sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Sede de Sangue - Tornados de Mosquitos atingem a Rússia


Tubarões podem ter a pior reputação, estrelar nos melhores (e mais toscos filmes) e inspirar a música mais assustadora, mas quando se trata da criatura responsável pelo maior número de mortes causadas entre humanos, ninguém tira o posto do simples mosquito. Nem mesmo os próprios humanos matam mais humanos do que o maldito mosquito.

Como podemos sentir esse ano com a disseminação do Vírus da Zika, apenas um desses insetos já é suficiente para causar problemas em larga escala. Mosquitos são agentes das mais variadas doenças e através de suas picadas eles transmitem dezenas de doenças. No passado esses vetores eram responsáveis por epidemias, pestes e mortes em larga escala. Além disso, mosquitos constam na lista dos animais mais detestados na natureza. São os únicos animais que estão presentes na representação do Inferno para povos tão distintos quanto os Maori, os Zulus e os Kmer que previam entre os tormentos do submundo imensas nuvens de mosquitos.

Mosquitos são realmente um incômodo, mas o que dizer quando essas pragas atacam em massa. O que fazer quando sua cidade é vítima de um verdadeiro tornado de mosquitos chupadores de sangue, disseminadores de doenças e causadores de destruição?

Se você acha que esse não é um grande problema, pense novamente.

Na Rússia (sempre na Rússia!), a região de Yekaterinburg, foi virtualmente sitiada em decorrência do número recorde de um evento chamado corriqueiramente de "tornado de mosquitos". Dezenas desses tornados escureceram o horizonte no dia 13 de agosto último. Para aqueles que acham que se trata de um acontecimento obscuro em um fim de mundo qualquer nos cafundós da Sibéria, permita-me dizer que Yekaterinburg é a quarta maior cidade da Russia, fazendo fronteira com o Cazaquistão. É uma cidade enorme e de grande importância para uma das maiores nações do mundo. Assolada por mosquitos!

Tornados de Mosquitos são mais ou menos comuns na região, mas nada igual foi registrado nos últimos 150 anos. Yecaterinburg se localiza em uma região cercada por densos pântanos com vegetação propícia a gerar criadouros de mosquitos, mas a população desses insetos simplesmente deu um salto na direção do absurdo. Um fator provável é a diminuição de animais que naturalmente eliminam essas pragas, sapos e insetos maiores que são afetados por despejo de dejetos em seus habitats. Os mosquitos, por outro lado, são minimamente afetados. Sem os seus predadores naturais para controlar a população a quantidade deles disparou.

"Nos pântanos fronteiriços é possível registrar um, dois, até três destes "tornados de mosquitos", mas temos visto diariamente de 8 a 15 focos", explicou o biólogo Yuri Venisov do Centro de Pesquisas contra Doenças.


Cada tornado de mosquito é composto de milhões de insetos voando em um turbilhão em forma de funil que pode atingir até 300 metros de altura. Os mosquitos se comportam de uma forma curiosa, eles não se dissipam, movimentando-se como uma massa única cujo ruído combinado pode ser ouvido há uma distância considerável. Não é preciso dizer que quando esses tornados chegam a uma cidade, causam muita confusão.

As ruas de Yekaterimburg foram literalmente evacuadas e as pessoas voltaram mais cedo para suas casas antes dos tornados chegarem aos limites da cidade. Por volta das cinco e meia, a cidade parecia abandonada, ruas desertas, silêncio e expectativa, as pessoas se fecharam em suas casas e esperaram o pior passar.

"O dia virou noite! Eram tantos mosquitos que não podíamos abrir nem mesmo uma fresta na janela. Os vidros ficaram pretos, repletos de insetos e o zumbido era enlouquecedor!" relatou um cidadão de Plinzka, um dos distritos mais atingidos pelo Tornado. Durante a passagem dos Tornados de Mosquitos, os cidadãos foram aconselhados a não sair, mas mesmo assim as autoridades registraram batidas de automóvel e um número elevado de indivíduos alérgicos sofrendo ataques.  

"Nós não temos como prever quantos tornados atingiram Yekaterimburg no dia 13, mas sem dúvida foi um incidente sem precedentes. Em uma estimativa conservadora, eu diria que podem ter sido mais de cinquenta", explicou o Dr. Venisov.

Para os que acham que não há nada de sinistro por trás desses tornados, a cidade de Yekaterinburg era originalmente chamada Sverdlovsk. Em 2 de abril de 1979, um incidente que ficou conhecido como "Chernobyl Biológico” ocorreu na mesma área, quando uma forma extrema de anthrax foi "acidentalmente" liberada de um laboratório militar. Um número estimado de 100 pessoas morreram mas uma vez que a União Soviética por meses negou o acontecimento, supõe-se que muito mais gente tenha morrido. Por algum tempo cogitou-se que os soviéticos haviam deliberadamente liberado a doença para verificar os efeitos em uma cidade nos arredores de Sverdlovsk. Por um imprevisto, a doença acabou se alastrando além da área de contenção atingindo outros centros populacionais.  

Só para constar, o laboratório, conhecido como Depósito 19, continuou em operação (e para muitos ainda continua). Segundo relatos de cientistas que lá trabalharam, um dos projetos envolvia a alteração genética de mosquitos para que fossem usados como armas biológicas.

O Centro de Combate a Doenças de Yekaterinburg tem agido desde o dia 13 para combater os tornados. Aviões tem pulverizado os pântanos com inseticidas naturais e DDT para conter as nuvens, já foram importados engradados repletos de sapos para se fartar dos mosquitos. Até o momento as medidas parecem estar funcionado, mas não se sabe ainda se elas vão ter resultado definitivo. Os tornados diminuíram, mas as pessoas continuam reclamando dos mosquitos.


Aterrorizante e estranho como pode parecer, Tornados dessa natureza não são exatamente uma novidade ou estão restritos à Rússia.

Em 2014, um evento semelhante foi registrado na Vila Franca de Xira, perto do Rio Tagus em Portugal. O tornado visto em Portugal contava com um funil com mais de 300 metros que atingiu a cidadezinha causando danos à população local. Os motivos do Tornado em Portugal ainda são desconhecidos, foi algo totalmente inesperado e jamais visto na região.

Entomologistas dizem que embora mosquitos possam se unir em enxames, uma massa compacta de insetos nessas dimensões é algo extremamente raro, quanto mais na forma de um tornado.

Estariam mosquitos se organizando em forma de tornados para enfrentar populações humanas ao redor do mundo? Alguma arma nova e mortal teria escapado dos laboratórios secretos do Depósito 19? O que aconteceria se esses tornados comportassem mosquitos contaminados com Zika, dengue, malária ou febre amarela?

Podemos apenas imaginar o estrago que eles poderiam causar... e temer!

Esse é o vídeo feito em Yekaterimburg.

Dá para ver os vários tornados de mosquitos no por do sol.


2 comentários:

  1. Isso só me lembra uma coisa:

    https://www.youtube.com/watch?v=3t7oD1M9hT8

    ResponderExcluir
  2. Isso me lembra a Rússia, o país mais estranho do mundo, as anomalias são proporcionais ao seu tamanho.

    ResponderExcluir