinião a melhor campanha para D&D 5th Edition lançada até o momento, uma aventura muito bem escrita, detalhada e com um feeling que remete a época dos RPG clássicos dos anos 1980-1990. Esse na minha opinião é imbatível, mas quem sabe o que pode acontecer?

Melhor Acessório/ Suplemento
Puxa, eu não conheço praticamente nenhum desses produtos, muito embora, no papel eles pareçam interessantes. O Adventure Scents me intrigou demais e me fez imaginar todo um novo filão ao oferecer fragrâncias para sua mesa de jogo. Muito embora, os jogos que eu mestro habitualmente não devam cheiras muito bem...

No final, fiquei entre o Escudo do Mestre para 13th Age e o Black Archive do Dracula Dossier. 

O primeiro porque poucos produtos da Pelgrane para 13th Age decepcionam, eles, em geral, são belíssimos e completos. Dei uma olhada no material através do link e senti aquele comichão para ter esse escudo, o que me leva a segunda razão para votar nesse material como melhor suplemento do ano, 2) O fato de eu ser doido por Escudos de Narrador.

Mas esse material opcional para Dracula Dossier é um tremendo candidato a levar o prêmio.Sobretudo por ser algo bem diferente, uma bolsa estilizada para guardar material da campanha com uma série de goodies que me fizeram salivar (cruz, vidro com sangue, estacas).  Pra falar a verdade, não acredito que esse trabalho minucioso vai sair de mãos abanando, ainda mais que ele está em várias categorias.

Quer saber? Fico com o All Rolled Up! Dracula Dossier por que é algo bonito e diferente demais que merece ser reconhecido. 

UPDATE: Agora descobri que o All Rolled não vem com os goodies, nem dados, nem caneta, muito menos a cruz e menos ainda a estaca de madeira. Tremendo balde de água fria... sendo assim, voto no Escudo de 13th Age.

Melhor Arte, Capa

Fragged Empire Roleplaying Game (Modiphius Entertainment)
Curse of Strahd (Wizards of the Coast)
Pathfinder RPG: Ultimate Intrigue (Paizo, Inc)
Achtung! Cthulhu: Shadows of Atlantis (Modiphius Entertainment Ltd)
Ryuutama (Kotodama Heavy Industries)

Três candidatos de peso aqui.

Em geral, essa categoria envolve gosto pessoal, afinal de contas, cada trabalho artístico tem um impacto diferente nos votantes. Eu gostei muito da arte do Fragged Empire, que é um belíssimo material. O Curse of Strahd também foi muito elogiado pelo visual diferente e corajoso que "ousou" re-imaginar o Conde Von Zarovich com uma proposta mais moderna. 

Mas se é para escolher um, fico com a arte deslumbrante de Achtung Cthulhu! Shadows of Atlantis

Cara, que arte absurda! Poderiam fazer um poster desse troço que eu com certeza arranjava uma parede para colocar, e se não arranjasse colocava na frente da minha cara, com certeza ficaria mais bonito! O trabalho é maravilhoso incrivelmente detalhado e deslumbrante em cada pequena minúcia. Algum outro pode levar, mesmo os bonequinhos orientais de Ryuutama, mas meu favorito é essa cena de Shadows of Atlantis que praticamente vende a proposta da campanha e faz você querer jogar.

Melhor Arte, Interior

Low Life: The Rise of the Low  (Mutha Oith Creations)
Baby Bestiary Handbook Vol 1 (Metal Weave Games)
Degenesis (Six More Vodka)
Dragon Age Core Rulebook (Green Ronin Publishing)
War of Ashes: Fate of Agaptus (Evil Hat Productions)

Mais uma vez, esse quesito se baseia acima de tudo em gosto pessoal.

Eu destaco dois livros entre os candidatos com maiores chances de ganhar: Low Life e Degenesis. O primeiro é muito lindo, com desenhos deslumbrantes e coloridos de uma maneira inovadora que faz parecer um livro de arte. O segundo é mais tradicional, mas é de cair o queixo como tudo em Degenesis. Dêem uma olhada no link e vocês vão entender o que eu quero dizer, que trabalho primoroso (infelizmente ao custo proibitivo de 99 EUROS!!!)

Tudo isso para escolher um terceiro, o Livro Básico de Dragon Age tem uma arte que sozinha já justifica a compra do material. Lindo de morrer! Dá vontade de devorar as páginas tamanha a beleza das imagens. Cara, que livro! Arte pura em cada página!

Melhor Blog

Uma vez que Mundo Tentacular não está entre as opções, não voto em ninguém.

(brincadeira!)

Mas realmente não conheço a fundo nenhum deles e não posso opinar

Melhor Cartografia

Por mais que eu queira votar em Cthulhu Britanica e considere que o trabalho gráfico deles foi nada menos do que magistral, acho que eles ousaram pouco. Não me entendam mal, os mapas que acompanham essa caixa da Pelgrane são passíveis de serem enquadrados e pendurados na parede. Eu pensei seriamente em fazer isso, de tão bonitos que são... e minha esposa gostou tanto deles que até deu sinal verde para caso eu quisesse colocá-los na parede da nossa sala de jogo.

Mas (ah, esse mas...) tive que dar uma olhada mais cuidadosa nos outros candidatos, e vi coisas ali que me deixaram atordoado.

Um produto inteiramente voltado para Cartografia da ambientação Shadows of Esteren não pode ser desconsiderado. Os produtos de Esteren são maravilhosos, algo que qualquer colecionador de RPG gostaria de ter na sua prateleira. E esses em especial são lindos demais. Que mapas incríveis! Não vou ficar nem um pouco surpreso se eles ganharem merecidamente esse quesito.

Eu estava imaginando por que Curse of Strahd não está entre os candidatos e a única explicação que tenho é que Snow White ganhou o seu lugar. A cartografia é bem semelhante a do Curse e dois trabalhos tão parecidos poderia soar repetitivo. Isso é claro, não significa que Snow White, a adaptação da estória para o sistema Pathfinder seja ruim. Não mesmo! O material é de primeira.

Mas meu voto vai para outro material que salta aos olhos:  Maze of the Blue Medusa. Caras, esse é simplesmente fantástico, um RPG sem sistema que apresenta vários enigmas e desafios que são perfeitos para fazer os jogadores pensarem e usar raciocínio lógico ao invés de rolar dados. Muito legal e com mapas maravilhosos de dezenas de aposentos e salas. Excelente pedida e um livro com acabamento fantástico.   

Best Electronic Book

Snow White (AAW Games LLC)
Ten Candles (Cavalry Games)
Trail of Cthulhu: The Long Con (Pelgrane Press)
Maze of the Blue Medusa (Satyr Press)
Shadowrun Missions: Ten Fifty-Seven (Catalyst Game Labs)

Eu não cheguei a ler o elogiado The Long Con, para Rastro de Cthulhu. Está na minha lista, mas acho que vou seguir o que escrevi anteriormente e votar em Maze of the Blue Medusa. Nada como ter esse material acessível em formato eletrônico, sobretudo por que você pode combiná-lo com outras ambientações.

Best Family Game

No Thank You, Evil! (Monte Cook Games)
Lone Wolf (Cubicle 7)
Ryuutama (Kotodama Heavy Industries)
It’s Element-ary! (Nothing Ventured Games)
War of Ashes: Fate of Agaptus (Evil Hat Productions)

Não conheço muito os candidatos, mas por uma questão de familiaridade e por ter sido o primeiro livro jogo que eu conheci, e que me levou aos RPG de mesa, meu voto vai para Lone Wolf. Se eu tivesse filhos, possivelmente apresentaria RPG a eles através das aventuras do Lobo Solitário, com os Senhores de Kai e aventureiros do Magnamundo. Diversão garantida para a Família toda!

Best Free Game

TOONZY! the Cartoon Role Playing Game (Genres Game System LLC)
Delta Green: Need to Know (Arc Dream Publishing)
ScreenPlay: The Rehearsal Edition (Mystical Throne Entertainment)
FAITH: the Sci-Fi RPG (Burning Games LTD)
King of Slimes (Sproutli Games)

Não tem pra ninguém aqui! Delta Green! Onde tem Delta Green, o meu voto está. E se não bastasse isso, Need to Know é um ótimo suplemento que apresenta com classe todos os recursos do novo e aguardado Delta Green.

Melhor Produto Gratuito 
Toast of the Town (Cumberland Games & Diversions)
Epic Space Battles (End Transmission Games, LLC)
Race to Starport (Pelgrane Press)

É, aqui eu também não tenho como opinar. Embora esses itens sejam gratuitos não conheci nenhum deles. 

Tô começando a parecer a Glória Pires nos comentários do Oscar...

Melhor Jogo

Urban Shadows (Magpie Games)
Ten Candles (Cavalry Games)
Dragon Age Core Rulebook (Green Ronin Publishing)
Degenesis (Six More Vodka)
Feng Shui 2 Core Rulebook  (Atlas Games)

Ahá, aqui posso opinar.

Senão vejamos... minha primeira surpresa é a presença de Urban Shadows na lista. Ouvi comentários tão ruin a respeito desse jogo que só podem ser exagero de quem provavelmente sofreu bulling nas mãos do autor durante a infância. Sério, fazia tempo que não via críticas descascando tanto o jogo... mesmo sem cohecer, achei exageradas.

Degenesis parece ser um baita concorrente a esse prêmio. Os russos fizeram um RPG de primeira, algo que realmente chama a atenção e tão caprichado que dá vontade de conhecer. Não acredito entretanto que deve ganhar, pois tem dois competidores de peso nessa categoria.

O primeiro é o Ten Candles que é um arraso em matéria de inovação e proposta de jogo. Desde Dread eu não via algo assim, lembrando que Dread ganhou prêmio no ano em que foi lançado. Ten Candles pode muito bem surpreender e levar, mas tem pela frente uma briga braba contra um gigante.

Parece até uma luta de Davi contra Golias: Ten Candles com suas 90 humildes páginas contra as 400+ páginas coloridas do colossal Dragon Age. Dragon Age tem todos os requisitos que ganham votantes: bonito, sistema inovador, cheio de cor e arte de primeira, sem mencionar que teve origem nos video games o que deve alavancar ainda mais gente interessada. Nessa disputa qualquer um dos dois pode levar, mas estou mais para o Golias nesse caso. Uma super-produção do tamanho do Dragon Age merece aplausos e no mercado de RPG que está cada vez mais luxuoso, aparência e apresentação conta muitos pontos. 

Fico com o Dragon Age.

Melhor Produto de Miniaturas

WGC Hydra Brush Set (Games and Gears)
Frostgrave (Osprey Publishing)
Eita, olha a síndrome de Glória Pires de novo... se bem que eu conheço Frostgrave.

Vou ser sincero, eu não conheço e não ligo muito para miniaturas, para falar a verdade não dou muita bola para esse tipo de jogo. Então se ouvi falar de um jogo de miniaturas é porque ele deve ser importante e deve ter um destaque.

Por isso, acho que Frostgrave deve ganhar. E de fato, parece ser bem divertido!

Melhor Livro de Monstros/Adversários

Baby Bestiary Handbook Vol 1 (Metal Weave Games)
Aventyr Bestiary (AAW Games LLC)
Colonial Gothic: Lovecraft (Rogue Games, Inc)

Ah, livros de monstros/adverários. Quem não gosta de um bom livro de monstros para desafiar os seus jogadores apelões e lançar contra eles todo tipo de criatura desconhecida cujas estatísticas eles não tem nem ideia.


Essa categoria ficou tão importante que hoje ninguém mais discute que ela merece premiação. No início dos Ennies muita gente disse que ela não ia se sustentar porque não havia tantos lançamentos a respeito. Ledo engano...


Eu sei que esse prêmio deve ir para Pathfinder Bestiary 5, que é excelente! Eu dei uma bela lida nesse material e embora não jogue Pathfinder me pareceu extremamente útil. Minha única dúvida é se esse livro apresenta realmente novidades ou é apenas mais uma seleção de monstrinhos bacanas para atormentar os jogadores. Não que a gente não goste desse tipo de livro. Voto no Bestiary, mas fico com o coração dividido com o Colonial Gothic: Lovecraft.


Sei o que vão pensar: "O Luciano só escolhe os jogos com temática de Lovecraft! Que fã-boy miserável esse cara do Mundo Tentacular"!



Tá bom, sou suspeito para falar, mas esse livro em especial me pareceu especialmente intrigante. Ele é um livro de monstros para um sistema curioso, o tal "Colonial Gothic"que se propõe a ser um RPG se passando na América durante o Período Colonial e em meio a Guerra da Independência contra a Grã-Bretanha. Mais do que isso, trata-se de um cenário de horror, no qual os Pais da Independência enfrentam forças mais terríveis do que os "casacas vermelhas". Fantasmas, Lobisomens, espíritos, feiticeiros... parece ser meu tipo de jogo.



E esse Livro de Monstros insere os horrores Lovecraftianos no caldo, o que deve resultar em algo diabólico.


Mas foi a chamada do livro que me ganhou: "Nós os autores desse livro não nos responsabilizamos pela perda de controle emocional e insanidade resultantes da leitura desse macabro tratado de horror. Portanto, leia por sua conta e risco.". 

Como não amar algo assim?

Melhor Podcast


Eu não sou muito fã de podcast... não tenho paciência para ouvir um programa inteiro, mas desses já ouvi algumas vezes o Ken and Robin Talk About Stuff

Achei bem legal, então na dúvida, fico com o que conheço ao menos um pouquinho.

Melhor Valor de Produção

Degenesis (Six More Vodka)
Lone Wolf (Cubicle 7)

Outra briga de cachorro grande. Lembra que eu mencionei logo ali em cima que os produtos de RPG estão cada vez mais bonitos e cheios de apelo? Pois é, essa categoria demonstra exatamente como os livros e suplementos de RPG estão cada vez mais bem acabados, com uma produção bem cuidada beirando o luxo.

Vejam os indicados dessa categoria e percebam como o RPG está se voltando cada vez mais para uma tendência que valoriza a apresentação e o trabalho gráfico. No início, os jogos eram bem mambembe... Há 20 anos, os livros de RPG raramente eram coloridos, a arte era bem mais ou menos e o material dos livros deixava a desejar. 10 anos atrás os livros começaram a ficar mais bem feitos, capa dura, papel de qualidade, arte impecável, encadernação de qualidade, etc. As coisas continuam avançando, hoje em dia, livros preto e branco e feios acabam sendo preteridos em nome de algo com melhor apelo visual. É claro, o preço acompanha essa tendência e os livros de luxo de antes que custavam no máximo 40 dólares, hoje atingem valores bem mais elevados como o Cthulhu Britânica que sai por 80 dólares, o Degenesis (que sai por 99 euros) e a Caixa Reliquary de Numenera que nem sei quanto está custando, mas que sem dúvida deve custar uma fortuna.

Não estou reclamando, a tendência é essa... os jogadores de RPG, colecionadores e entusiastas do nosso hobby muitas vezes querem se dar ao luxo de comprar algo bonito que fica legal na estante e as editoras estão respondendo dentro dos anseios de seu público.

Mas chega de bla, bla, bla...

Meu favorito aqui? Caramba, não vou votar no Cthulhu Britanica London, apesar de considerar que é uma das CAIXAS mais bonitas que eu já vi. Linda de morrer, vou ficar felicíssimo se ela ganhar, mas acho que o prêmio fica entre o Degenesis e o Reliquary, com uma pequena vantagem para esse último.

Monte Cook realmente foi um passo além com essa caixa de luxo para seu Magna Opus de Ficção Aventura Retro-Futurista. Nem sei se isso existe, mas achei que ia ficar bonito.

De qualquer maneira, a Numenera Boxed Set Reliquary é tão linda, tão linda, mas tão linda que nem dá vontade de tirar ela de casa. Eu imagino que aqueles que tem esse troço devem sentir os olhares fulminantes de inveja e cobiça da nerdaiada ao redor. Mas que culpa eles tem? (não seria, "nós temos"?). 

O negócio é de um bom gosto absurdo, sem falar que é útil e extremamente bem feito. Meu voto vai pra ele, com invejinha e tudo. 

Melhor Produto relacionado a RPG

Dois títulos se destacam aqui. Don`t Turn your Back da Evil Hat que é muito legal e o Ken Writes About Stuff Volume 3. 

O primeiro é um boardgame a respeito do meu querido Dont Rest Your Head um joguinho de fantasia dark e horror urbano muito bacana lançado pela Dark Hat anos atrás. Caras, quem não conhece DRYH não sabe o que está perdendo, que jogo maneiro e que proposta bizarra. Vale a pena procurar por aí, parece que o PDF é baratinho e dá para encontrar nos Drive Thru da vida. Não sei do que trata especificamente esse boardgame, mas só de saber que se passa na realidade caótica de Mad City já vale uma espiada.

Contudo, acho que vou ficar com a série de livros do Kenneth Hite, Ken Writes About Stuff na qual ele escolhe uma série de temas e discorre sobre eles de maneira geral. Cada livro se refere a vários temas e a leitura é muito útil concedendo ideias e sugestões para o uso em sua mesa de jogo, seja ela qual for. O Volume 3 fala da tribo degenerada Tcho-Tcho, da Grande raça de Yith, da lança do Destino, de espiões Mutantes e mais um bando de doideira. E tudo com a competência que dispensa apresentações do Sr. Hite.

Melhores Regras
Urban Shadows(Magpie Games)
Ten Candles (Cavalry Games)
Lone Wolf (Cubicle 7)
War of Ashes: Fate of Agaptus (Evil Hat Productions)

Eta lê-lê... mais coisas boas nessa categoria.

Lone Wolf foi a primeira coisa parecida com RPG que eu joguei e vocês sabem o que dizem a respeito de nossa "primeira paixão". Sem falar que essa nova abordagem do Lobo Solitário ficou quase perfeita. Jogo muito simples, interessante, acabamento de primeira e uma ambientação envolvente que apela a sensibilidade de dinossauros como eu.

Feng Shui muita gente elogia, mas como o tema não é muito a minha praia, eu não conheço muito.

Mas aqui fico com Ten Candles. Esse joguinho chamou tanto a minha atenção enquanto eu pesquisava as páginas para esrever esse artigo que não aguentei e acabei comprando o PDF na página deles. E não me arrependo!

Na introdução o autor comenta que fez um longo playtest de Ten Candles que durou quase três anos. Ali ele testou todas as possibilidades de seu sistema inovador e como ele pode ser usado. Eu ADOREI a proposta desse jogo que se se propõe a ser do gênero Tragic Horror. Os personagens não vão sobreviver, mas mesmo assim contar a estória deles deve ser uma experiência marcante. Sem falar que as regras são ao mesmo tempo simples e bem estruturadas.

Eu havia mencionado que desde Dread não via um jogo com uma proposta de regras tão inovadora, e mantenho isso! Ao colocar velas na mesa e usá-las como parte da sessão de jogo, Ten Candles cria uma atmosfera propícia a sustos e oportunidades de grande interpretação. Se voc6es querem conhecer esse jogo, sugiro que visitem a página e assistam o link no qual o autor explica brevemente como é o jogo. Vale a pena...

Só fiquem atentos, pois é provável que vocês em um piscar de olhos queiram comprar o PDF também.

Melhor Ambientação

Fragged Empire Roleplaying Game (Modiphius Entertainment)
Degenesis (Six More Vodka)
Southlands Campaign Setting (Kobold Press)

Chato não conhecer à fundo nenhum dos candidatos ao prêmio.

Degenesis e Fragged Empire me parecem as melhores apostas, ao menos são os dois que mais me agradaram.

Fico com Degenesis, porque ele deve ganhar algo depois desse monte de indicações. E vai ser merecido!

Melhor Software

Roll20 (The Orr Group, LLC)

Foi-se o tempo em que a distância era um fator impeditivo para montar uma mesa de jogo, reunir amigos e fazer aquele joguinho amistoso. 

O Roll20 mudou as coisas e permite jogar à distância de uma maneira que muitos acharam que jamais seria possível. Não tem como votar em qualquer outro concorrente nessa categoria. Roll 20 é importante demais para não ganhar!

Melhor Suplemento
Delta Green: Agent’s Handbook (Arc Dream Publishing)

E agora? 

Essa categoria talvez seja a mais equilibrada do Ennies 2016. Todos eles são ótimos e tem algo que atrai a atenção pela inovação, estética ou proposta.

O Dracula Dossier: Hawkins Papers para Night`s Black Agents é uma coisa de doido. Uma pasta com mais de 30 handouts de primeira qualidade para serem usdos durante a Campanha que lança agentes secretos no mundo do paranormal em uma guerra pessoal contra ninguém menos do que Dracula. Caramba, isso deve ser bom demais!

Ao mesmo tempo, tem a Encyclopedia of Impossible Things de The Strange, livro que o Bruce Cordel disse ser um dos melhores que ele já escreveu na sua carreira. Sem falar que The Strange é a menina dos olhos de todo mestre biruta que gosta de coisas estranhas, bizarras e incomuns.

Mas, não tem como... Delta Green pra mim, sempre será Delta Green. E o trabalho da Arc Dream tem sido primoroso. O Agents Handbook é uma jóia, algo que eu preciso jogar tão logo o tenha em mãos. estou roendo unhas e contando segundos esperando meu livro comprado no Financiamento Coletivo! Na minha opinião, esse vai ser um dos grandes livros do ano. 

Melhor Website
 
Sem dúvida o See Page XX é um dos melhores Websites da atualidade.

Melhor Escrita

Maze of the Blue Medusa (Satyr Press)
Delta Green: Agent’s Handbook (Arc Dream Publishing)
Snow White (AAW Games LLC)

Pois é... eu disse que não consigo votar contra Delta Green, então seria de se esperar que meu voto fosse direto para o Agent`s Hadbook, certo?

Bem, as coisas não são tão simples nesse quesito, tudo porque entre os candidatos está um livro que vem sendo tratado como uma verdadeira Obra de Arte. Todas as resenhas desse livro foram incrivelmente positivas e algumas pessoas, gente que conhece o mundo do RPG disseram como ficaram surpresas pela qualidade desse trabalho. Eu estou falando de The Dracula Dossier: Director`s Handbook.

Caras, se alguém quer ler algo diferente, inovador, sem frescura, amparado por pesquisa histórica, procure esse livro. Dracula Dossier é bom demais, até quem não gosta de RPG, não conhece Nights Black Agents, ou implica com o Gunshoe reconhece que o valor desse trabalho de Ken Hite está no texto lavrado quase de forma artesanal até resultar em algo incrivelmente bem feito.

Não é de hoje que o Ken Hite se destaca como um dos expoentes do mercado do RPG. Foi ele quem ajudou a colocar a Pelgrane Press no mapa com uma série de títulos que são praticamente imperdíveis. Eu disse que esse é o ano da Pelgrane tanto quanto deve ser o ano de Kenneth Hite que desponta como favorito em várias categorias. Não tenho dúvida que ele vai sair com vários prêmios dessa festa, todos eles merecidos pelo que ele está produzindo não é de hoje. Dracula Dossier merece!

Produto do Ano

Degenesis (Six More Vodka)
Maze of the Blue Medusa (Satyr Press)
Snow White (AAW Games LLC)
Ten Candles (Cavalry Games)
Urban Shadows (Magpie Games)
Feng Shui 2 Core Rulebook  (Atlas Games)
War of Ashes: Fate of Agaptus (Evil Hat Productions)
Dracula Dossier (Pelgrane Press)
Curse of Strahd (Wizards of the Coast)
Dragon Age Core Rulebook (Green Ronin Publishing)

E rufem os tambores para o Prêmio mais importante entregue pelo Ennies.

Aquele que revela o Melhor Produto do Ano, descrito como o MUST HAVE na sua prateleira de jogos. O Livro de RPG mais importante do ano.

Com tudo o que eu disse acima, não poderia ser diferente: Dracula Dossier é o melhor do ano.

*     *     *

Bom é isso... concordem, discordem, comentem. 

Um comentário:

  1. Nossa!
    É incrível ver como o mercado de RPG anda tão inovador.
    Essa vertente crescente para produtos mais luxuosos, mais bem-acabados e bonitos com certeza traz um valor agregado extremamente alto, valorizando esses jogos e nossa coleção, claro, porque livros de RPG são pra vida toda, e compensa pagar um pouco mais caro por eles.

    Sobre os jogos, Esse Ten Candles parece ser bem interessante, e o Dracula Dossier deve ser um tesouro pra quem gosta de temas sobrenaturais. Degenesis também parece ser bem intrigante.

    É muito bom ver que nem só de D&D e das tradicionais vive o mercado atual. Nada como a concorrência sadia.

    Será que algum deles aparecerá para um financiamento coletivo por essas terras? Não seria nada mal...

    ResponderExcluir